Evasão Escolar no Brasil

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A evasão escolar é o ato de deixar de frequentar as aulas, ou abandonar o ensino em decorrência de muitos motivos, como por exemplo, a falta de transporte da zona rural á escola, ou simplesmente a falta de interesse. Esse empecilho ocorre, geralmente nos anos inicias da criança, e no ensino médio.

Portanto, a falta de transporte que possa levar e buscar crianças e adolescentes que residem em zona rural gera um conflito, pois muitos dos casos a escola é distante. Também a falta de interesse, frequentemente ocasionado no período do ensino médio, com justificativa de conteúdo exagerado, também é um dos conflitos enfrentados. Assim como a situação econômica, para ajudar os pais ou mesmo para ter certa autonomia financeira, muitos estudantes optam por trabalhar sem terminar os estudos, muitos tentam conciliar as atividades laborais e estudos, mais sem sucesso preferem priorizar o trabalho.

Ademais, os estudantes que abandonam a escola têm baixa auto estima, o que dificulta as relações pessoas e também profissionais.  Logo, entrar no mercado de trabalho sem estudos tornar-se mais difícil, além do que a qualidade dos serviços prestados é nivelada por baixo, tal como a sua remuneração. Tudo isso ocasiona um forte sentimento de desmotivação, a qual acaba por consolidar ainda mais a desigualdade social no Brasil. Segundo dados do IBGE, quase quatro em cada 10 jovens de 19 anos não concluíram o ensino médio, aponta levantamento. Entre eles, 62% já estão fora da escola e 55% pararam de estudar ainda no ensino fundamental.

Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola, como palestras e propagandas nas mídias sociais e TV. Como também, investir em transporte escolar, principalmente nas áreas rurais onde é mais evidente a dificuldade de acesso e transporte. Vale ressaltar que o Ensino Fundamental é obrigatório para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Nesse sentido, espero que todas as medidas sejam adotadas para que as crianças e jovens tenham o aprendizado necessário.

 

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4 Correções

  1. Olá, gostei do seu texto, espero ter ajudar de alguma forma mesmo não sendo especialista.

    Eu gostei da sua introdução, só acho que você poderia desenvolver melhor, gosto de colocar a tese no final da introdução, pois conecta o seu texto, mas, não sei se isso é uma regra

    Desenvolvimento 1 tem muita informação, você usou 3 argumentos, ficou bastante confuso, é interessante que você utilize o 1 argumento, aquele que é colocado na introdução e usar um repertório. Obs: acredito q esse PORTANTO vc usou de maneira errada

    Desenvolvimento 2 percebi um erro de ortografia, gostei que vc usou dado, mas, vc usou um argumento que não colocou na introdução

    Conclusão vc precisa retomar a problemática no início, “Nesse sentido, ESPERO”, lembre que o texto precisa ser impessoal, devemos colocar nossa opinião pensando no coletivo.

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  2. C1: 120

    C2: 100. Você usou alguns dados, mas acredito que não trabalhou tão bem neles.

    C3: 120. Você expõe muito bem o que pensa e acredita, mas você coloca eles de maneira direta, sem nenhum direcionamento. Você falou no primeiro desenvolvimento de diversos motivos para que ocorra a evasão escolar, mas o gênero textual da redação ENEM é dissertativo-argumentativo, na dissertação você fez o que deveria, mas na argumentação faltou um pouco.

    C4: 100

    C5: 80

    Nota final: 520

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  3. Oi! Tudo bem?

    Segue:

    C1: 120 pontos: Demonstra domínio médio, com alguns desvios

    C2: 80 pontos: Copia trechos dos textos de apoio ou não possui proposição, argumentação e conclusão

    c3: 80 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas apresentados de forma desorganizada ou contraditória, defendendo o ponto de vista

    c4: 120 pontos: Repertório pouco diversificado de recursos coesivos e articulação mediana entre as partes do texto

    c5: 80 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema, mas elaborada de forma insuficiente, ou não articulada com a discussão do texto

    Tese?
    Recomendo que dê uma atenção maior à estrutura do texto dissertativo-argumentativo! Bom estudo!

    NOTA FINAL: 580

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  4. Oie, também sou estudante, não lá especialista em correções, mas espero ajudar como posso :)
    Vamos lá!

    *INTRO*
    “A evasão escolar é o ato de deixar de frequentar as aulas, ou abandonar o ensino em decorrência de muitos motivos, como por exemplo, a falta de transporte da zona rural á[1] escola, ou simplesmente a falta de interesse. Esse empecilho ocorre, geralmente[2] nos anos inicias da criança,[3] e no ensino médio.”

    > [1] – A crase é para o outro lado, “À”
    > [2] – Vírgula
    > [3] – Pode retirar a vírgula

    *D1*
    “Portanto[1], a falta de transporte que possa levar e buscar crianças e adolescentes que residem em zona rural gera um conflito, pois muitos dos casos a escola é distante. Também a falta de interesse, frequentemente ocasionado no período do ensino médio, com justificativa de conteúdo exagerado, também[2] é um dos conflitos enfrentados. Assim como a situação econômica, para ajudar os pais ou mesmo para ter certa autonomia financeira, muitos estudantes optam por trabalhar sem terminar os estudos, muitos tentam conciliar as atividades laborais e estudos, mais[3] sem sucesso preferem priorizar o trabalho.”

    > [1] – Recomendaria evitar o uso do conectivo “portanto” no Desenvolvimento; afinal, ele passa a ideia de conclusão.
    > [2] – A palavra “também” já havia sido utilizada no início da frase
    > [3] – “Mas” ao invés de “mais”, o “mais” com i é utilizado para indicar adição
    > Senti que esse parágrafo caiu muito na subjetividade. Você relatou vários fatores pertinentes, mas mal organizados e pouco aprofundados. Recomendaria desenvolver um pouco mais um único argumento por parágrafo.

    Recomendo que leia a cartilha de redações nota 1000 do Lucas Felpi, foque nos desenvolvimentos e como os argumentos são trabalhados. Creio que irá progredir bastante!!

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