Iniciante

Evasão Escolar no Brasil

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Pierre Bordieu, sociólogo francês, aponta que democratizar a educação, apenas pelo acesso, não é eficiente, pois, não leva em conta o Capital Cultural, que é a bagagem dos hábitos de um indivíduo, promovendo a violência simbólica, causando danos psicossociais. Na realidade brasileira, a evasão escolar recrudesceu devido a má gestão do estado e a desigualdade monetária dos alunos.

Em primeira análise, a fragilidade da gestão do estado, em relação a educação, acarreta o aumento das desigualdades sociais. O sucateamento do ensino médio pode ser notado na sua ineficácia de aprendizagem, devido a hipérbole dos assuntos e a falta de transparência do entendimento passado pelos professores, ocasionando o recrudescimento da evasão escolar, pois, o desinteresse dos alunos se acentua.

Em segunda análise, segundo dados do INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2018, 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora das escolas. Uma das causas evidentes é a desigualdade monetária das familias dos alunos, que não conseguem manter os filhos nas escolas, necessitando de uma nova fonte de renda, que infelizmente vem dos próprios filhos.

Portanto, o MEC(Ministério da Educação) aliado ao Governo Estadual devem fazer uma reestruturação do ensino brasileiro, insvestindo capital no ensino básico, para que a alfabetização nacional seja possível. Além disso, uma renda mínima deve ser planejada para as familias necessitadas, para que os filhos não precisem trabalhar e a evasão diminua. Tais medias são necessárias para que o Capital Cultural dos alunos seja respeitado e a evasão escolar diminua como o passar do tempo.

 

 

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3 Correções

  1. Olá! Vamos à correção:

    C1: 120 (Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita).
    Entre os principais erros, estão os de vírgula, crase e desvios gramaticais gerais. Como por exemplo:
    “(…) o MEC (Ministério da Educação) aliado ao Governo Estadual devem fazer (…)”. O certo seria: “(…) o MEC(Ministério da Educação), aliado ao Governo Estadual, devem fazer (…)”.
    “(…) a fragilidade da gestão do estado, em relação a educação (…)”. O certo seria: “(…) a fragilidade da gestão do Estado, em relação À educação (…)”.

    C2: 200!

    C3: 160 (Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista).
    Senti falta de repertório no segundo parágrafo.

    C4: 160 (Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório
    diversificado de recursos coesivos).
    Tem um bom número de conectivos, mas tente variar mais, como no uso do “pois”.

    C5: 180.
    Apenas não dei 200 porque penso que a primeira intervenção ficou um pouco vazia de mais. Tem agente, ação, meio e finalidade, mas faltou detalhamento. Enfim, apenas um detalhe, pois a sua segunda intervenção está completinha, mas tenha atenção nisso.

    TOTAL: 820.

    Parabéns! Ficou ótima <3.

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  2. C1( Domínio da modalidade escrita formal): 180
    C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 180
    C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 180
    C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:180
    C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):140
    NOTA: 860

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  3. Olá
    Seu texto está muito bom, só é preciso ficar atento a alguns pontos.

    Na introdução percebemos uma alusão problemática e a tese bem definida.
    Nos desenvolvimentos eu achei que estão bons, não só na argumentação, mas como na apresentação de dados, exemplos e consequências.
    Na conclusão você colocou tudo bem direitinho, lembre-se que nesse parágrafo deve ser bem detalhado, as perguntinhas kkkkkk ajudam bastante. Seu fechamento está coeso com sua introdução, deixando a sua redação bem amarradinha.

    No geral:
    Tem bons argumentos, conectivos diversificados com períodos bem estruturados, só atentar na conclusão para melhor detalhamento.
    Erros de grafia pode ser na hora da digitação.
    Continue praticando, sempre de olho nas competências.
    Boa sorte!!

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