É de conhecimento geral que muitos jovens largam a escola, afim de procurar empregos para ajudar a família, que na maioria das vezes são da faixa etária de 14 a 18 anos, ou até por falta de interesse no âmbito. Tendo em vista que o pior de tudo é passar por necessidades, muitas crianças acabam entrando em roubos e tráficos para conseguirem dinheiro de alguma forma que seja mais prejudicial possível. É necessário sanar esses problemas alarmantes de forma coerente e sensata, criando medidas com bons resultados, que deem um fim nessa causa.
Por certo, a condição financeira influência na evasão escolar. Para ilustrar, segundo o estudo Aprendizagem em Foco, quanto maior a renda, mais os estudantes avançam nos estudos. Deste modo, os alunos com renda baixa substituem a escola por um trabalho remunerado. Com isso, eles não conseguem se qualificar para as necessidades do mercado e, por conseguinte, se sujeitam a condições precárias. Além disso, já que não estão qualificados, possuem dificuldade para conseguir um emprego, o que pode levá-los à criminalidade.
É preciso ressaltar que a população brasileira, principalmente a de baixa renda, não enxerga a educação como fonte de mudança para uma vida melhor. Isso ocorre devido a cultura de que o ensino (especialmente o superior) é para pessoas com maior poder aquisitivo. Os pais que possuem baixa renda, por exemplo, dirão ao filho que o mais importante é trabalhar para conseguir sobreviver, pois é disso que necessitam. Todavia, é importante que o jovem obtenha incentivo para perceber os benefícios do aprendizado.
Destarte, medidas devem ser tomadas para que o direito a educação seja assegurado a todos. Para isso é necessário que o Tribunal de Contas da União direcione o capital em suportes para locomoção e infraestrutura das escolas. Só assim a escola passará ser um lugar de mais interesse para o aluno, devendo buscar a incentivar o aluno a não deixar de estudar, trabalhando juntamente com a família para que não haja a evasão escolar.
MylennaAlmeida
Você acabou generalizando algum dos seus dados, sempre que fizer assim, tente comprovar.
Alguns termos que você utilizou ficou meio grosseiro, faça sempre seu texto trazer um tom mais gentil. você deve dar seu ponto de vista mas sem deixar o leitor ofendido.
Poderia colocar mais citações, isso ajuda muito na pontuação do enem.
Sua ortografia é foi boa, pois não teve erro algum.
Você escreve bem, parabéns.
karenle
Não comece generalizando pode ser tirados pontos no ENEM. Comprove oq vc fala, você falou faixa etária tá mas onde vc viu isso?
Use mais conectivos, te ajuda.
Eu não consegui achar o meio na sua conclusão, utilize por meio de aí coloque ajuda mais.
Parabéns sua redação está boa, continue escrevendo você é capaz.
claratkm27
Oi, espero ajudar.
Seu texto está muito bom.
Notei algumas palavras que deixaram seu texto um pouco grosseiro e que poderiam ser substituídas por outras palavras deixando seu texto mais harmonioso.
Existem vários conectivos e estão sendo bem utilizados no texto.
Existe apenas uma citação, utilize mais citações e com isto você enriqueceria mais o seu texto.
A conclusão está boa e apresenta um agente que soluciona o problema.
Parabéns!
carolmfd
Boa tarde! Espero que esteja bem :)
Não sou muito boa corrigindo redações mas vou dar minha opnião:
Gostei bastante dos seus argumentos e posicionamentos, só tome mais cuidado na parte da comprovação, como já falaram nos comentários. Além disso, a conclusão está ótima, só precisa destacar melhor os elementos, alguns conectivos ajudam nessa parte, não achei o meio e a finalidade pode ficar subentendida dependendo do corretor.
Conectivos bons para o destaque:
– Finalidade: Dessa forma, será possível alcançar o objetivo principal ; Afim de; Com a finalidade de
– Meio: por meio; por intermédio
Espero ter ajudado, sucesso <3