Observa-se que no ano de 2018, quase 2.5 milhões de crianças e jovens estavam fora da escola, segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) . É uma quantidade preocupante, visto que isso pode acarretar problemas futuros aos indivíduos, e também para a sociedade.
A evasão escolar pode estar ligada a ausência de escolas, de pessoas qualificadas em determinado lugar, e de locomoção, principalmente nas áreas mais carentes das cidades. E, infelizmente, percebe-se com clareza a falta de cuidado, e até de respeito que o governo (e outras pessoas) tem para com estes, que são as que mais precisam de ajuda.
Já dizia Paulo Freire ” Se sozinha a educação não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. Vemos com isso a importância da educação na vida das pessoas, não somente a escolar, bem como a pessoal, com o próximo. Para assim, vivermos de bem com o nosso semelhante.
Decerto, sem ela, o número de jovens entrando na criminalidade irá aumentar, juntamente com os índices de violência e desemprego, que podem ser alarmantes, piorando ainda mais a vida em conjunto. Na novela “As aventuras de Poliana” rede SBT, é retratado o descaso de indivíduos de classes mais alta com aqueles da comunidade, onde muitos querem mudar de vida, e só precisam de ajuda, mas infelizmente não a tem, e acabam indo para o mundo do crime,
Portanto, cabe ao Ministério da Educação, junto com o da Cultura, promoverem campanhas de matrículas escolares, orientando os pais de sua importância, a criação de escolas em lugares afastados dos centros, e o auxílio transporte, para aqueles que moram longe das instituições. Com isso, estarão aumentando a quantidade de jovens e crianças tendo acesso a uma das coisas mais importantes da vida, a educação.
Obs: se puderem me dar uma nota, agradeço. :)
johnathan
Luiza Salvino, boa noite!
Na minha perspectiva a sua redação fugiu um pouco da estrutura padrão. Na estrutura padrão sua redação deve ter de 4 a cinco parágrafos que tenham entre 5 e 8 linhas cada um, visto que , a redação do ENEM tem no máximo 30 linhas. No primeiro parágrafo você deve dividi-lo em dois períodos: no primeiro período você deve apresentar a sua tese. Já no segundo período você deve apresentar 2 ou 3 argumentos que serão desenvolvidos no segundo e terceiro parágrafos, e no quarto ou quinto parágrafo será a sua conclusão. No parágrafo de conclusão você deve retomar o tema da sua tese e em seguida apresentar um projeto de intervenção mostrando como, quando e por quem sera feito.
* No seu parágrafo de introdução eu senti falta dos argumentos que seriam desenvolvidos no segundo e terceiro parágrafos.
* No seu parágrafo de conclusão eu senti falta da retomada da sua tese. A minha percepção é que você pulou direto para o projeto de intervenção.
Gostaria se possível o seu feed back sobre esta correção.
segue o link da cartilha de redação do ENEM com modelos de redação nota 1000 de exames anteriores, espero ter ajudado nos seus estudos.
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf
NOTAS:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; =160
2) Compreensão da proposta de redação; =160
3) Seleção e organização das informações; =80
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto =200
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais. = 120
NOTA FINAL: 720
LuizaSalvino
Olá, Johnathan. Muito obrigada, sua opinião foi muito importante. Realmente tenho um pouco de dificuldade nas introduções, em colocar a tese e argumentos, para depois desenvolve-los, inclusive em conectar os parágrafos, mas tento ao máximo escrever bem. Vou tentar melhorar nesses aspectos, espero que eu consiga. E obrigada também pela cartilha do Enem.