Evasão escolar no Brasil

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De acordo com o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A ideia do pensador, todavia, não condiz com a realidade da nação, em que a evasão escolar surge como um complexo desafio a ser sanado. Nesse sentido, configuram-se como causas as diferenças socioeconômicas e a marginalidade social.

 

Diante desse cenário, verifica-se a a desigualdade social como uma das principais variáveis. Segundo o estudo “Aprendizagem em Foco”, os estudantes que possuem maior renda são os que mais avançam nos estudos. Tal fato é preocupante, já que percebe-se que os estudantes de classes mais baixas abandonam a escola principalmente para ajudar a família nas despesas básicas, o que provocará uma perpetuação da pobreza.

 

Observa-se, além disso, a marginalização como uma outra questão associada ao problema. Uma pesquisa feita pelo IBGE mostrou que apenas 55% de alunos pretos e pardos frequenta, o ensino médio, o que comprova que as escolas ainda são meios de ampliação do racismo. Dessa forma, esses estudantes deixam os estudos com o intuito de evitarem essa violência ,oral adquirida historicamente.

 

Logo, cabe as Secretarias de Educação de cada Estado a elaboração de projetos que visem a redução ou até mesmo o fim do abandono dos estudos, por meio de programas de bolsas a acompanhamento das realidades vividas por cada estudante, para que estes sejam incentivados a concluir sua formação educacional. Assim, será possível combater efetivamente a evasão escolar no Brasil.

 

(Se puderem, corrigir de acordo com o Enem).

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1 Correção

  1. Parabéns por escrever, Ana. Texto bom, bem estruturado e coeso. Alguns erros gramaticais ocorrem, mas não atrapalham a compreensão textual, porém é bom ficar mais atenta ao uso das vírgulas, da concordância verbal e crase. Quem é o responsável pela pesquisa “aprendizagem em foco”? Não esquece de pontuar as fontes. Achei o último período do A2 um pouco genérico, sem um lúcido embasamento no parágrafo do qual faz parte. Na conclusão, será mesmo que um problema de nível nacional pode ser melhor combatido em nível setorializado por cada Estado? Se sim, por quê? Entende a reflexão?

    Continua lendo e escrevendo, boa prova no domingo.

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