Segundo Paulo Freire – educador brasileiro –”Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, esta frase mostra o quão importante é a educação no meio social e que sem ela a sociedade não avança. Isso é o que muito se percebe nos dias atuais, o quanto a evasão escolar e a falta de estudos podem afetar a população.
Em primeiro plano, uma pesquisa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) feita em 2018 aponta que 3,5 milhões de estudantes abandonaram os estudos ou reprovaram no Brasil. Nos primeiros ano de ensino, as principais causas são a distância associada a falta de transporte escolar. Já no ensino médio, a falta de interesse, gravidez na adolescência ou trabalho infantil passam a ser as principais razões.
Em segundo plano, convém lembrar que essa problemática causa duras consequências na vida dos estudantes; entrar no mercado de trabalho torna-se uma tarefa difícil, além da qualidade dos serviços prestados que é nivelada por baixo, tal como a renumeração.
Dessa maneira, para tentar resolver este estorvo seria necessário que o Governo, juntamente com o Mec (Ministério da Educação) investissem em palestras sobre a importância dos estudos, melhorasse os transportes escolares e também que a própria família incentivasse e apoiasse o aluno, solucionando assim o problema.
Gostaria que me dessem uma nota de acordo com as competências cobradas no Enem.
Ingridvarela
Olá!
Foi interessante você citar Paulo Freire, entretanto, o primeiro parágrafo em geral não está muito claro. A tese durante toda a redação não está muito evidente.
Invista mais em conectivos, isso agrega bastante.
* É necessário também que você contextualize todos os dados/citações que você coloca na redação, para que tenha sentido.
Na conclusão, é fundamental que você seja muito detalhada.