Iniciante

Evasão escolar no Brasil

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O filósofo grego Pitágoras afirmava “Eduquem as crianças e não será necessário punir os adultos”. Essa frase possui uma analogia com a atual realidade brasileira, onde os números de casos de evasão escolar aumentam cada fez mais. Assustador e preocupante também são sentimentos causados ao notar que o motivo desce crescimento está relacionado à desigualdade social e a necessidade dos estudantes dividirem seu tempo entre trabalho e estudo.

A desigualdade social e de classe geram o cenário de evasão escolar. Uma vez que, enquanto uma parcela tem acesso diário e de qualidade ao ensino, a outra maioria precisa enfrentar situações de vulnerabilidade social, falta de acesso a políticas públicas, não enxergarem um futuro através da educação e entre outros. E como consequência dessa situação, os jovens vulneráveis não se sentem acolhidos e enxergam o abandono escolar como o único plano de vida viável e possível dentro de sua realidade. Exemplo disso é a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, onde aponta que cerca de 4 milhões de estudantes brasileiros, com idade entre 6 e 34 anos, abandonaram os estudos em 2020, e que a taxa foi 54% maior entre os alunos das classes D e E.

Aliado a isso, se encontra a necessidade de trabalhar e estudar de forma síncrona. Onde analisando de maneira racional é inviável, pois um atrapalha o outro. Porém, observando a partir da realidade social desses estudantes, entre um trabalho remunerado que permite que as contas sejam pagas, que não deixe faltar comida, a educação é posta facilmente em segundo plano e por consequência abandonada. Essa dura realidade é retratada na série brasileira “Segunda Chamada”, que apresenta a vivência de adultos em situações de vulnerabilidade social que lutam para concluírem os estudos e ao mesmo trabalham, cuidam da casa, dos filhos e lidam com problemas pessoais.

Portanto, medidas devem ser tomadas para erradicar a evasão escolar no Brasil. A princípio, o Ministério da Educação em conjunto com as Prefeituras Municipais deveram criar um Programa Nacional de Incentivo a Educação, por meio de um decreto de lei que torne obrigatório a criação de políticas que acolham o estudante vulnerável socialmente. De forma que os investimentos e decisões considerem os diferentes tipos de realidades sociais do município e o perfil do estudante, sempre na tentativa de reinseri-lo no ambiente escolar.

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2 Correções

  1. Olá! É um prazer corrigir sua redação.

    1° No terceiro período do primeiro parágrafo, seria interessante acrescentar um conectivo antes da palavra “assustador”.
    2°Ainda no primeiro parágrafo, a palavra “desce” (presente na 4° linha do parágrafo) deveria ser substituída por “desse”
    3°Achei que você utilizou ótimos argumentos no desenvolvimento 1 porém poderia ter organizado eles melhor
    4°O segundo desenvolvimento está bom. Com os argumentos coerentes e muito bem apresentados
    5° A proposta de intervenção está perfeita, apresentando quem deve fazer, o que devem fazer, por meio de quê e o complemento. Parabéns!
    6° Achei que faltou um conectivo no último período do texto.

    COMPETÊNCIAS
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    180
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    180
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    140
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    180

    TOTAL: 840

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  2. Olá, tudo bem?
    Aqui está a minha correção e espero que você leia ela com um olhar crítico e consiga evoluir.
    O filósofo grego Pitágoras afirmava “Eduquem as crianças e não será necessário punir os adultos” (C2). Essa frase possui uma analogia com a atual realidade brasileira, onde os números de casos de evasão escolar aumentam /cada fez/(o correto seria cada vez) mais.
    /Assustador e preocupante também são sentimentos causados ao notar que o motivo desce crescimento está relacionado /(acho q ficaria melhor se retirasse essa parte, pois ela deixa o seu texto meio estranho na hora da leitura)
    à desigualdade social(T1) e a necessidade dos estudantes dividirem seu tempo entre trabalho e estudo.(T2)

    (Tá faltando um conectivo de introdução ao desenvolvimento :/)A desigualdade social e de classe geram o cenário de evasão escolar.(Nessa parte seu texto está bem estruturado e tem um esqueleto de desenvolvimento, isso é ótimo para a C3)
    Uma vez que, enquanto uma parcela tem acesso diário e de qualidade ao ensino, a /outra/(optaria por retirar a palavra outra) maioria precisa enfrentar situações de vulnerabilidade social, falta de acesso /a/(faltou a crase) políticas públicas, não /enxergarem/(não enxergam) um futuro através da educação /e entre outros/(recomendo que está parte seja removida por vc não falar quais são as outras opções que os estudantes evadidos não enxergam, assim, seu texto se torna incompleto e é penalizado na C3) .
    / E como consequência dessa situação/(substitua por conectivos de consequência como: por conseguinte, que, precedida de de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que, porque eles tornam os textos mais conectados e fluídos na leitura)
    os jovens vulneráveis não se sentem acolhidos e enxergam o abandono escolar como o único plano de vida /viável e possível/ (viável e possível é a mesma coisa)
    dentro de sua realidade. (Falta conectivo)Exemplo disso é a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, onde aponta que cerca de 4 milhões de estudantes brasileiros, com idade entre 6 e 34 anos, abandonaram os estudos em 2020, e que a taxa foi 54% maior entre os alunos das classes D e E.(C2)

    /Aliado a isso/(falta conectivo)
    , se encontra /a/(falta crase) necessidade de trabalhar e estudar de /forma síncrona/(não consegui entender o sentido que você quis empregar).
    Onde analisando
    de maneira racional é inviável, pois um atrapalha o outro(você não explicou como um atrapalha o outro).
    Porém, observando a partir da realidade social desses estudantes, entre um trabalho remunerado que permite que as contas sejam pagas, que não deixe faltar comida, a educação é posta facilmente em segundo plano e, por consequência, abandonada. Essa dura realidade é retratada na série brasileira “Segunda Chamada”, que apresenta a vivência de adultos em situações de vulnerabilidade social que lutam para concluírem os estudos e ao mesmo (tempo) trabalham, cuidam da casa, dos filhos e lidam com problemas pessoais.(sinto falta da sua autoria, ou seja posicionamento em relação ao problema abordado)

    Portanto, medidas devem ser tomadas para /erradicar/(erradicar não pode ser usada por conta de seu sentido denotar combater e a proposta visa que você diminua o índice de jovens que evadem, pois todos sabemos que mesmo realizando várias medidas a maior parte delas não vai alcançar 100% de êxito)
    evasão escolar no Brasil. A princípio, o /Ministério da Educação/ (agente)em conjunto com as Prefeituras Municipais /deveram/(devem)
    criar um Programa Nacional de Incentivo a Educação(ação), por meio de um decreto de lei que torne obrigatório a criação de políticas que acolham o estudante vulnerável socialmente(meio + detalhamento).
    De forma que os investimentos e decisões considerem os diferentes tipos de realidades sociais do município e o perfil do estudante, sempre na tentativa de reinseri-lo no ambiente escolar.

    C1: 160 (percebi apenas alguns erros)
    C2:200(sua citação tem relação com o tema. Parabéns!)
    C3:160(seus argumentos não apresentam autoria e estão meio vagos)
    C4: 160(há ausência de conectivos)
    C5:160 (faltou a finalidade)

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