Iniciante

Evasão escolar no Brasil

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É difícil seguir a filosofia de Pitágoras com a frase “eduquem as crianças e não será necessário punir os adultos”, quando a realidade brasileira nos mostra que a evasão escolar está aumentando cada vez mais. Assustador e preocupante também são sentimentos que nos deparamos ao notar que o motivo disso está relacionado a desigualdade social e a necessidade dos estudantes dividirem seu tempo entre trabalho e estudo.

Embora chocante, a realidade dos jovens brasileiros demostra um cenário de grande desigualdade social. Uma vez que enquanto uma parcela tem acesso diário e de qualidade ao ensino, a outra maioria precisa enfrentar situações de vulnerabilidade social, falta de acesso a políticas públicas, não enxergarem um futuro através da educação e entre outros.

Aliado a isso se encontra a necessidade de trabalhar e estudar de forma síncrona. Onde se analisarmos de maneira racional é inviável, pois um atrapalha o outro, mas observando a partir da realidade social desses estudantes, entre um trabalho remunerado que permite que as contas sejam pagas, que não deixe faltar comida, a educação é posta facilmente em segundo plano e por consequência abandonada.

Logo, visando solucionar a evasão escolar no Brasil, é necessário que sejam criados programas municipais de incentivo a educação, de forma que os investimentos e decisões devem considerar os diferentes tipos de realidades sociais do município e o perfil do estudante, sempre na tentativa de reinseri-lo no ambiente escolar. Para assim, fazermos jus a frase de Pitágoras e para tornar a educação não só uma opção, como possibilitar que seja cumprido seu dever na formação dos indivíduos.

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6 Correções

  1. oii isa, vim retribuir a correção..
    Bom, estou longee de ser especialista nisso, mas espero ajudar com o que eu sei.

    -INTRODUÇÃO.
    a introdução é dividida em 3 partes. o contexto, que você usou a fala de um filosofo, depois a apresentação do problema, que você também deixou bem claro, e por fim a apresentação das duas teses, que também foi fácil identificar.
    Sua estrutura esta muito boa.
    você tem períodos muito grandes, tente colocar um ponto final em cada uma das três partes da introdução. e tem que cuidar com as virgulas, (ai vou te falar que sou uma desastre com as virgulas, mas temos que pesquisar bastante por que elas afetam muito na coerência do texto).
    ah, e por fim “Assustador e preocupante também são sentimentos que nos deparamos ao notar”.. quando você usou NOS DEPARAMOS, você colocou na primeira pessoa do plural.. e é bom evitar isso.

    -DESSENVOLVIMENTO
    esse também é dividido em 3 partes.
    -tópico frasal: a primeira frase deve apresentar qual será a tese argumentada.
    -explicação: mostrar como sua tese influencia no problema, nessa parte é sempre bom trazer algum dado, filme, musica.. qualquer repertorio pra dar mais credibilidade ao seu argumento.
    -consequência: qual a consequência desse problema?
    por exemplo no d1 você fala de desigualdade social, e o que isso causa na evasão escolar?
    Novamente a sua estrutura esta bem boa isa, gostei bastante, só faltou usar um repertorio para incrementar esses parágrafos. ah e normalmente eles tem que ser um pouquinho maior que introdução e conclusão.

    -CONCLUSAO
    Bom, na introdução tenho bastante dificuldade.. mass vou deixar aqui o que tem que ser feito.
    -introduçao: frase simples do tipo ” logo, medidas devem ser tomadas para diminuir as evasões escolares.”
    – proposta de intervenção: na proposta você deve responder 4 perguntas.
    Quem vai fazer ? geralmente se refere a ministérios.. nesse caso da educação.
    O que vai ser feito?
    Como vai ser feito?
    e quando intuito disso?
    eu acho essa parte super confusa, mas aos poucos vai ficando mais fácil..
    e por fim, ultima dica, pesquise sobre conectivos.. eles servem meio que para ligar as frases e ser mais pratico entender o texto. no google tem varias tabelinhas com eles, use bastante.
    Acho que é isso. espero ter ajudado e boaa sorte.
    qualquer coisa, pode mandar mensagem.

    • 1
  2. Competência 1: 150
    Erros de vírgula e de concordância sintática. Erro ortográfico na palavra “demostra”, o certo seria “demonstra”.

    Competência 2: 200
    Ótima interpretação do tema e do gênero propostos.

    Competência 3: 50
    Argumentação quase inteiramente baseada no senso comum, sem originalidade.

    Competência 4: 100
    Parco de uso de conectivos e muitos períodos excessivamente longos. Coerência pouco explícita na conclusão.

    Competência 5: 120
    Ausência do agente que vai promover as mudanças citadas e do modo como ele vai fazê-las.

    Total: 620

    • 1
  3. c1;120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
    Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais
    e de convenções da escrita.
    c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;120 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em
    defesa de um ponto de vista.
    busque trazer suas opiniões sobre o tema
    c4;40 Articula as partes do texto de forma precária
    não há conectivos.
    c5;120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    Para conseguir os 200 você deve trazer os 5 fatores na sua conclusão que são; agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento.
    nota;560

    • 1
  4. sou apenas estudante e irei falar meu ponto de vista sobre sua redação

    acredito que sua redação foi bem feita, as teses estão bem compostas, mostrando seu real ponto de vista sobre a evasão mas sempre mantendo a tese. Mas ainda acabaram ocorrendo alguns erros:

    -falta de conclusão para ambos os argumentos

    -falta de conectivos, é obrigatório haver no mínimo 2 como dito na competência 4

    -usar outro conectivo de começo de conclusão, na forma em que está escrita, está parecendo que a conclusão só é outra argumentação somando com a D2, já que não foi apresentado conclusão

    C1: 180
    C2: 180
    C3:100
    C4:120
    C5:120

    nota: 700

    • 1
  5. Oi!, como vai? espero que bem 👍 bom sua redação pelo que pude ver e uma redação curta ,mais bem interessante , concordo com suas afirmativas mais estou sentindo um pouco de falta de letras maiúsculas e principalmente o tanto de pontos.

    Numa redação deve ter no mínimo 3 parágrafos, e a sua não teve nenhum pelo que o aplicativo me deu então só pessoa que corrija esses mínimos detalhes mais que em uma prova de redação ou Enem podem valer muito pelo ponto de vista dos professores!!!

    Bjs ;) e espero ter ajudado ❤

    • 1
  6. -Primeiramente, gostaria de ressaltar que sou apenas uma estudante, mas espero que minha considerações te ajudem.

    Adorei a estrutura da sua introdução
    ….Assustador e preocupante também são sentimento”s”..
    sentimentos está no plural, enquanto “assustador e preocupante está no singular”

    De forma geral, vc apresenta um domínio da língua, uma variedade de palavras ótimas para a redação, além de uma ótima estrutura de texto.
    -precisa deixar seu texto mais real, convencer o leitor com fatos, dados, acontecimentos, traga um repertório também se possível… Vai ajudar a nos convencer de seu ponto de vista
    -A conclusão ficou incompleta, não tem os 5 elementos: Agente, ação, modo, detalhamento, objetivo… de inicio já n ficou claro quem vai realizar a ação.

    comp 1:180
    comp 2: 100
    comp 3: 100
    comp 4: 120
    comp 5: 140
    nota: 640

    espero ter audado, boa sorte!

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