De acordo com o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, é de se concordar que tal analogia afirma que a educação convém a todo ser humano uma necessidade básica, o qual há de se ver que nação é meramente efetivada na nação atual. Logo, convém analisar a problemática em si, que tem como maiores motivadores a má qualidade do ensino e a falta de investimento nas instituições.
A priori, é válido destacar que a má qualidade do ensino colabora com esse cenário, uma vez que os poucos projetos extracurriculares em conjunto com a pressão escolar e as baixas notas alcançadas são o bastante para diminuir o interesse dos estudantes pela escola. Segundo Paulo Freire, ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria construção, tal qual explica o educador em seu conceito de Educação Libertadora, o qual, explica ele, estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender. Sob esse viés, é possível depreender que a oferta do Ensino Bancário pelos professores não garante a qualidade da aprendizagem pelos jovens.
Ademais, é imperioso apontar a insuficiência na inversão de capital nas instituições como o impulsionador da questão, haja vista a falta de escolas em lugares de difícil acesso, tais como áreas rurais e periferias, e a precariedade nos elementos dos prédios. Conforme defendido pelo economista britânico Sir Arthur Lewis, “a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”, todavia, é fato que tal afirmativa não pode ser aplicada em relação à realidade brasileira, visto que a pouca verba investida no setor educacional não garante que as obras nos prédios escolares sejam realizadas. Diante de tal exposto, é inegável afirmar que o artigo 6° da Constituição Federal, que prevê o direito à educação a todos os cidadãos, tem sido insuficientemente efetivado na nação verde-amarela por causa da ineficácia governamental no setor da educação.
Mediante referido, totaliza-se que a evasão escolar tem se promovido perante ao ensino de banca ofertado e a carência de verbas investidas nas instituições públicas. Portanto, é mister que o Ministério da Economia, por meio da aplicação e distribuição de verbas governamentais nos estados, faça e realize um plano de reformas e construção de escolas em áreas rurais e periferias, a fim de levar a educação à lugares de difícil acesso. Logo depois, o Ministério da Educação deve criar um plano de estudos motivadores, o qual deverá ser usado no período de aula, com o intuito de aumentar o interesse dos alunos. Assim, será possível tornar a analogia de Freire meramente efetivada na sociedade brasileira.
Anarim
Obs.:
1 – Mesma coisa do d1, aconselho a fazer um tópico frasal
menor.
2- Aconselho colocar um ponto final e iniciar com letra
maiúscula.
3- Período muito grande, o tamanho ideal é de até 4 linhas no máximo. Por isso, aconselhei a colocar um ponto
final depois do repertório de embasamento. – Também aconselho a fazer um encerramento do parágrafo.
– Você tem que usar as palavras-chaves do tema no decorrer do texto, se não usa, demonstra que não entendeu a temática. Eu sei que você entendeu, mas você precisa citar as palavras principais do tema, nesse caso, é “evasão”.
Paulo123Silva
Olá .
Observando a sua introdução convém destacar que o escopo da mesma está um pouco confuso, extenso em que se percebe a necessidade de inserir informações as quais seriam convenientes abordá-las melhor no desenvolvimento. Isso você soube fazer com maestria, haja vista que no desenvolvimento suas ideias vão ao encontro proposital da temática da Evasão.
Seu conhecimento sobre autores também é interessante e você faz isso muito bem ao relacionar sua opinião trazendo o educador Paulo Freire para a comunhão convergente de pensamento que incidem na reflexão.
Sua conclusão ficou um pouco aquém diante do desenvolvimento o qual você expôs. Isso porque diante de tais considerações no desenvolvimento, se tende a esperar inovação na conclusão. Digo, ao citar MEC E ME. No geral sua redação encontra-se em um patamar bastante elaborado, que precisa apenas de alguns retoques.
Brena27
Tudo bem? Tua redação tá mediana, mas tem capacidade de fazer melhor!
Vamos lá:
Tua introdução ficou um pouco confusa, ela não foi clara!
Então isso já vou um ponto negativo.
Também não deixou a problemática explícita!
Ponto negativo tbm!
Porém, você apresentou os 2 argumentos a se detalhar no desenvolvimento
Por isso levou ponto positivo!
No teu 1 parágrafo de desenvolvimento
Presta atenção na definição de MAS E MAIS
Parte também ficou confusa, além da repetição do Paulo Freire!
No teu 2 parágrafo
Foi PERFEITO!
Parabéns!
Na tua conclusão poderia ter explorado muito mais!
E tenha ideias próprias, saia só MEC!
BOA SORTE!
meme
Critérios Enem
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
Bom.
Compreensão da proposta de redação. …
Bom.
Seleção e organização das informações. …
Regular. Faltou introdução, um primeiro parágrafo que apresentasse a idéia geral.
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
Bom.
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos…
Regular. É cilada achar que toda medida estatal respeitará os direitos humanos, como se colocasse todo mundo num campo de concentração do Ministério da Educação e impusessem mais leis, resolveria todos os problemas do mundo…
Suenia96
Introdução:
De acordo com o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, é de se concordar que tal analogia afirma que a educação convém a todo ser humano uma necessidade básica, o qual há de se ver que nação é meramente efetivada na nação atual. [1] Logo, convém analisar a problemática em si, que tem como maiores motivadores a má qualidade do ensino e a falta de investimento nas instituições.
Obs.:
1 – Cadê a apresentação do tema? Ela tem que estar aqui, na transição, se você não apresenta, perde pontos na C2.
Sugestão: Nesse sentido, é de se concordar que tal analogia afirma que a educação convém a todo ser humano uma necessidade básica, o qual há de se ver que nação é meramente efetivada na nação atual, no entanto, isso não é exercido na prática, visto que a evasão escolar é desafio na contemporaneidade.
Desenvolvimento 01:
A priori, é válido destacar que a má qualidade do ensino colabora com esse cenário, uma vez que os poucos projetos extracurriculares [1] em conjunto com a pressão escolar e as baixas notas alcançadas [2] são o bastante para diminuir o interesse dos estudantes pela escola. [3] Segundo Paulo Freire, ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria construção, tal qual explica o educador em seu conceito de Educação Libertadora, o qual, explica ele, estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender. Sob esse viés, é possível depreender que a oferta do Ensino Bancário [4] pelos professores não garante a qualidade da aprendizagem pelos jovens.
1 e 2 – Ausência de vírgulas, pois trata-se de aposto.
3 – Aconselho a fazer o tópico frasal mais pequeno, no máximo, em 2 linhas.
4 – As iniciais são minúsculas.
Projeto Redação
Introdução:
De acordo com o educador brasileiro Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, é de se concordar que tal analogia afirma que a educação convém a todo ser humano uma necessidade básica, o qual há de se ver que nação é meramente efetivada na nação atual. [1] Logo, convém analisar a problemática em si, que tem como maiores motivadores a má qualidade do ensino e a falta de investimento nas instituições.
Obs.:
1 – Cadê a apresentação do tema? Ela tem que estar aqui, na transição, se você não apresenta, perde pontos na C2.
Sugestão: Nesse sentido, é de se concordar que tal analogia afirma que a educação convém a todo ser humano uma necessidade básica, o qual há de se ver que nação é meramente efetivada na nação atual, no entanto, isso não é exercido na prática, visto que a evasão escolar é desafio na contemporaneidade.
Desenvolvimento 01:
A priori, é válido destacar que a má qualidade do ensino colabora com esse cenário, uma vez que os poucos projetos extracurriculares [1] em conjunto com a pressão escolar e as baixas notas alcançadas [2] são o bastante para diminuir o interesse dos estudantes pela escola. [3] Segundo Paulo Freire, ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria construção, tal qual explica o educador em seu conceito de Educação Libertadora, o qual, explica ele, estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender. Sob esse viés, é possível depreender que a oferta do Ensino Bancário [4] pelos professores não garante a qualidade da aprendizagem pelos jovens.
Obs.:
1 e 2 – Ausência de vírgulas, pois trata-se de aposto.
3 – Aconselho a fazer o tópico frasal mais pequeno, no máximo, em 2 linhas.
4 – As iniciais são minúsculas.
– Onde entra a questão da evasão escolar??? Se você não cita as palavras do texto mostra que não entendeu a proposta.
– Também aconselho a diminuir o tamanho do seu repertório, pois as partes maiores sempre são o da sua argumentação.
– Também aconselho a fazer o encerramento do parágrafo, ele sempre é iniciado com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, logo, assim…
Desenvolvimento 02:
Ademais, é imperioso apontar a insuficiência na inversão de capital nas instituições como o impulsionador da questão, haja vista a falta de escolas em lugares de difícil acesso, tais como áreas rurais e periferias, e a precariedade nos elementos dos prédios. [1] Conforme defendido pelo economista britânico Sir Arthur Lewis, “a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”, [2] todavia, é fato que tal afirmativa não pode ser aplicada em relação à realidade brasileira, visto que a pouca verba investida no setor educacional não garante que as obras nos prédios escolares sejam realizadas. [3] Diante de tal exposto, é inegável afirmar que o artigo 6° da Constituição Federal, que prevê o direito à educação a todos os cidadãos, tem sido insuficientemente efetivado na nação verde-amarela por causa da ineficácia governamental no setor da educação.
Obs.:
1 – Mesma coisa do d1, aconselho a fazer um tópico frasal menor.
2 – Aconselho colocar um ponto final e iniciar com letra maiúscula.
3 – Período muito grande, o tamanho ideal é de até 4 linhas no máximo. Por isso, aconselhei a colocar um ponto final depois do repertório de embasamento.
– Também aconselho a fazer um encerramento do parágrafo.
– Você tem que usar as palavras-chaves do tema no decorrer do texto, se não usa, demonstra que não entendeu a temática. Eu sei que você entendeu, mas você precisa citar as palavras principais do tema, nesse caso, é “evasão”.
Conclusão:
Mediante referido, totaliza-se que a evasão escolar tem se promovido perante ao ensino de banca ofertado e a carência de verbas investidas nas instituições públicas. Portanto, é mister que o Ministério da Economia, por meio da aplicação e distribuição de verbas governamentais nos estados, faça e realize um plano de reformas e construção [1] de escolas em áreas rurais e periferias, a fim de levar a educação à lugares de difícil acesso. Logo depois, o Ministério da Educação deve criar um plano de estudos motivadores, o qual deverá ser usado no período de aula, com o intuito de aumentar o interesse dos alunos. Assim, será possível tornar a analogia de Freire meramente efetivada na sociedade brasileira.
Obs.:
1 – Construções, pois sua frase está no plural.
– Aconselho a não fazer duas propostas de intervenção, pois não é mais obrigatório. Então, foque só apenas em uma e detalhe ao máximo.
– As duas propostas faltam o detalhamento. Explique como irá acontecer essas reformas.
Nota:
c1: 160
c2: 160
c3: 160
c4: 200
c5: 160
Total: 840