evasão escolar no Brasil

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         Caracterizada pelo abandono dos estudos, percebe-se que está cada vez mais presente a evasão escolar no Brasil. Todos os anos milhares de jovens deixam de estudar em razão de inúmeros fatores, sejam eles sociais culturais ou socioeconômicos, podendo consequentemente prejudica-las no futuro devido a pouca base escolar.

      Dentre os motivos cabe destacar a gravidez na adolescência já que torna-se difícil conciliar os estudos e a gestação. Além disso, a falta de transporte para aqueles que vivem em locais de difícil acesso por exemplo: as zonas rurais. O desinteresse também é um dos fatores da evasão escolar, pois muitos estudantes ausentam-se a fim de conseguirem um emprego, porém muitas vezes sem sucesso, visto que o mercado costuma exigir uma boa formação acadêmica

     Outrossim é a violência extrema, que dificulta a permanência de diversos jovens no ambiente escolar, sendo na maioria das vezes uma porta de entrada para o envolvimento com drogas, álcool e a criminalidade. Ademais a falta de infraestrutura nas instituições de ensino é outro problema já que não existe material didático suficiente ou de qualidade em diversas escolas brasileiras, as péssimas condições desses ambientes junto com a falta de educadores capacitados acaba sendo algo desmotivador para os alunos sendo mais um motivo da evasão escolar

Em virtude dos fatos expostos, é necessário que os estados priorizem tais instituições, com a disponibilização de verbas para a melhoria e a construção de escolas. É essencial que os docentes sejam capacitados para dar suporte e atenção de forma ativa aos alunos, principalmente aqueles que estão voltando a estudar por meio do EJA. Além disso as escolas poderiam implementar atividades extracurriculares como: cursos de idiomas, música, dança, atividades esportivas, etc a fim de incentivar estes estudantes a permanecerem no âmbito escolar.

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6 Correções

  1. Competência l (120): Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    -Existem alguns erros de vírgula, concordância e crase. Revise esses assuntos, para que a sua nota seja alavancada.
    Competência ll (120): A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Você compreendeu o tema, mas,Infelizmente, não trouxe repertórios socioculturais para fundamentar os seus argumentos, deixando-os previsíveis. Sendo assim, traga argumentos baseados no seu conhecimento de mundo (dados estatísticos, obras cinematográficas e literárias, filósofos, sociólogos,etc) e relacione-os com a discussão que está sendo feita na sua dissertação.
    Competência lll (120): A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação. Infelizmente, você não trouxe teses explícitas na introdução para guiar o leitor Além disso, faltou progressão de ideias nos desenvolvimentos, pois a estrutura está confusa. Segue ela:
    Tópico-frasal > Justificativa > Exemplificação > Desfecho
    Competência IV (160): Articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repetição de conectivo.
    – Você repetiu o conectivo “Além disso” e “a fim de “duas vezes durante o texto, o que limita o seu repertório coesivo.
    Competência V (120): A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?), a ação (o que deve ser feito?), o modo/meio (como deve ser feito?, o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos.
    – Primeira proposta: Falta o agente e a finalidade
    – Segunda proposta: Falta o modo/meio e o detalhamento
    Nota final: 640

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  2. Olá, tudo bem?
    Tese: A tese poderia estar mais complementada, talvez com uma citação ou alguma alusão histórica.
    Desenvol.1: Notei que no desenvolvimento, você colocou algumas causas, mas só ficou por ai… seria interessante colocar no máximo duas e dentro delas, explicasse de forma mais detalhada, trazendo para a banca o seu ponto de vista. Obs: Sempre mantendo a imparcialidade.
    Desenvol.2: Talita, passa a observar a pontuação do texto, nos vestibulares cobram bastante a pontuação, mas o parágrafo em si está legal.
    Propost. de Intervenção: Está legal também, mas busca a retomar o texto de forma clara nesse parágrafo.
    Nota: 520

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  3. 1ª competência – Domínio da escrita padrão da língua portuguesa (160)
    2ª competência – Compreensão do tema proposto (200)
    3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informa-ções, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (160)
    4ª Competência – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (160)
    5ª Competência – Proposta de intervenção que resolva a problemática do tema com respeito aos direitos humanos. (160)

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  4. -Não consegui indentificar seu posicionamento sobre o tema;
    – Eu sou muito lerda e não entendi a relação da violência com a permanência dos jovens na escola, acho que poderia ser um pouco mais detalhada essa parte;
    – Eu acho bom colocar uma referência (de um livro, por exemplo) pra dá uma enriquecida;
    – Achei seu texto bem abrangente falando sobre os vários problemas que causam a evasão escolar no Brasil.
    Achei mt bom seu texto. Espero que melhore cada vez mais, boa sorte!

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  5. Você escreve muito bem,entretanto seus argumentos ficaram muito supercificiais,muito mais do mesmo,entende?.O texto embora fluido fica repetitivo.Procure ser mais expressivo e se posicionar de maneira clara e objetiva.Outra coisa,use mais conectivos.Fora esses detalhes,sua escrita é boa e não possui erros de português.Boa sorte na proxima!

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  6. Achei a exposição de fatos interessante, se enquadra bem no tema. Porém, não houve quase nenhuma argumentação, tornando o texto basicamente expositivo. Atente-se a isso. Você fez um emaranhado de possíveis fatores que tornam a evasão escolar uma realidade, mas não argumentou sobre.
    A fluidez do texto está excelente, conectivos e língua portuguesa bem trabalhados, e não notei nenhum erro tanto de regência quanto pontuação, dois pontos importantes na avaliação.
    No mais, é isso. Procure articular seu embasamento com a sua “opinião”.

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