Mestre

Evasão escolar no Brasil

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Certamente o problema da evasão escolar no Brasil é extremamente importante e deve ser mais analisado pelo Governo Federal. Ademais, muitas dessas saídas do estudante da escola são motivas ora pela escola, ora pelas desigualdades sociais. Nesse sentido, medidas devem ser tomadas para que os alunos não abandonem o ensino.

Na série, ”Elite”, o personagem Omar acaba saindo da escola para entrar no mundo da criminalidade e poder se sustentar. Essa é a realidade de muitos estudantes brasileiros que evadem o ambiente escolar para entrar ou na criminalidade, ou no mercado de trabalho, ou ajudar os familiares dentro de suas casas. O seriado também mostrado o atraso que o intérprete sofre após esse ato e como a vida dele fica mais difícil a cada dia que se passa.

Além disso, os alunos que mais sofrem são aqueles de escola pública. O transporte para a escola é precário, existe a condição financeira complicada e, na maior parte dos casos, vários sofrem ”bullying” no ambiente de aprendizado. Por esse ângulo, o governo deve criar estrategias para diminuir drasticamente esse contratempo no sistema educacional brasileiro.

Portanto, o Ministério da Educação deve intervir com palestras e programas nos colégios para incentivar a trajetória dos alunos dentro daquele espaço. Os governos estaduais devem criar auxílios financeiros para impedir a desistência do ensino. Dessa forma, o problema irá diminuir e o sistema educacional poderá melhorar.

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2 Correções

  1. Boa tardee! Gostei muito da sua redação, amigo.
    Sou iniciante, mas vou tentar dar minha correção.
    Primeiramente, na introdução, sugiro que comece com uma estratégia de abertura usando outra área do conhecimento. Depois, relacione esse repertório com o tema, como vc colocou na primeira frase “Certamente o problema da evasão escolar no Brasil é extremamente importante..’ OK?
    Mas deixe pra falar do governo no final da intro, pois ele pode ser colocado aqui: “Nesse sentido, medidas devem ser tomadas e analisadas pelo Governo Federal para que os alunos não abandonem o ensino.”

    Nessa parte: ‘ Ademais, muitas dessas saídas do estudante da escola são motivas ora pela escola, ora pelas desigualdades sociais’. Quando vc cita dois tópicos assim, vc nos faz pensar que irá falar deles em cada parágrafo de desenvolvimento. Exemplo:
    D1: Escola que influencia na saída dos alunos da escola.
    D2: Desigualdades sociais que influenciam na saída dos alunos da escola.
    Mas vc não deixou isso claro.
    Então dou essa dica: Coloque na Introdução uma prévia do argumentos que vc usará no desenvolvimento

    Adorei a citação de Elite, amo essa série!! kkkkk

    Na conclusão, sempre coloque todos esses pontos:
    Agente
    Ação
    Modo
    Finalidade
    Detalhamento

    Não esqueça! Isso vai ajudar muito na pontuação.
    Ademais, adorei suas ideias da redação.

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  2. – introdução: sempre inicie sua introdução com um repertório sociocultural; evite o conectivo “Ademais” no primeiro parágrafo do texto, deixe-o para introduzir o 3º parágrafo;

    – 2º §: “Essa é a realidade de muitos estudantes brasileiros”, de onde você tirou isso? faltou embasamento. tente trazer algum dado estatístico para comprovar seu ponto de vista (normalmente os textos motivadores trazem os dados). O argumento desenvolvido nesse parágrafo não condiz com a tese (muitas dessas saídas do estudante da escola são motivas ora pela escola, ora pelas desigualdades sociais) que você usou na introdução. Seu primeiro argumento, de acordo com a tese, deveria ser “como a escola motiva a evasão escolar”

    – 3º §: mais uma vez, você afirmou algumas coisas sem embasamento. faltou um repertório sociocultural. tome cuidado com os desvios gramaticais.

    – conclusão: não seguiu a estrutura correta. sua proposta contém apenas 3 elementos (são 5 obrigatórios) e não resolve os problemas que você levantou.

    NOTA FINAL: 640
    comp. 1: 160
    comp. 2: 120
    comp. 3: 120
    comp. 4: 120
    comp. 5: 120

    COMENTÁRIO FINAL:
    olá.
    – você possui alguns desvios gramaticais (acentuação, vírgula, colocação pronominal e algumas palavras escritas de forma errada), por isso o 150 na C1.
    – você usou apenas um repertório sociocultural no texto todo! são necessários pelo menos 3 (um na introdução, um no segundo e um no terceiro parágrafo), por isso o 120 na C2.
    – sua argumentação não foi tão consistente, você afirmou algumas coisas que podem deixar o leitor do texto confuso, parecendo deduções. sempre use dados para confirmar o que você está dizendo (não necessariamente dados, mas sempre traga algum repertório para embasar), por isso o 120 na C3.
    – em cada período do texto, é necessária a presença de um conectivo, ou seja, ao ligar uma frase à outra, deve-se usar um conectivo. tente ampliar seu vocabulário de recursos coesivos para melhorar sua nota na C4.
    – sua conclusão não atende aos critérios devidos. são necessários 5 aspectos para conseguir os 200 pontos. sempre quando for fazer uma conclusão, responda a 5 perguntas básicas: (o que deve ser feito? quem deve fazer? como deve ser feito? para que deve ser feito? e detalhe um dessas perguntas)

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