Criado como um ambiente de alto nível educacional, aumento da aprendizagem e o favorecimento de uma relação social mais ampla, mediante a sociedade, a escola como é caracterizada, favorece a todos e principalmente aos estudantes, o aumento e a curiosidade de aprender mais sobre a vida. No entanto, devido a uma desigualdade financeira, desmotivação familiar e social , dentre outros motivos, muitos estudantes principalmente do ensino médio, tem provocado uma evasão escolar. Esse problema infelizmente está presente, e é comum no Brasil.
Em seguida, caracteriza-se com evasão escolar, o ato de abandonar o ensino, em decorrência de motivos familiares, ou social. As causas variam de acordo com o nível de ensino , no ensino infantil, Escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda doenças e/ou dificuldades financeira , são esses as principais causas da evasão escolar, que segundo dados do Ministério da Educação , representa cerca de 25% da realidade Brasileira.
Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola são motivos mais frequentes alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos próprios alunos no Ensino Médio, afirma dados de pesquisas realizadas pelo IBGE (O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) , ou seja o aspecto social é representado como um enorme peso nessa questão. A dificuldade para chegar a escola, e a falta de um melhor preparo mental para vencer o bullying , acabam por sua vez aumentando o nível de abandono escolar.
Contudo, é dever da Escola e também do Ministério da Educação , a elaboração e a divulgação de projetos que visem vencer esse grande desafio juntamente com os estudantes. A divulgação dos projetos, seria feita através das redes sociais e do ambiente escolar, contando com a presença e o apoio de professores, pais , Gestão Escolar e psicólogos, vindo com o objetivo, diminuir o abandono escolar no meio dos estudantes. Dessa forma, surgiria como um grande efeito a motivação ampliada através do ambiente escolar, aumentando assim, o interesse e a disposição dos estudantes a voltarem para a escola.
Joaobarbosa20
Pra mim a correção do david ta show.
– tu contextualizou bem, mas sugiro que use um repertorio
– problematização boa
– Não expõe bem claro os argumentos.
Sugestão de reescrita: ( talvez não tenha ficado bom, mas é só pra te dar uma noção)
A partir da Revolução Francesa – com os ideias de liberdade, igualdade e fraternidade – foram criadas instituições públicas com o intuito de democratizar o ensino. No entanto, na atualidade brasileira, percebe-se que o ensino de qualidade se mantém restrito à elite, o que além de representar grave problema para o aprendizado de toda a população, impulsiona a evasão escolar. Logo, tanto as desigualdades sociais quanto a desmotivação familiar colaboram para o abandono escolar de diversos estudantes.
Desenvolvimento:
– Cara, entenda os desenvolvimentos como um texto mesmo, tipo, com inicio, meio e fim
– Inicio: comece com um tópico frasal sobre o argumento que você vai utilizar
– Utilize algum repertorio que tenha a ver com o seu argumento e com o tema
– relacione o repertorio com o tema
– conclua com uma reflexão critica
exemplo besta:
Em primeiro plano, é preciso considerar que as disparidades sociais e financeiras corroboram para o abandono escola dos estudantes. Nesse sentido, segundo fulano de tal …. etc, etc. Ocorre que, a concepção de fulano de tal se relaciona com o contexto de evasão escolar no Brasil, tendo em vista que muitos alunos tem a necessidade de contribuir financeiramente dentro de casa e abandonam a escola. Logo, enquanto as desigualdades forem a realidade, muitos alunos estão suscetiveis a evasão escolar.
David017
Olá! Percebi que sua redação não segue muito bem a estrutura dissertativa, sugiro que veja exemplos de redações nota 1000 e aulas no youtube pra pegar a estrutura.
C1 – 40
Muitos erros gramaticais:
“relação social mais ampla, (vírgula incorreta) mediante a sociedade, a escola como é caracterizada, (vírgula incorreta) favorece…”
“muitos estudantes (vírgula) principalmente do ensino médio,..”
“caracteriza-se com (como) evasão escolar, (vírgula incorreta) o ato de abandonar o ensino, em decorrência de motivos familiares, (vírgula incorreta) ou social (sociais). As causas variam de acordo com o nível de ensino (ponto e vírgula) no ensino infantil, Escola (escola) distante de casa, falta de transporte escolar, não ter (um) adulto que leve até a escola, falta de interesse e (ou) ainda doenças e/ou dificuldades financeira(s) , são esses as (estão entre as) principais causas da evasão escolar, que (vírgula devia estar aqui) segundo dados do Ministério da Educação , representa cerca de 25% da realidade Brasileira.”
“Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e (ou) proibição dos (por parte dos) pais de ir à escola são (os) motivos mais frequentes alegados pelos pais a partir dos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e pelos próprios alunos no Ensino Médio, afirma(m) dados de pesquisas realizadas pelo IBGE (O (sem o O) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) , ou seja (vírgula) o aspecto social é representado como um enorme peso nessa questão. A dificuldade para chegar a (à) escola, (vírgula incorreta) e a falta de um melhor preparo mental para vencer o bullying , (vírgula incorreta) acabam por sua vez aumentando o nível de abandono escolar.”
“Contudo, (palavra usada incorretamente, pois significa negação. Use ‘portanto’) é dever da Escola e também do Ministério da Educação , (vírgula incorreta) a elaboração e a divulgação de projetos que visem vencer esse grande desafio (vírgula) juntamente com os estudantes. A divulgação dos projetos, (vírgula incorreta) seria feita..”
C2 – 80
Você trouxe dados legitimados mas não fez uso produtivo deles (explico abaixo).
C3 – 80
O seu tema parece que foi “as causa da evasão escolar”, porque foi a única coisa que você trouxe. Não é uma reportagem, onde você só tem que trazer os fatos e acabou. Discorra sobre eles, diga o que causa a pobreza que causa a desigualdade, diga quais são as consequências da evasão escolar, mentalmente e financeiramente. Nos dois desenvolvimentos você só trouxe um monte de causas do problema sem explicar nenhum deles; o corretor pode achar isso em qualquer site de notícias. Deveria trazer sim as causas mas explicá-las: o que causa o desinteresse escolar, por exemplo? Você não deu um tema pra cada parágrafo: todos falaram só das causas em geral, sem aprofundar em nada.
C4 – 120
“Em seguida” e “Contudo” foram utilizados incorretamente. Prefira “Em primeira análise; em primeiro plano”, e “Portanto, assim sendo”.
C5 – 160
Sua proposta foi boa mas faltou detalhar do que os projetos tratariam (mostrariam a importância da escola? As consequências da evasão?)
Aconselho muito que leia redações nota 1000 e veja a estrutura de uma redação; evite só ficar jogando argumentos sem explicar nada, a redação não é pra ser uma reportagem mas é pra você debater, dizer o que acha; tente trazer frases de autoridades também.