No atual século XXI, a educação, mais do que nunca, é uma ferramenta de construção social, determinando, portanto, as probabilidades de um indivíduo possuir um bom emprego e uma vida digna. Porém, o mercado com estas requintadas exigências tornou-se um meio exclusivo para indivíduos com alta formação profissional, portanto, também se tornou um ambiente injusto, de alta concentração de monopólio e, controle de classes sociais. Neste âmbito, a evasão escolar é uma mazela imprescindível, causadora da crescente desigualdade social.
Para evita-la, carecem-se incentivos públicos impedindo a evasão escolar no Brasil, principalmente em regiões como o Norte e o Nordeste, onde quase 15% da população não tem domínio da leitura e da escrita. Tais regiões necessitam seriamente de incentivos aumentando a acessibilidade ás escolas, oferecendo transporte e o acesso a materiais didáticos. Diversas famílias não detêm condições para bancar a alfabetização dos filhos, obrigando estes, a começarem a trabalhar precipitadamente, entretanto, diversas vezes estes, possuem efeito contrário, levando-os a desistir completamente dos estudos.
Contudo, nas ademais regiões do Brasil, a problemática encontrada é outra, a contradição entre a escola e a realidade. Encontra-se nestes casos, a dificuldade de gozar-se do currículo escolar para obter um ofício, pois, a grade curricular contemporânea, não contempla as exigências do cotidiano. Assim, esta se torna desinteressante aos alunos, desta forma, muitos optam pela evasão escolar, tendo em mente o pensamento distorcido de que podem atingir o sucesso profissional de outras maneiras, principalmente pelas ilícitas.
Devido ao exposto, faz-se obrigatória uma reavaliação da grade curricular oferecida pelo Estado, bem como incentivos ao estudo, por parte deste e do Ministério da Educação. Estes devem oferecer um currículo adequado ás necessidades específicas de cada região, oferecendo também, um kit de estudo específico a famílias com comprovação de renda menor que 2 salários mínimos, assim, reduzindo o número de indivíduos que não possuem condição de pagar pelos materiais didáticos e, tornando a escola mais atrativa para todos que almejam obter uma vida melhor.
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A nota sobre essa redação gira em torno de 510 a 640,talvez podendo chegar até 700
*Leitura suave e longa
*Senti a falta de conectivos fortes
* Falta do órgão emissor nessa frase , é necessário para validar os dados que você propôs:
” onde quase 15% da população não tem domínio da leitura e da escrita.” –
*Alguns erros ortográficos
* Falta de repertório socio cultural
* Detalhamento na intervenção
Enfim, a sua intenção argumentativa é boa, faltou só os seus complementos:
Conectivos , Dados Extras com um Órgão Emissor exposto, repertório socio cultural.
Leia as competências e tenha bons estudos.
ababababa
Apesar de boa, ainda existem algumas coisas para arrumar na sua redação, como:
– Não tem conectivos internos (no começo de cada oração. lembrando: oração =/= frase);
– Uso incorreto do conectivo “pois” (quando usado entre vírgulas, perde seu valor explicativo e já não substitui “porque”);
– Existem vários erros ao usar a vírgula, então é bom dar uma revisada nesse assunto;
– A intervenção não tem meio. Você disse O QUE fazer, mas não COMO fazer;
– O repertório sociocultural não pode ser só dados e causa consequência; para uma redação mais rica, é importante que seja feita uma conexão com outras matérias, como história, filosofia, etc. Você pode citar algum fator histórico que se relacione ao tema, por exemplo.
ISABELLAM
Houve alguns erros na estrutura sintática e parte ortográfica, que podem ser melhoradas.
Faltou um repertorio fora dos textos motivadores, algo da área de estudo do tema.
A estrutura do texto estava bem elaborada mas poderia melhorar mais, para o texto apresentar uma coesão melhor também.
E a falta de detalhamento na sua conclusão à deixou meio vazia.
Competência 1: 120
Competência 2: 140
Competência 3: 140
Competência 4: 120
Competência 5: 160
TOTAL: 680
mouraavii
teve alguns usos inadequados da vírgula, muitas vírgulas pelo texto atrapalha a leitura r interpretação faltou também conectivos no inicio dos parágrafos, fora isso, está ótima. Bons argumentos e uma boa estrutura.
competência 1: 100
competência 2: 120
competência 3: 140
competência 4: 120
competência 5: 160
total: 640
JuliaMRP
Você começou a introdução muito bem. Você poderia ter utilizado alguns elementos dela pra argumentar,como a parte do mercado de trabalho. Toma cuidado com introduções longas,escreve de 5 à 7 linhas,é o suficiente.Sua introdução não tem problemáticas, a evasão escolar é uma consequência,não problemática,cuidado com isso. Te aconselho a terminar a última linha da Intro com causa e/ou consequências daquele problema,isso te ajuda a argumentar.
Seu D1 é basicamente uma solução do problema .Use o desenvolvimento pra argumentar sobre as causas daqueles problema. Não esquece da fonte dos dados.
D2 sem uma ideia central,mas apresentando causas do problema da evasão. Crie um repertório,use uma citação, crie uma ideia central.
Conclusão um pouco vazia,mas interessante. Detalhe mais,apresente soluções que realmente erradiquem a evasão,pesquise um pouco mais sobre o tema.
Um conselho,ache o porque do tema ser um problema,assim você vai conseguir argumentar bem sobre.
RaissaAnatolio
Competência 1: 120, alguns erros de pontuação e sintática.
Competência 2: 120, não temos repertório sociocultural diferente do exposto nos textos motivadores;
competência 3: 160, pois no segundo parágrafo de argumentação temos uma conclusão que não se liga diretamente ao exposto anteriormente.
competência 4: 120, poucos elementos intraparágrafos e interparágrafos
competência 5: 160, faltou o meio/modo.
Total: 680
christhian12rv
Muito boa sua redação!!! Só aconselho iniciar todos os parágrafos – exceto a introdução – com algum conectivo e também colocar pelo menos 1 conectivo intraparágrafos, pois assim sua nota vai aumentar.
Na conclusão faltou o detalhamento.
Também vi muitos erros de pontuação e algumas faltas de coesão em algumas partes do texto, fique atento.
Competência 1: 100
Competência 2: 140
Competência 3: 160
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Nota final: 680