Caracterizada pelo abandono dos estudos, percebe-se que está cada vez mais presente a evasão escolar no Brasil. Todos os anos milhares de jovens deixam de estudar em razão de inúmeros fatores, sejam eles sociais culturais ou socioeconômicos, podendo consequentemente prejudica-las no futuro devido a pouca base escolar.
Dentre os motivos cabe destacar a gravidez na adolescência já que torna-se difícil conciliar os estudos e a gestação. Além disso, a falta de transporte para aqueles que vivem em locais de difícil acesso por exemplo: as zonas rurais. O desinteresse também é um dos fatores da evasão escolar, pois muitos estudantes ausentam-se a fim de conseguirem um emprego, porém muitas vezes sem sucesso, visto que o mercado costuma exigir uma boa formação acadêmica
Outrossim é a violência extrema, que dificulta a permanência de diversos jovens no ambiente escolar, sendo na maioria das vezes uma porta de entrada para o envolvimento com drogas, álcool e a criminalidade. Ademais a falta de infraestrutura nas instituições de ensino é outro problema já que não existe material didático suficiente ou de qualidade em diversas escolas brasileiras, as péssimas condições desses ambientes junto com a falta de educadores capacitados acaba sendo algo desmotivador para os alunos sendo mais um motivo da evasão escolar
Em virtude dos fatos expostos, é necessário que os estados priorizem tais instituições, com a disponibilização de verbas para a melhoria e a construção de escolas. É essencial que os docentes sejam capacitados para dar suporte e atenção de forma ativa aos alunos, principalmente aqueles que estão voltando a estudar por meio do EJA. Além disso as escolas poderiam implementar atividades extracurriculares como: cursos de idiomas, música, dança, atividades esportivas, etc a fim de incentivar estes estudantes a permanecerem no âmbito escolar.
Jobson
Competência l (120): Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
-Existem alguns erros de vírgula, concordância e crase. Revise esses assuntos, para que a sua nota seja alavancada.
Competência ll (120): A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Você compreendeu o tema, mas,Infelizmente, não trouxe repertórios socioculturais para fundamentar os seus argumentos, deixando-os previsíveis. Sendo assim, traga argumentos baseados no seu conhecimento de mundo (dados estatísticos, obras cinematográficas e literárias, filósofos, sociólogos,etc) e relacione-os com a discussão que está sendo feita na sua dissertação.
Competência lll (120): A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição. Seus argumentos devem conversar entre si e devem ser desenvolvidos na sua dissertação. Infelizmente, você não trouxe teses explícitas na introdução para guiar o leitor Além disso, faltou progressão de ideias nos desenvolvimentos, pois a estrutura está confusa. Segue ela:
Tópico-frasal > Justificativa > Exemplificação > Desfecho
Competência IV (160): Articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repetição de conectivo.
– Você repetiu o conectivo “Além disso” e “a fim de “duas vezes durante o texto, o que limita o seu repertório coesivo.
Competência V (120): A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?), a ação (o que deve ser feito?), o modo/meio (como deve ser feito?, o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos.
– Primeira proposta: Falta o agente e a finalidade
– Segunda proposta: Falta o modo/meio e o detalhamento
Nota final: 640
Cebruth6
Olá, tudo bem?
Tese: A tese poderia estar mais complementada, talvez com uma citação ou alguma alusão histórica.
Desenvol.1: Notei que no desenvolvimento, você colocou algumas causas, mas só ficou por ai… seria interessante colocar no máximo duas e dentro delas, explicasse de forma mais detalhada, trazendo para a banca o seu ponto de vista. Obs: Sempre mantendo a imparcialidade.
Desenvol.2: Talita, passa a observar a pontuação do texto, nos vestibulares cobram bastante a pontuação, mas o parágrafo em si está legal.
Propost. de Intervenção: Está legal também, mas busca a retomar o texto de forma clara nesse parágrafo.
Nota: 520
Julia_Rafaella
1ª competência – Domínio da escrita padrão da língua portuguesa (160)
2ª competência – Compreensão do tema proposto (200)
3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informa-ções, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (160)
4ª Competência – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (160)
5ª Competência – Proposta de intervenção que resolva a problemática do tema com respeito aos direitos humanos. (160)
Behlxc
-Não consegui indentificar seu posicionamento sobre o tema;
– Eu sou muito lerda e não entendi a relação da violência com a permanência dos jovens na escola, acho que poderia ser um pouco mais detalhada essa parte;
– Eu acho bom colocar uma referência (de um livro, por exemplo) pra dá uma enriquecida;
– Achei seu texto bem abrangente falando sobre os vários problemas que causam a evasão escolar no Brasil.
Achei mt bom seu texto. Espero que melhore cada vez mais, boa sorte!
Marjorie2783
Você escreve muito bem,entretanto seus argumentos ficaram muito supercificiais,muito mais do mesmo,entende?.O texto embora fluido fica repetitivo.Procure ser mais expressivo e se posicionar de maneira clara e objetiva.Outra coisa,use mais conectivos.Fora esses detalhes,sua escrita é boa e não possui erros de português.Boa sorte na proxima!
carloscruz
Achei a exposição de fatos interessante, se enquadra bem no tema. Porém, não houve quase nenhuma argumentação, tornando o texto basicamente expositivo. Atente-se a isso. Você fez um emaranhado de possíveis fatores que tornam a evasão escolar uma realidade, mas não argumentou sobre.
A fluidez do texto está excelente, conectivos e língua portuguesa bem trabalhados, e não notei nenhum erro tanto de regência quanto pontuação, dois pontos importantes na avaliação.
No mais, é isso. Procure articular seu embasamento com a sua “opinião”.