De acordo com a lei de n° 9394, a educação básica é obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade. Entretanto, o não cumprimento desta lei se torna evidente, pois, o número de crianças e adolescentes evadidos, vem se agravando cada vez mais. Com base nesse dado, é ingênuo acreditar que a evasão escolar não vem sendo negligenciada pelo governo ao longo dos anos.
É relevante abordar, primeiramente, que a evasão é um dos principais problemas da educação no Brasil. De acordo com o MEC, a evasão atinge 10% no ensino médio e 6,9% no ensino fundamental. A renda é um dos fatores que determinam os percentuais de abandono e atraso escolar dos jovens de 15 a 17 anos.
Outro fator importante é a dificuldade no acesso à escola. Alunos que vivem em áreas rurais e periferia urbana enfrentam a falta de escolas, vagas e transporte público, o que causa uma desmotivação no jovem levando o ao abandono escolar. É preciso, porém, avaliar as medidas necessárias para reverter a situação.
Diante destas problemáticas, consta se que há uma necessidade de tornar a escola um ambiente agradável e enriquecedor para o jovem, atendendo a todos. Cabe ao governo e ao estado a função de maior assistência à educação. Para reverter a situação, as políticas públicas devem racionalizar a oferta de vagas, ampliar escolas, oferecer transporte público e educação a distância. Na perspectiva de mudar o atual cenário, diminuindo a desigualdade social.
AnaPaulina
Parabéns, muito boa sua redação!!!
– Você soube separar os parágrafos e interpretou bem suas idéias;
– O texto possui uma introdução, argumentos para comprovar o que você pensa e uma conclusão, para que, haja uma solução ao problema no qual você está retratando;
– A linguagem usada é ótima e consegui compreender o que quis afirmar e mostrar para nós, leitores.
Excelente!!!
-Trabalhe um pouco mais na introdução e no desenvolvimento
isaoliveira97
Introdução está boa, com contextualização, tema e tese. Porém, a oração que vem após o “POIS” não deve estar entre vírgulas. Eu trocaria o “cada vez mais” por um tempo mais exato, por exemplo, “na última década”. A última frase ficou confusa. É a evasão que é negligenciada pelo governo, ou a ausência de medidas para combatê-la?
No segundo parágrafo, você jogou dados. Seria interessante associá-los a um argumento no final.
No terceiro parágrafo, acho que você quis dizer “levando-o”, e existe uma vírgula antes disso (sei que é coisa mínima, mas às vezes desconta uns pontinhos por conta disso). Trocaria, também, o “porém” por um conectivo de finalidade, como “por isso”, “portanto”.
Gostei que você amarrou o terceiro parágrafo à conclusão.
Achei a conclusão um pouco superficial. Eu colocaria dados mais factíveis e concretos. Tente responder a estas perguntas: “O que? Quem? Como? Quando? Por que?”
larysarmento
Introdução bem estruturada, no entanto, seria bom apresentar quais argumentos irá desenvolver pq dessa forma seu corretor consegue identificar exatamente a ideia dos parágrafos.
argumentação: aprofunde mais seus argumentos, aponte suas causas e as consequências disso na sociedade (o d2 não contém a consequência do problema, logo, como será resolvido na intervenção?)
julia12
Não ficou visível na introdução os 2 argumentos que serão utilizados nos desenvolvimentos. O seu primeiro desenvolvimento está mais expositivo do que argumentativo, ou seja, você fala mais sobre o problema do que expõe seus argumentos sobre ele. Novamente, no segundo parágrafo procure expor mais o seu ponto de vista a respeito do assunto abordado. A sua conclusão está incompleta, pois falta o modo e o detalhamento da mesma.
c1: 160
c2: 120
c3: 120
c4: 120
c5: 120 NOTA FINAL: 640