Uma citação popular diz o seguinte : ”Em algum momento de nossas vidas somos alunos e professores. O importante é nunca deixarmos de aprender e ensinar algo”. De fato a escola tem importância na formação e no desenvolvimento de uma sociedade. Entretanto fatores como trabalho, gravidez precoce e violência tem influenciado nas decisões dos jovens estudantes fazendo com que deixem o ambiente escolar antes mesmo de completa lo e aumentando assim a taxa de evasão escolar de um país.
A posteriori estudos feitos pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirmam que a taxa de evasão é 8 vezes maior em famílias mais pobres, com a falta de recursos nos lares as crianças tendem a trabalhar mais cedo em busca de uma melhorias nas suas vidas. Eventualmente isso influencia não só na saída das escolas como também na gravidez precoce onde sem um conhecimento escolar bem avançado sobre sexualidade as crianças passam por um número maior de gravidez com idades relativamente baixas .
Além disso uma reportagem jornalistica feita pelo canal de tv ”Globo Repórter” aponta que há cerca de 2,5 milhares de crianças fora da escola e que uma em cada quatro crianças não frequenta mais a escola por motivos de segurança. Em regiões mais pobres a violência tem se mostrado presente não só nas ruas mas também no ambiente escolar, sendo essa violência como tráfico de drogas ,trocas de tiros e até invasão as escolas.
Buscando abaixar o nível de evasão escolar no e assim melhorar o desenvolvimento do Brasil, é necessário que o Ministério da Educação crie um sistema de segurança e fiscalização de alunos por meio de verbas governamentais retiradas dos impostos, onde será feita a fiscalização da ida dos estudantes até a escola e melhorando a vigilância no ambiente através de câmeras de segurança e guardas escolares. Além disso uma melhor visibilidade deve ser dada ao projeto EJA (Escola para Jovens e Adultos) através de propagandas e campanhas para incentivar os adultos com ensino fundamental e médio incompletos a voltarem aos estudos, abaixado assim a taxa de evasão escolar e melhorando o desempenho nas escolas.
Alfredo
Parabéns pela redação, gostei muito pois você trouxe um problema real dos dias de hoje, teve o uso de citação e dados. Procure ter um pouco mais de cuidado com as palavras na hora de usar,para que não percam pontos, mais enfim sua proposta foi bem argumentada . Procure utilizar alusões históricas pois da um pouco mais de valor ao texto. Parabéns continue nesse caminho e boa sorte.
VitorVMBR
Redação boa , bem construída , porem , quando usar dados e fontes, coloque o ano da pesquisa , para que o leitor possa buscar mais informações sobre o assunto e também vi que faltou algumas virgulas , mas fora isto esta muito bom .
Continue a praticar , cada redação que fazemos , ficamos mais perto da nota 1000.
Cri Cri
Muito bom, porém fique atento com os erros ortográficos, isso faz você perder muitos pontos!
Continue treinando, isso é ótimo para aprimorar suas técnicas de redação e busque ler mais modelos de redação também.
Procure elaborar mais suas citações, dê uma pesquisada nesse assunto, aumente seu repertório.
Alinesantosdelima
Barbara você esta de parabéns nessa redação mas tenta não errar nas pontuações e colocar palavras onde não tem sentido(no ultimo paragrafo primeira linha: escolar no e assim) a palavra no não fez sentido algum na argumentação.
Mas a sua redação vale mais de uma curtida, pena que eu não posso curtir mais de uma vez e pra essa redação te darei nota 10
ggmso
Quando você usa seu repertório com citações populares no começo demonstra que você não tem um repertório legitimado, já quando você cita duas fontes em 2 parágrafos dá a entender que você não possui argumentos suficientes para comprovar o que as fontes dizem, por pegar a maior parte dos dados, também reparei em alguns erros, como a forma escrita ou o uso da vírgula, tenta estudar um pouco mais grámatica, e, gostei da sua proposta.