Segundo Lewis economista britânico “Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”. Porém, esta frase não se aplica na realidade de muitos brasileiros que deixam de frequentar as escolas por problemas financeiros e/ou pela falta de incentivo, tanto das escolas quanto dos pais. Por isso, deve-se combater a evasão escolar no Brasil.
Um dos maiores problemas na educação do Brasil, é o abandono escolar. Várias famílias vivem em condições financeiras que não são favoráveis, o que dificulta manter seus filhos na escola, pois, muitas vezes por ter condições mínimas para alimentação, roupas para frequentar a escola com dignidade, ou também não ter um lugar para fazer suas atividades de casa, internet para pesquisa, livros, cadernos e até mesmo energia elétrica em sua casa.
Tendo em vista essas dificuldades, alguns jovens acaba abandonando a escola para ir a procura de emprego, já que chegaram à adolescência teoricamente está apto para ingressar no mercado de trabalho e ajudar a contribuir com o sustento da família. Essa saída é facilitada por não ter o incentivo da escola e até mesmo dos pais.
Dessa maneira, é evidente a necessidade de medidas para o combate a evasão escolar. Desse modo, é fundamental que o Governo com o Ministério da Educação criem um programa de ajuda econômica para ajudar financeiramente famílias carentes, assim diminuindo a saída de alunos na escola e também oferecer palestras como incentivo para os mesmos não desistirem da educação escolar e mostrar a importância para o seu futuro.
liviali19
INTRODUÇÃO:
– Sua introdução está muito boa, tenho apenas uma ressalva: coloque o nome todo do pensador, não um só nome.
DESENVOLVIMENTO 1:
– Seu tópico frasal tem a função de introdução o argumento que você vai defender, por isso acho que o seu não foi produtivo. Você só falou nele que muito abandonam a escola (o tema da redação, não foi nem sua tese), mas deveria ter introduzindo a ideia de que muitos abandonam por falta de dinheiro.
– Você não utilizou nenhum repertório para corroborar sua ideia.
– “por ter condições mínimas para alimentação, roupas para frequentar a escola com dignidade, ou também não ter um lugar para fazer suas atividades de casa, internet para pesquisa, livros, cadernos e até mesmo energia elétrica em sua casa.” você não finalizou a ideia. Por ter tudo isso O QUÊ? Acontece o quê?
– Tente fehcar seu capítulo dando uma última problematização em tudo que você desenvolveu, ou fazendo uama última relação entre o repertório (que você esqueceu de trazer) e o argumento.
DESENVOLVIMENTO 2:
– Sem tópico frasal nem repertório.
– Você desenvolveu muito mal. Traga com detalhes seu argumento. Problematize. Explicite a questão central que você destacou na sua introdução para esse desenvolvimento (a falta de incentivo).
CONCLUSÃO:
– Faltou o meio/modo e o detalhamento.