Evasão escolar no Brasil

  • 1

 A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa o número de crianças e jovens que não frequentam a escola, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante.

  Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de estudantes nas escolas. Diante de uma pandemia, as instituições de ensino optaram pelo ensino a distância, entretanto algumas famílias possuem a ausência de recursos como internet, computador e celular. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos como a educação.

  Ademais, é fundamental apontar a má condição financeira, fazendo com que jovens deixem a escola para trabalhar. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

  Desprende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o ministério da educação, por meio de debates e reuniões, distribuam materiais para os alunos e promovam palestras para incentivar os mesmos a frequentarem a escola, afim de que todos tenham o direito ao conhecimento.

Compartilhar

5 Correções

  1. Parabéns pela redação, muito bem feito. Está dentro das normas do enem. Possui conectivos intra e entre parágrafos e diversos, com bastante repertório sociocultural também. E uma ótima análise crítica sobre o assunto/problemática da redação. Agora na intervenção, está perfeito de acordo com as cincos competências do enem, possui agente, modo, meio, detalhamento etc. AMEI que usou a Cf de 1988

    • 0
  2. Olá! A sua redação está boa, mas faltaram algumas coisas…

    Introdução: Foi bem contextualizada, mas faltaram a apresentação dos argumentos que seriam desenvolvidos nos parágrafos seguintes.

    Desenvolvimento 1: Poderia ter executado melhor a explicação da pandemia.

    Desenvolvimento 2: Poderia ter aprofundado os argumentos para ampliar o parágrafo.

    Conclusão: Só faltou o detalhamento da conclusão.

    Nota final: 840

    • 0
  3. Bom dia! Espero poder ajudar
    Vamos lá!
    Introdução: ótima introdução, bem contextualizada. Porém, senti falta da apresentação dos argumentos que você desenvolveu.

    Desenvolvimento 1:
    Erro de acentuação- “…Diante de uma pandemia, as instituições de ensino optaram pelo ensino a distância…”
    Correto= Diante de uma pandemia, as instituições de ensino optaram pelo ensino à distância…
    Pontuação- “…,entretanto algumas famílias…”
    Correto= …,entretanto, algumas famílias…

    Desenvolvimento 2:
    Ausência de conectivo- “…Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire…”
    Correto= ex.: No que se refere a isso, segundo o filósofo…
    Senti a falta de contextualização, vc apresentou um repertório mas não relacionou ele com o tema como no desenvolvimento 1.

    Conclusão:
    Retomada do tema:
    “…Desprende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos…”
    Que obstáculo? A educação? A evasão escolar?
    Correto= lembre-se que o corretor não tem tempo para ficar lembrando do tema então você tem que deixar claro e explícito qual é o tema.
    Ortografia- “…ministério da educação…”
    Correto= Ministério da Educação…
    Expressão prolixa- “…por meio de…”
    Correto= através de…
    Informal- “…afim de…”
    Correto= de modo a…
    Elementos da conclusão:
    Agente:ok
    Ação: ok
    Modo: ok
    Efeito:ok
    Detalhamento:????
    Senti falta do detalhamento, posso esta enganada, mas vou considerar incompleta sua proposta.

    C1- 160
    C2- 200
    C3-160
    C4- 180
    C5-180
    880
    Parabéns! Espero ter ajudado!

    • 0
  4. adorei a sua introdução e a sua tese por mais que ela não tivesse tão presente no argumento 2 como estava no argumento 1. Gostei de como você contextualizou a sua tese no argumento 1, mas faltou dar mais personalidade pra ela, visto que no argumento 2, nota-se que parece que teve uma desconexão entre os parágrafos, tirando isso amei o argumento 1. O argumento 2, como eu disse, careceu de informações e careceu do seu ponto de vista, faltou ter um argumento pra ficar conexo com o argumento 1. A introdução faltou você dizer quem vai ministrar essas palestras e sediar esses debates, por exemplo se são professores, coordenadores, pedagogos, etc. Mas tirando isso, a sua conclusão foi boa e apresentou uma boa solução.

    C1: 200
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200

    nota final: 900

    • 0
  5. Espero te ajudar com minha análise!

    Introdução: A sua contextualização e a maneira como você associou ela ao tema na introdução foi excelente, entretanto senti falta da apresentação das teses que você desenvolveu nos parágrafos 2 e 3.

    Desenvolvimento 1: Você poderia destacar que o contexto da pandemia é um exemplo, porque ela é citada muito de repente na sua redação. Também acho válido citar que a pandemia é do novo Coronavírus, visto que o texto deve ser bem contextualizado para que as pessoas do futuro, por exemplo, possam ter mais clareza do que está sendo abordado. Gostei muito da alusão!

    Desenvolvimento 2: Acho que você poderia ter desenvolvido mais a questão da má condição financeira, pois o parágrafo ficou um pouco curto.

    Conclusão: Muito bem detalhada!

    Competência 1: 200
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 180
    Competência 5: 200

    Nota final: 940

    Parabéns pelo texto!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.