Evasão escolar e a realidade brasileira.

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No documentário “fora de série”, apresenta uma pesquisa feita com estudantes em que narram sobre sua vida e o que ocorreu para a desistência dos estudos. No Brasil contemporâneo, sabe-se que a realidade é marcada por questões que apresentam a fuga de tal obra cinematográfica, haja vista que existe a permanência de vários fatores que levam o adolescente ao abandono de aprendizagem na sociedade. Tendo em vista essa iminência, é oportuno analisar as causas que fazem persistir a evasão escolar na atualidade brasileira.

Em primeira análise, denuncia-se a condição financeira precária como um dos principais causadores desse impasse Na Constituição Federal de 1988 é garantido a todos os cidadãos brasileiros o direito social a educação. Todavia, é notório que tal artigo não é bem praticado no país, visto que há muitos jovens que não tem acesso as instituições de ensino por depender de transportes públicos, estes que são deficitários por displicência governamental. Além disso, esse público alvo abandona a escola com o intuito de começar a trabalhar para que possa complementar a renda familiar. Faz-se pertinente, portanto, que esse contexto precisa ser revertido em prol de uma efetiva igualdade.

Em segunda análise, é conveniente pontuar que a falta da saúde mental possui estreita relação com o tema abordado. Assim, em concordância com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 50% de adolescentes sofrem bullying. No entanto, é imprescindível destacar que a maior parte desses atos são praticados em colégios, fazendo com que doenças mentais, tendo como exemplo a ansiedade e depressão, decorra aos jovens estudantes gerando na possibilidade da desistência escolar. Contudo, nota-se do quanto esse grupo necessita de uma atenção devida em favor do bem-estar de todos.

Em virtude dos fatos mencionados, é de suma importância que realize-se ações benfeitoras para a melhora da realidade brasileira. Por essa razão, é preciso que o Ministério da Educação, juntamente com o conselho tutelar, promovam o aperfeiçoamento dos transportes públicos escolares por meio da ajuda do poder público a fim de que proporcione aos alunos de baixa renda a ida e volta do colégio para que haja estímulo a necessidade do aprendizado aos jovens. Dessa maneira, ocorre o desfecho de evasão escolar no país.

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4 Correções

  1. Boa tarde Nick, sou só mais uma estudante querendo ajudar, mas vou me esforçar para corrigir melhor a sua redação okay?

    Então vamos lá!!

    Introdução: Muito boa deixou bem implícita qual a sua tese a ser defendida.

    Desenvolvimento1: Bom argumento

    Desenvolvimento2: Ótimos argumentos

    Conclusão: Apresentou uma ótima proposta de intervenção.

    C1:160
    C2: 200
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200

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  2. olá. sou iniciante e irei corrigir de acordo com o modelo do ENEM.

    Você escreve bem e entende bastante dos conceitos de um texto dissertativo-argumentativo, porém, comete alguns deslizes gramaticais.

    Ademais, senti falta de um complemento maior na conclusão.

    Nota:

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 200

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  3. Primeiramente, vou corrigir conforme o modelo do Enem ( através das 5 competências). Sou apenas uma estudante, ok? Desculpe qualquer erro, vamos lá.

    No documentário “fora de série” (1), apresenta uma pesquisa feita com estudantes(2) em que narram sobre sua vida e o que ocorreu para a desistência dos estudos. No Brasil contemporâneo, sabe-se que a realidade é marcada por questões que apresentam a fuga de tal obra cinematográfica, haja vista que existe a permanência de vários fatores que levam o adolescente ao abandono de aprendizagem na sociedade. Tendo em vista essa iminência, é oportuno analisar as causas que fazem persistir a evasão escolar na atualidade brasileira. (3)

    Em primeira análise, denuncia-se a condição financeira precária como um dos principais causadores desse impasse Na Constituição Federal de 1988 é garantido a todos os cidadãos brasileiros o direito social a educação. Todavia, é notório que tal artigo não é bem praticado no país, visto que há muitos jovens que não tem acesso as instituições de ensino por depender de transportes públicos, estes que são deficitários por displicência governamental. Além disso, esse público alvo abandona a escola com o intuito de começar a trabalhar para que possa complementar a renda familiar. Faz-se pertinente, portanto, que esse contexto precisa ser revertido em prol de uma efetiva igualdade.

    Em segunda análise, é conveniente pontuar que a falta da saúde mental possui estreita relação com o tema abordado. Assim, em concordância com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 50% de adolescentes sofrem bullying. No entanto, é imprescindível destacar que a maior parte desses atos são praticados em colégios, fazendo com que doenças mentais, tendo como exemplo a ansiedade e depressão, decorra aos jovens estudantes gerando na possibilidade da desistência escolar. Contudo, nota-se do quanto esse grupo necessita de uma atenção devida em favor do bem-estar de todos.

    Em virtude dos fatos mencionados, é de suma importância que realize-se ações benfeitoras para a melhora da realidade brasileira. Por essa razão, é preciso que o Ministério da Educação, juntamente com o conselho tutelar, promovam o aperfeiçoamento dos transportes públicos escolares por meio da ajuda do poder público a fim de que proporcione aos alunos de baixa renda a ida e volta do colégio para que haja estímulo a necessidade do aprendizado aos jovens. Dessa maneira, ocorre o desfecho de evasão escolar no país.

    1- ”série” acredito eu que voce esta usando referindo-se ao período escolar, certo?! Então, há erro no acento, não precisa usá-lo.
    2- Como pronome relativo, o ”que” é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas.
    3-

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  4. Olá, tudo bem? Estarei corrigindo a sua redação levando em consideração os critérios do ENEM. Sucesso!

    No documentário “fora de série” (1), apresenta (2) uma pesquisa feita com estudantes em (3) que narram sobre sua vida e o que ocorreu para a desistência dos estudos. No Brasil contemporâneo, sabe-se que a realidade é marcada por questões que apresentam a fuga de tal obra cinematográfica, haja vista que existe a permanência de vários fatores que levam o adolescente ao abandono de aprendizagem na sociedade. Tendo em vista essa iminência, é oportuno analisar as causas que fazem persistir a evasão escolar na atualidade brasileira.
    Em primeira análise, denuncia-se a condição financeira precária como um dos principais causadores desse impasse (4) Na Constituição Federal de 1988 é garantido a todos os cidadãos brasileiros o direito social a (5) educação. Todavia, é notório que tal artigo não é bem praticado no país, visto que há muitos jovens que não tem (6) acesso as instituições de ensino por depender de transportes públicos, estes que são deficitários por displicência governamental (7). Além disso, esse público alvo (8) abandona a escola com o intuito de começar a trabalhar para que possa complementar a renda familiar. Faz-se pertinente, portanto, que esse contexto precisa ser revertido em prol de uma efetiva igualdade.
    Em segunda análise, é conveniente pontuar que a falta da saúde mental possui estreita relação com o tema abordado. Assim, em concordância com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 50% de adolescentes sofrem bullying (9). No entanto, é imprescindível destacar que a maior parte desses atos são praticados em colégios, fazendo com que doenças mentais, tendo como exemplo a ansiedade e depressão, decorra aos jovens estudantes gerando (10) na possibilidade da desistência escolar. Contudo, nota-se do quanto esse grupo necessita de uma atenção devida em favor do bem-estar de todos.
    Em virtude dos fatos mencionados, é de suma importância que realize-se (11) ações benfeitoras para a melhora da realidade brasileira. Por essa razão, é preciso que o Ministério da Educação, juntamente com o conselho tutelar, promovam (12) o aperfeiçoamento dos transportes públicos escolares por meio da ajuda do poder público (13) a fim de que proporcione aos alunos de baixa renda a ida e volta do colégio para que haja estímulo a necessidade do aprendizado aos jovens. Dessa maneira, ocorre o desfecho de evasão escolar no país. (14)

    1 – A grafia correta serie “… ‘Fora de Série’…” (C1)
    2 – A maneira correta seria “No documentário ‘Fora de Série’, é apresentado…” (C1)
    3 – Para um melhor entendimento da frase, retire o “em” do “em que” (C4)
    4 – Coloque um ponto final para terminar essa frase (C1)
    5 – Por se tratar de um caso de crase, esse “a” deve receber acento agudo (C1)
    6 – Devido ao “tem” concordar com “jovens” – no plural, o correto é “têm” (C1)
    7 – Essa parte ficou um pouco confusa a leitura, recomendo que seja retirado “estes que são deficitários por displicência governamental”
    8 – O correto é “público-alvo” (C1)
    9 – Não consegui encontrar esse dado na internet e, como não é apresentado qual é o ano desse dado, ele perde a sua credibilidade (C3)
    10 – Sugiro que, para não correr o risco de perder ponto na competência 4, reescreva essa parte
    11 – Quando se tem um pronome relativo antes do verbo, o pronome deve estar em colocação proclítica (se realize) (C1)
    12 – Nesse caso, o verbo só concorda com “Ministério da Educação”, ou seja, o correto seria “promova” (C1)
    13 – Que ajuda do poder público? De qual poder público estamos falando? O Ministério da Educação não é considerado também um poder público? Desenvolva melhor esse meio. (C5)
    14 – A Redação do ENEM exige que, na conclusão, a proposta ou as propostas de intervenção resolvam o problema. Na sua conclusão, só é resolvido a questão do transporte, mas não a questão do bullying, o que faz você perder pontos na competência 3 (C3)

    No geral, sua redação está boa, vejo um potencial enorme nela, entretanto tem muita coisa a melhorar! Sugiro que refaça corrigindo os erros apontados, principalmente. Sucesso para você!

    – Competência 1: 120
    – Competência 2: 200
    – Competência 3: 120
    – Competência 4: 200
    – Competência 5: 160
    —Nota final: 800—

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