Estudante

Evasão escolar (ENEM)

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A Constituição Federal, promulgada em 1998, foi esboçada com o objetivo de delinear direitos básicos para a população. Entretanto, quando se observa o direito à educação não só como um princípio basilar, mas também como uma possibilidade de ascender socialmente, verifica-se que esse preceito é restrito aos documentos constitucionais e não são percebidos no cotidiano nacional, visto que a evasão escolar é uma realidade presente no Brasil. Nessa perspectiva, essa temática se deve à ineficiência estatal e à desigualdade social.

É imprescindível salientar, mormente, como a omissão do Governo fomenta a evasão escolar. Segundo o provérbio popularizado pelos quadrinhos do Homem Aranha escrito por Stan Lee – “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Contudo, a premissa de Lee não é aplicada na sociedade brasileira, uma vez que a máquina pública, mesmo demostrando alto poderio para atenuar impasses, mostra-se irresponsável ao não realizar ações que poderiam mitigar o abandono escolar, como a disponibilização de ônibus escolares aos estudantes que percorrem longas distâncias até a escola. Como consequência disso, mantém-se o quadro de ausência desses indivíduos no âmbito escolar. Dessa forma, é inadiável que o acesso à educação a esses estudantes seja alcançada, a partir de medidas governamentais.

Nota-se, outrossim, que a desigualdade social é outra problemática em relação à desistência dos estudos. Nesse panorama, a maioria dos estudantes desistem dos estudos para ajudar financeiramente os seus pais. Desse modo, assim como é retratado no filme “2 filhos de Francisco”, o qual mostra a vida de duas crianças que tiveram que abandonar a escola para ajudar o pai no trabalho, parte dos jovens brasileiros vivem essa situação. Isso acontece porque, aqueles que têm baixa renda ficam reféns do trabalho para dar melhores condições de vida para as suas famílias. Logo, a desigualdade estrutural do Brasil afeta os discentes.

Portanto, o Ministério da Educação, como importante autoridade na garantia da educação dos cidadãos brasileiros, deve ofertar e ampliar, em todo o território nacional, transportes escolares para áreas distantes das instituições de ensino, mediante o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, além de estabelecer a total gratuidade da posse da carteira de estudante para alunos comprovadamente de baixa renda, com o objetivo de tornar o ensino mais acessível para a população. Somado a isso, o Ministério do Trabalho pode, com o suporte do Ministério da Educação, expandir o Programa Jovem Aprendiz – programa que equilibra a grade curricular estudantil com estágios de meio período – a fim de evitar o abandono escolar e promover a entrada responsável e adequada ao setor laboral. Dessa maneira, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição, como realidade.

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2 Correções

  1. Olá, quanto tempo, tudo bem?

    Sua redação está excelente. PARABÉNS!

    Tentarei contribuir com parte de correção gramatical.

    Nesse sentido, somente dois pontos me chamaram a atenção, veja se faz sentido para você.

    Primeiro trecho: “é inadiável que o acesso à educação a esses estudantes seja alcançada”. Observei que fez uso do recurso da voz passiva analítica. Essa estrutura no entanto é formada pelo [sujeito paciente] + [ser + particípio] + [agente da passiva + preposição por]. Vejo que houve inversão da ordem, não sei se há problemas enquanto a isso. Mas no caso da preposição é obrigatório o uso do por. Eu usaria assim: é inadiável que o acesso à educação seja alcançada por esses estudantes. Já que [esses estudantes] é agente da passiva deve trazer a preposição [por].

    Segundo trecho: “Isso acontece porque, aqueles que têm baixa renda ficam reféns do trabalho para dar melhores condições de vida para as suas famílias”. A regência do verbo dar, quando bitransitivo é [Dar algo a alguém]. Existe outras possibilidades que faz uso do [para], mas não é bitransitivo. Eu colocaria assim: Isso acontece porque, aqueles que têm baixa renda ficam reféns do trabalho para dar melhores condições de vida às suas famílias. Utilizando a crase no as para marcar o uso da preposição a.

    https://www.conjugacao.com.br/regencia-do-verbo-dar/

    Espero que ajude!

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  2. Olá tudo bem? Espero que sim, vamos lá:
    Introdução: ótima introdução, o repertório esta de acordo com o tema e também tive facilidade em encontrar a tese e os dois pontos a serem discutidos ao longo da redação.
    Desenvolvimento: D1- parágrafo bem estruturado e com bons argumentos, possui tópico frasal, ampliação desse tópico e fundamentação com o repertório pertinente ao tema. D2- esse desenvolvimento esta bem coeso, apresenta argumentos que complementam todo o parágrafo dando uma sequencia nas informações. Além disso, como escrevi antes possui tópico frasal, ampliação do tópico e repertório relacionado ao tema.
    Conclusão: a sua conclusão esta completa: agente+ ação+ meio/modo+ efeito+ detalhamento.
    Comp. 1- Gramática: não encontrei erros recorrentes que afetem a sua nota. (obs: não sou muito boa com gramática!) 200
    Comp. 2- Repertório: utiliza ótimos repertórios, todos legitimados, pertinentes ao tema e com uso produtivo.200
    Comp. 3- Projeto de texto: o seu projeto de texto é muito bom, esta bem escrito e muito bem estruturado, você selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista . 200
    Comp. 4- Coerência: possui presença constante de elementos coesivos. (obs: nos parágrafos de desenvolvimento você inicia eles com “É imprescindível” e “Nota-se”, apesar de você ter usado os conectores depois, eu recomendo iniciar o parágrafo usando algum elemento coesivo como “em primeiro lugar” no caso do D1 e “ademais ou além disso” no D2, vai dar uma ideia de continuação para o seu texto, não quer dizer que a forma que escreveu esta errada até porque tem várias formas de escrever!!) 160
    Comp. 5- Proposta de intervenção: a sua proposta de intervenção esta completa, ou seja, com os cinco elementos válidos.200
    Total: 960
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, não sou profissional! Você possui um grande potencial, continue assim! :)
    Espero ter ajudado e bons estudos!!!

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