EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL

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Durante o período joanino, ocorreu no Rio de Janeiro diversas mudanças que buscavam propiciar melhorias para a corte portuguesa. Dentre essas modificações, encontrava-se a criação, por Dom João IV, das primeiras faculdades brasileiras que tinham como intuito fomentar o intelectualismo no Brasil, principalmente para a elite. No entanto, desde aquela época até o século XXI é notório a grande disparidade que a educação brasileira apresenta, sendo que, no contexto atual, em detrimento de diversos fatores, uma das principais dificuldades enfrentadas é a evasão escolar.

Dentre as causas para essa problemática, encontra-se a desestrutura familiar em associação com as precárias condições vivenciadas por grande parte do país. Segundo o educador Paulo freire, a escola sozinha não consegue exercer plenamente a formação educacional do indivíduo se a família não atuar em conjunto. No Brasil, em decorrência das adversidades socioeconômicas, muitas famílias possuem pais com estudo incompleto e com necessidade de que seus filhos trabalhem para ajudar a sustentar as despesas da casa. Todo esse panorama além de influenciar a permanência do aluno na escola também cria um ciclo vicioso de baixa escolaridade que segue as gerações.

Ademais, o governo brasileiro possui papel essencial em relação a essa questão social. No passado, os grandes governantes, à exemplo de Carlos Magno e seu renascimento carolíngio, estimulavam a educação, pois sabiam que pessoas instruídas e desenvolvimento estão interligados. Entretanto, no Brasil, grande parte das autoridades não estimulam o ensino nas escolas tendo-a como pauta secundária, como é o caso de materiais escolares abstratos com baixa qualidade e os cortes de verbas em pesquisas. Portanto, nota-se que a população brasileira, por vezes, repercute os seus representantes.

Com base nisto, há a necessidade de algumas medidas para mitigar o problema, dentre elas, a melhoria do plano educacional proposto pelo MEC por meio de, além de aulas convencionais, os alunos terem a oportunidade de se aprofundar em assuntos com os quais mais se identificam. Desta maneira, suas habilidades podem ser exploradas e posteriormente, aplicadas em empregos fornecidos pelas escolas e empresas com parceria governamental durante a formação escolar. Só assim, a evasão na educação pode ser reduzida.

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5 Correções

  1. 1: 160
    2: 200
    3: 200
    4: 200
    5: 200
    Total: 960
    Muito bem escrita a redação, bom repertório, pode chegar a 1000 porém um professor muito gramatical tiraria alguns pontos.
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    Errinhos: ciclo vicioso, notório, virgulas no ultimo paragrafo.
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  2. Ótima redação bem escrita,trazendo alusões históricas para enriquecer seu texto seguindo as 5 competências que a redação pede trazendo argumentos firmes e ao mesmo tempo trazendo uma escrita autoral e sem muitos erros ortográficos está ótimo!!!
    Competência1
    160
    Competência 2
    200
    Competência 3
    200
    Competência 4
    200
    Competência 5
    200

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  3. Olá, primeiramente parabéns pela redação!
    Vamos à correção:

    C1 – Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita: 160 Pontos
    C2 – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos
    C3 – Coerência Textual: 160 Pontos
    C4 – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção da argumentação : 160 Pontos
    C5 – Proposta de Intervenção: 160 Pontos

    Nota Final: 840

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  4. Olá!
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160 (Seria interessante que você colocasse uma prévia de seus argumentos na Introdução).
    C4: 160 (Apesar de ter uma quantidade boa de conectivos e pucas repetições, você não colocou os dois conectivos iniciais nos 2 parágrafos de desenvolvimento, o que é fundamental para os 200 nessa competência).
    C5:200
    Nota Final:880
    Sua redação está maravilhosa, mas sempre dá para melhorar.❤

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  5. C1: 160
    Não tenho certeza se isso pode ser considerado um erro, entretanto acho que seria mais interessante escrever “falta de estrutura familiar” ou “falha na estrutura familiar” ao invés de “desestrutura familiar”. Outro ponto é a parte “Todo esse panorama além de influenciar a permanência do aluno na escola” nesse caso o certo não seria que esse panorama influencia a NÃO permanência do aluno na escola?
    C2: 160
    A estrutura tá boa mas o primeiro parágrafo ficou confuso no final
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 760
    * “meio de, além de” essa parte também ficou um pouco esquisita
    * “aplicadas em empregos fornecidos pelas escolas e empresas com parceria governamental durante a formação escolar” aqui também ficou levemente confuso

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