Em sua obra “Ensaio Sobre a Cegueira”, o escritor José Saramago descreve uma cidade fictícia, na qual, paulatinamente, as pessoas ficam cegas e selvagens. Na trama, o autor usa dessa alegoria para descrever a falta de altruísmo, alteridade e cooperatividade da sociedade contemporânea, a qual se preocupa cada vez menos com o bem-estar social. Ao transpor a ficção e analisar a conjuntura brasileira atual, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a evasão escolar é um problema obnubilado pela população. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a necessidade de um trabalho por parte dos alunos impulsionam essa problemática, para, dessa forma, solucioná-lo.
Diante desse exposto, a priori, é importante mencionar que a omissão governamental é um fator que agrava a evasão escolar. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu livro “As Cidadanias Mutiladas”, a cidadania alcança a plenitude de sua eficácia quando um indivíduo do corpo civil consegue, em sua totalidade e homogeneamente, desfrutar de seus direitos. Todavia, nota-se que tal prorrogativa não é pragmaticamente aplicada em território nacional, pois os estudantes, hodiernamente, abandonam a escola e não aproveitam do direito à educação, o qual lhes é garantido constitucionalmente. Sob essa ótica, enquanto o Governo for passivo e não apresentar formas de contornar o revés, a situação perdurará e a cidadania continuará mutilada.
Ademais, o corpo estudantil é composto por pessoas de várias classes sociais e possui indivíduos que necessitam de empregos para a subsitência, os quais escolhem deixar o ambiente acadêmico antes de completá-lo. Segundo o relatório do banco mundial, apenas 70% dos domícilios não recebem cortes no orçamento familiar, enquanto o restante sofre com esse quadro. Nesse sentido, os jovens, que pertencem a famílias menos abastadas e com situação financeira precária, são, muitas vezes, instigados a procurar uma fonte de renda que possa servir de apoio econômico para a própria família. Contudo, isso representa um problema a ser resolvido, já que a conclusão acadêmica é necessária para a formação de indivíduos intelectuais e éticos.
Portanto, é imprescindível que a evasão escolar seja solucionada brevemente. Para isso, cabe ao Ministério da Educação — orgão promotor do bem-estar social — por meio de investimentos no setor da segurança e educação, aplicar medidas, como a ampliação modular das bolsas de estudo, que impedirão que o problema supracitado prorrogue, a fim de desenvolver uma civilização prospera e intelectualmente desenvolvida. Assim, a sociedade, em suma, não continuará a vivenciar uma cegueira moral.
Lauann
Tente usar mais conectivos, em alguns pontos senti falta. Repertório pertinente, parabéns! Dica: Use a mesma estrutura dos desenvolvimentos nos dois parágrafos ( Vai evidenciar o projeto de texto).
Ótima proposta de intervenção!
Treine mais os tópicos frasais.
Persista que o 1000 será seu! 😉
[email protected]
sua redação foi bem desenvolvida! introdução muito ótima, com uma contextualização; apresentação da tese e o encaminhamento argumentativo… Que são os dois problemas que vc abordou no D1 e D2.
Uma dica: Sempre procure estratégias de argumentação e estude elas para aplicar em diferentes temas! seus dois desenvolvimentos foram bem articulados e sua conclusão apresentou uma proposta de intervenção top!
Parabéns e sempre procure evoluir mais, tá no caminho bem!
rebeca2709
Sua redação tem citações ótimas com bons argumentos. Você conseguiu selecionar de forma excelente. Os conectivos também são muito bons, entretanto, atente-se para o uso de tópico frasal, faltou isso no D2. Aconselho evitar o uso de expressões como ”a priori”.
Muito bom o uso de repertórios com autores como Saramago e Milton Santos
enem25
Evitar palavras arcaicas, como: a priori. conta como vício linguístico. Citações ótimas, dados bem colocados no texto, bom entrosamento. Selecionou, relacionou, organizou e interpretou de forma excelente . Sobre a estrutura, está ótima ( dica: antes de começar os desenvolvimentos utilize tópicos frasais. utilizou no D1, mas não ficou nítido no D2)
Lucas009
Evitar palavras arcaicas, como: a priori. conta como vício linguístico. Citações ótimas, dados bem colocados no texto, bom entrosamento. Selecionou, relacionou, organizou e interpretou de forma excelente . Sobre a estrutura, está ótima ( dica: antes de começar os desenvolvimentos utilize tópicos frasais. utilizou no D1, mas não ficou nítido no D2)