evasão escolar no Brasil:

  • 0

O filme estadunidense “Escritores da Liberdade” conta a história de alunos em situações de vulnerabilidade social que precisam frequentar a escola. Fora da ficção, milhões de alunos no Brasil encontram-se na mesma situação que os personagens da trama, o que os leva a evasão escolar. Nesse contexto, fica lícito citar como principal causa: a falta de acessibilidade nas escolas e a falta de interesse pela educação.

 Em primeira análise, de acordo com o G1, cerca de 5% dos alunos que abandonam a educação possui algum tipo de necessidade especial. Portanto, a falta de acessibilidade como infraestruturas adaptadas ou professores preparados para lidar com estes faz com que esse tipo de aluno não fique a vontade no ambiente escolar e opte por deixá-lo. Assim, a educação que deveria ser democrática, em virtude de tal situação, acaba excluindo essa minoria social.

  Outrossim, de acordo com a estudo feito pelo Instituto Getúlio Vargas, 40,3% dos alunos que abandonam a escola, afirmam ter saído por falta de interesse pela educação. Como evidencia a pesquisa, muitos estudantes encontram-se desmotivados, seja pela dificuldades que enfrenta fora da escola, seja pela falta de afinidade com os conteúdos estudados. Dessa forma, é preciso que a escola procure formas de motivar o aluno para que este deixe de ser um motivo para evasão.

  Diante desses aspectos, é indubitável que a evasão escolar precisa ser combatida. Logo, fica imperativo ao Ministério da Educação – responsável por administrar todas as instituições e assuntos voltados para a educação – promover projetos que melhorem a infraestrutura escolar por meio de parcerias com empresas de construção para adaptação de acessibilidade na escola a fim de assegurar um ambiente adequado para estudantes com necessidades especiais. Ademais, cabe à escola promover capacitações para seus professores buscando melhorar a atuação destes na sala de aula. Desse modo, atenuando o problema da evasão escolar no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Não sou a pessoa ideal para correção de redação, mas vou tentar ajudar!

    segundo as competencias do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 160

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 160

    Total= 920

    Sugiro você aguardar uma avaliação mais precisa de um professor, porém apesar de não fazer uma boa redação eu sou uma boa leitora e gostei bastante do seu texto. Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.