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Evasão escolar no Brasil

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a evasão escolar em questão no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto dos problemas na gestão governamental, quanto das discrepâncias sociais existentes no país. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. 

Precipuamente, é fulcral pontuar que tal ação escapatória das instituições de ensino deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de investimentos das autoridades na infraestrutura das escolas públicas do país, nas vias rurais e nos transportes escolares, as escolas se transformam em lugares pouco atraentes e inacessíveis, ainda mais pelo fato da perspectiva de vida de muitos dos alunos ser ínfima e influenciar no distanciamento dessa massa do ambiente em questão. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. 

Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade social como promotora do problema. De acordo com o escritor brasileiro Ariano Suassuna, “A injustiça secular dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos”, no entanto, é notória a desproporcional oferta de oportunidades de ensino e processo de aprendizagem entre os alunos que constituem instituições públicas e privatizadas. Partindo desse pressuposto, a exigência de alunos cada vez mais preparados e competentes para ingressar no ensino superior tem feito com que muitos abandonem os estudos, em virtude da falta de recursos, do desestímulo familiar e da sensação de incapacidade. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a disparidade contribui para a perpetuação desse quadro deletério. 

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a evasão escolar no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Governo juntamente com o MEC – Ministério da Educação -, será revertido na criação de projetos didáticos interativos e audiovisuais, por meio da inclusão do corpo discente, como dinâmicas e avaliações comportamentais implantadas em ambos os setores de ensino – público e privado – sem distinção, com o fito de efetivar e atenuar os direitos e diferenças sociais, respectivamente. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da problemática supracitada e a coletividade alcançará a Utopia de More. 

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1 Correção

  1. *Competêncida I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 200. Todavia, cuidado com algumas estruturações das frases.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200. Brilhante.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200. Ótimo.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 160. Uso equivocado do conectivo “no entanto”. Essa é uma conexão de contradição e o sentido que deveria ser passado na frase empregada era de conclusão ou síntese; ou seja o conectivo a ser usado era “portanto” ou outros.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200.
    [960]
    Parabéns!!! Escreveu muito bem.
    Espero ter ajudado.
    Tchau e até a próxima.😁

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