Na série “Gilmore Girls”, após engravidar aos 16 anos, a personagem “Lorelai Gilmore” toma a decisão de não completar seu ensino médio. Analogamente, na realidade atual da sociedade brasileira, diversos alunos interrompem, por diversos motivos, a frequentação da escola, o que prejudica a educação do país como um todo. Logo, urgem medidas estatais que promovam melhorias nesse cenário.
Nesse sentido, observa-se que a conclusão do ensino médio é crucial para ingressar numa faculdade. Para adentrar nessas instituições de ensino superior de forma gratuita, é primordial a posse do conhecimento fornecido pelas escolas durante o período do ensino médio. As faculdades possibilitam a especialização em múltiplas áreas que são substanciais para empregos de extrema importância, como médicos e advogados.
Ademais, são inegáveis os benefícios que a educação proporciona à nação. “A educação tem raízes amargas mas, os seus frutos são doces” declarou Aristóteles, filósofo grego. Uma demonstração dos bens ocasionados foi o momento em que alunos da faculdade Federal do Paraná criaram um repelente para mosquitos vetores da dengue, doença que vem prejudicando diversos brasileiros.
Dados os argumentos supracitados, cabe ao estado incentivar a frequentação da escola por intermédio de distribuições de ingressos de cinema gratuitos, uma vez ao mês, para estudantes. Além disso, é de responsabilidade das escolas tornar o seu ambiente mais atrativo, através de investimentos na infraestrutura e promoção da integração dos alunos, com atividades educacionais divertidas e interessantes. Desse modo, o desafio da saída escolar na República federativa do Brasil será mitigado.
Evasão escolar no Brasil
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Isa_mfm
Boa tarde Gijoca!
Segue alguns pontos que vão te ajudar a melhorar sua redação:
– No final da introdução deve-se citar dois argumentos que serão desenvolvidos nos dois desenvolvimentos, como falta de incentivo governamental, falta de conscientização sobre a importância de estudar, etc;
– No final da sua introdução, antes desses dois argumentos, também deve-se encaixar o tema com suas próprias palavras;
– Você iria perder muitos pontos no C3, pois se desviou muito do tema principal, que é a evasão escolar, e não o que vem após a escola;
– Sua conclusão está bem estruturada, porém com uma proposta que seria considerada ruim pelo ENEM, “distribuir ingressos de cinema”?, isso não é um dever do governo. Você poderia colocar algo como conscientizar os alunos sobre as oportunidades que terão no futuro, oferecer oficinas em diversas áreas, etc, use sua criatividade, porém não fuja da realidade.
Espero ter ajudado!
carolllllll
Boa noite gijoca.
– Sua tese ficou nítida, assim como o contexto, que foi bem aplicado, porém a aplicação do próprio tema não está apresentada, necessita-se escrever o tema em outras palavras na introdução, seguindo o modelo: contexto–> tema–> tese.
– Além disso, no final da sua introdução deve conter seus dois argumentos que serão defendidos nos desenvolvimentos 1 e 2.
– No primeiro desenvolvimento ficou vazio entre o segundo e o terceiro período, busque usar conectivos.
– Busque fechar o pensamento do parágrafo, no segundo desenvolvimento suas ideias ficaram soltas.
– Busque também não fugir do tema.
– Sua conclusão começou bem estruturada, porém sua primeira medida de resolver a situação não faz sentido, o governo não tem o dever de distribuir ingressos de cinema. E o final da sua conclusão teve falta de coerência com o resto do texto.
– Procure usar os 5 critérios que estão dentro da própria conclusão.
Continue tentando que você consegue! Espero ter ajudado!
gijoca
“Além disso, no final da sua introdução deve conter seus dois argumentos que serão defendidos nos desenvolvimentos 1 e 2.” Tenho uma dúvida em relação a isso, já observei diversas redações nota mil que não necessariamente faziam isso, apenas a problematizavam, minha professora também me instruiu que não é obrigatória citar os dois argumentos. Agora não tenho certeza, do que está certo ou não…
paes
a chance de vc ter nota boa usando os 2 é 99X maior, faz parte da estrutura principal do texto. Eu faria dessa forma
paes
o que eu faria:
Trazer Gilmore Girls é um repertório muitooo bom, mas precisa definir melhor os seus argumentos, pode trazer vários e escolher 2 é difícil, mas necessário.
ex: Analogamente, na realidade atual da sociedade brasileira, diversos alunos interrompem, por diversos motivos, a frequentação da escola, o que prejudica a educação do país como um todo. Logo, urgem medidas estatais que promovam melhorias nesse cenário.
– na parte “diversos motivos” não da certo, vc precisa descrever o motivo, um só, e pela alusão que vc trouxe, seria gravidez na adolescência.
ficando por ex: Analogamente, na realidade atual da sociedade brasileira, ASSIM COMO LORELAI diversos alunos interrompem a frequentação da escola PELA GRAVIDEZ PRECOCE, o que prejudica a educação do país como um todo.
esse seria seu argumento 1: gravidez na adolescência causa evasão escolar.
Mas vc precisa de 2 argumentos, se deixar como está, o seu argumento 2 seria: ” e consequentemente, prejudica a educação do país como um todo.” (para mim, é um pouco aberto de mais, isso dificulta na hr de argumentar, pq se vc vai começar falar desses problemas do país como todo, da pra escrever um livro, eu trocaria o argumento 2).
Não precisa disso: Logo, urgem medidas estatais que promovam melhorias nesse cenário. (deveria ser colocado na conclusão, primeiro vc introduz o assunto, argumenta ele, e depois fala q precisa de solução e os resolve)
No desenvolvimento um, vc precisa falar do argumento um, e não falou. No caso, vc trouxe ” diversos alunos interrompem, por diversos motivos, a frequentação da escola” como argumento um e não falou desses motivos.
Se relacionasse com a alusão que trouxe (como falei ali em cima) da gravidez na adolescência, precisaria falar sobre isso.
no desenvolvimento 2 é a msm coisa, precisa falar do seu argumento 2, que no caso, seria: e consequentemente, prejudica a educação do país como um todo.
vc precisa falar pq prejudica.
Trazer um filósofo é bom se conseguir encaixar ele, mas trazer a parte do repelente acaba não “limitando” o assunto.
Conclusão ta melhor, basta ter os 5 elementos.
Ta indo bem, continue S2
Israel Freitas
1) Simplificar: O que + x = x no gerúndio
Esta perífrase pode ser simplificada.
No caso:
“O que prejudica” = “prejudicando”.
2) Frase-feita.
“como um todo” é uma frase-feita.
Considere alternativas:
“Como um todo” = substituir por “todo” ou “na totalidade”.
3) Simplificar: De + forma/modo + Adj = Adj.
No caso:
“De forma gratuita” = “gratuitamente”.
4) Simplificar:
Em certos contextos, esta perífrase pode ser simplificada.
No caso:
“que são substanciais para” = “substanciais para”.
5) Separe com vírgulas – C1
Esta conjunção deve ser separada por vírgulas e só deve ser utilizada no início duma frase para efeitos de estilo.
“raízes amargas mas, …” = “raízes amargas, mas…”
C1 – 120
C2 – 200
C3- 160
C4- 160
C5 – 160
Nota: 800. Parabéns!!!
Lucas15
Achei que faltou os dois argumentos no texto e os conectivos que devem ser usados entre os períodos e os parágrafos
Conforme você seguiu com o texto foi se desviando do que foi proposto, citando falas meio desconexas do tema
Começou muito bem a introdução, mas busque usar dados ou trechos da constituição do Brasil para enriquecer seus argumentos
Sou novo na plataforma e também não sei muito bem redação, boa sorte
juliarother
oi, gi!
sua escrita é boa, você tem bom domínio da gramática, apesar de eu ter notado pequenos erros no uso de pontuação.
por outro lado, acho que obter conhecimento das competências do ENEM, assim como conhecimento acerca da estrutura da redação em si, pode te auxiliar a escrever de forma mais coesa e fluida.
claro, não existe receita mágica para uma boa redação, mas os modelos já existentes podem facilitar sua vida!
Alam28012003
Vamos analisar a redação com base nas competências do Enem:
1. **Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa**: Sua redação apresenta um domínio satisfatório da escrita formal, com algumas pequenas falhas gramaticais e de pontuação, mas nada que comprometa a compreensão do texto. Nota: 180 pontos.
2. **Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo**: Você compreende bem a proposta da redação e desenvolve o tema de forma coerente, aplicando conceitos relacionados à importância da conclusão do ensino médio e seus benefícios para a sociedade. No entanto, poderia expandir um pouco mais a discussão sobre os motivos da evasão escolar e suas consequências. Nota: 160 pontos.
3. **Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista**: Você seleciona e organiza informações de forma adequada para defender seu ponto de vista, apresentando exemplos relevantes para sustentar seus argumentos. No entanto, poderia fornecer mais dados estatísticos sobre a evasão escolar no Brasil para embasar sua argumentação. Nota: 160 pontos.
4. **Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação**: Sua redação utiliza mecanismos linguísticos adequados para construir a argumentação, com boa utilização de conectores lógicos e coesão textual. No entanto, algumas frases poderiam ser mais elaboradas para fortalecer o desenvolvimento do texto. Nota: 160 pontos.
5. **Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos**: Sua proposta de intervenção é clara e apresenta medidas viáveis para incentivar a frequência escolar, como a distribuição de ingressos de cinema gratuitos e investimentos na infraestrutura escolar. No entanto, poderia explorar mais detalhadamente como essas medidas seriam implementadas e como poderiam abordar as causas da evasão escolar. Nota: 160 pontos.
Total: 820 pontos.
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Vamos analisar a redação com base nas competências do Enem:
1. **Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa**: Sua redação apresenta um domínio satisfatório da escrita formal, com algumas pequenas falhas gramaticais e de pontuação, mas nada que comprometa a compreensão do texto. Nota: 180 pontos.
2. **Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo**: Você compreende bem a proposta da redação e desenvolve o tema de forma coerente, aplicando conceitos relacionados à importância da conclusão do ensino médio e seus benefícios para a sociedade. No entanto, poderia expandir um pouco mais a discussão sobre os motivos da evasão escolar e suas consequências. Nota: 160 pontos.
3. **Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista**: Você seleciona e organiza informações de forma adequada para defender seu ponto de vista, apresentando exemplos relevantes para sustentar seus argumentos. No entanto, poderia fornecer mais dados estatísticos sobre a evasão escolar no Brasil para embasar sua argumentação. Nota: 160 pontos.
4. **Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação**: Sua redação utiliza mecanismos linguísticos adequados para construir a argumentação, com boa utilização de conectores lógicos e coesão textual. No entanto, algumas frases poderiam ser mais elaboradas para fortalecer o desenvolvimento do texto. Nota: 160 pontos.
5. **Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos**: Sua proposta de intervenção é clara e apresenta medidas viáveis para incentivar a frequência escolar, como a distribuição de ingressos de cinema gratuitos e investimentos na infraestrutura escolar. No entanto, poderia explorar mais detalhadamente como essas medidas seriam implementadas e como poderiam abordar as causas da evasão escolar. Nota: 160 pontos.