Iniciante

Evasão escolar em questão no Brasil.

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Segundo Arthur Lewis, economista britânico- “A educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”. Conquanto, tal prerrogativa não tem reverberado com ênfase quando se observa o aumento expressivo de casos de evasão escolar no Brasil. Diante desse panorama, faz-se imperiosa a análise de fatores que corroboram essa adversidade, tais como o descaso governamental e a prática de bullying nas escolas.

Em uma primeira análise, é necessário pontuar a negligencia estatal como empecilho para destrinchar tal problemática. A teoria das instituições zumbis, desenvolvida pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, conceitua a manutenção de entidades públicas pelo Estado, porém que não cumprem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, são observadas organizações de fins educativos que perecem pela precariedade e pelo baixo nível de escolaridade, as quais não asseguram educação de qualidade aos alunos, que por falta de opção e pela condição financeira desfavorável, se estabelecem nessas localidades ou, na maioria das vezes, as abandona. Logo, é fundamental instaurar ações que revertam esse quadro.

Ademais, vale ressaltar as práticas de isolamento social como impulsionadoras dessa barreira na sociedade. A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5 o direito de igualdade sem distinção de natureza como inerente a todo corpo social brasileiro. Acerca disso, no contexto hodierno, atos de bullying ganham espaço em debates, uma vez que ocasionam problemas mentais à pessoa injuriada, motivando até crimes de ódio, colocando em risco seu bem-estar e de quem a rodeia. Em um âmbito comunitário, o individuo que sofre tais ataques vê como única solução o afastamento da região onde esse problema persiste , nesse caso escolas ,gerando a evasão. Dessa forma, é inadmissível que esse óbice continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a carência de achar alternativas que esclareçam essa perspectiva. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação, órgão do Poder Executivo responsável pelos planos e ações educacionais no Brasil, fiscalize verbas destinadas ao investimento educacional e crie programas de incentivo e apoio psicológico aos alunos a fim de reduzir os números do abandono escolar e certificar a melhora do sistema de ensino nacional. Assim, se consolidará uma pedagogia valorizada e uma esfera coletiva bem direcionada, fazendo valer a pena todo investimento à educação, tal como afirma Lewis.

CORRIJAM COM BASE NO ENEM E SIMULEM NOTAS POR FAVOR!!!

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4 Correções

  1. Ótima redação. Sua citação direta na introdução de Arthur Lewis foi usada da forma correta e também foi bem relacionada com sua opinião trazendo a situação atual do Brasil com os problemas apresentados.

    Seus desenvolvimentos ficaram ótimos, haja visto que foram a expansão dos problemas ditos em sua introdução,sendo eles o descaso governamental e a prática do bullying nas escolas. A única coisa que me causou estranheza foi a frase ” Em uma primeira análise”.

    Sua conclusão foi bem relatada, evidenciado que o agente é o Ministério da educação e a ação é fiscalizar e criar programas. Porém quando vemos no modo que isso é feito parece que você generaliza algum plano que o Estado tenha , logo deixando vago o planejamento da ação. O detalhamento ficou ok , não ficou carente de informações e a finalidade proposta foi bem clara.

    C1 200
    C2 200
    C3 180
    C4 180
    C5 160

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  2. A redação tem variedades de conectivos que é ótima para uma redação, trouxe repertório que aperfeiçoa e enriquece ainda mais, ao meu ver, deveria incluir um espaço nos parágrafos de cada. Utilizou o Agente Social mas, deveria específicar quais são esses programas de incentivo. Com tudo, sua redação está bem elaborada e objetiva.

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  3. Introdução: Sua redação foi bem trabalhada. Eu adorei a forma que você trouxe a citação de Arthur Lewis, encaixou perfeitamente na sua introdução.

    Desenvolvimento: Ficou muito claro e coerente. Rica em relação a embasamento, trouxe dois nomes importantes, e soube trabalhar muito bem essas fontes.

    Conclusão: Quais são esses programas que podem ajudar nesse processo?

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  4. Introdução: Você usou uma citação, contudo acredito que você poderia escrever com suas palavras o que o autor disse. Um vez que o corretor quase nunca vai verificar se a frase está realmente certa, ou seja podera descontar pontos seus por bobeira.
    No geral, a sua introdução está bem elaborada, gostei bastante.
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    Desenvolvimento: Bem elaborado
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    Conclusão: Você alega que o governo deveria elaborar propragandas, mas quais?
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    C1: 180
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 160

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