Evasão escolar e a realidade brasileira

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A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6° o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se destacado com ênfase quando se observa o número de crianças e jovens que não frequentam as escolas no Brasil. Nesse contexto, as principais causas é a negligência governamental e a situação financeira dessas famílias.
A princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de estudantes nas escolas, visto que, muitos não frequentam por morar longe, geralmente no interior da cidade e/ou não possuir transporte para se locomover até a unidade escolar. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos como a educação.
  Ademais, é fundamental destacar uma pesquisa realizada pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde aponta que a evasão escolar é causada, em sua maioria, por estudantes de baixa renda, pois precisam trabalhar desde muito cedo para ajudar a família e não sobra tempo para os estudos. Consequentemente, não chegam a terminar nem o ensino fundamental e não sabem ler e nem escrever.
  Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e o Governo busquem formas de conscientizar esses jovens por meio de campanhas e palestras nas escolas e realizem visitas nas casas dessas famílias para incentivar os mesmos a frequentarem a escola, a fim de que as ideias de John Locke não se concretizem.

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2 Correções

  1. Sua introdução está muito boa com base na alusão histórica/dados. Você detalha muito bem e a tese é ótima, mas não foi detalhada corretamente! Procure detalhar a tese de maneira correta e específica!

    C1- 180
    C2- 180
    C3 – Você pontua muito bem! (200)
    C4 – 180
    C5 – 200 (ótima conclusão)
    nota: 940

    Vale ressaltar aqui que sua conclusão está muito bem feita, usando os 5 elementos para concluir e detalhou muito bem!

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  2. Oii, vamos lá:

    INTRO: A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 6° o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se destacado com ênfase quando se observa o número de crianças e jovens que não frequentam as escolas no Brasil (1). Nesse contexto, as principais causas é (2) a negligência governamental e a situação financeira dessas famílias. (3)
    1- Delimitou o tema bem, topster.
    2 – Cuidado com a concordância: “as principais causas são*”
    3 – “Sobre esse viés, observa-se que a esfera legislativa rompe com esse acordo graças a negligência governamental e a precária situação financeira de uma grande parcela das famílias brasileiras.” Talvez nesse modelo a delimitação das suas duas problemáticas ficariam melhores.

    DEN 1: A princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de estudantes nas escolas, visto que, muitos não frequentam por morar longe, geralmente no interior da cidade e/ou não possuir transporte para se locomover (4) até a unidade escolar (5). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos como a educação.

    4 – Concordância: “não possuírem transportes para se locomoverem”
    5 – A falta de transporte é único abandono que o governo demonstra possuir para esses estudantes? E a baixa qualidade de ensino? Despreocupação com o clima escolar e capacitação dos educadores? Acredito que poderia ter ido um pouco mais afundo nessa sua primeira dor (sendo com esses exemplos ou mantendo apenas a incúria do Estado pelos transportes). Para que, assim, o seu repertório (que achei perfeito) desse mais ênfase para a negligência governamental.

    DESEN 2: Ademais, é fundamental destacar uma pesquisa realizada pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, onde aponta que a evasão escolar é causada, em sua maioria, por estudantes de baixa renda, pois precisam trabalhar desde muito cedo para ajudar a família e não sobra tempo para os estudos. Consequentemente, não chegam a terminar nem o ensino fundamental e não sabem ler e nem escrever 6.
    6- Eu sempre tenho mais dificuldades em desmembrar as problemáticas quando coloco repertórios muito expositivos. Acredito que esse tenha sido o principal ponto de atenção aqui, já que o único argumento que você trouxe foi o da pesquisa do IBGE. Fora que a baixa escolaridade não foi uma das consequências da evasão escolar que você delimitou na introdução e mesmo assim fez parte do seu argumento e finalização do parágrafo.

    CONCLUSÃO: Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação e o Governo (8) busquem formas de conscientizar esses jovens por meio de campanhas e palestras nas escolas e realizem visitas nas casas dessas famílias para incentivar os mesmos a frequentarem a escola (9) (10), a fim de que as ideias de John Locke não se concretizem. (11)

    8 – Agente = Que governo? Estadual, munícipal…?
    9 – Cuidado com a repetição de palavras.
    10 – Acho que poderia ter dado uma atenção maior na parte de detalhamento. Foi muito cirúrgica nas outros pontos obrigatórios para a conclusão.
    11 – Ótima forma de terminar a redação e já incluir o efeito, mas quais são as ideias de Locke mesmo? Você falou dela a tanto tempo que a pessoa que lê nem lembra mais.

    Acho que o principal ponto é tentar desenvolver mais as teses na próxima e não colocar todo o peso da sua argumentação apenas no repertório ;)

    Desculpa qlqr coisa e espero ter ajudado!!

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