Para a filósofa Hannah Arendt” a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. No entanto, muitos jovens, no Brasil, não usufruem plenamente dessa garantia ao deixarem o colégio sem sequer concluir ensino fundamental. Nesse viés, a evasão escolar é uma realidade brasileira que tem como causa: a irracionalidade e a insuficiência legislativa.
A princípio, a lacuna do pensamento racional caracteriza-se como complexo e dificultador. Segundo Hegel – um dos filósofos mais importantes da história – a razão rege o mundo. Porém, verifica-se uma atuação da irracionalidade na questão da evasão escolar, que muitas das vezes, adolescentes tomam decisões baseadas em critérios alheios ao pensamento racional ou planejamento a longo prazo, não visando os efeitos que a omissão educacional pode causar em sua vida. Tais como: um trabalho informal, propensão ao crime e até a prostituição. Assim, sem a presença de uma lógica que permita tomar decisões de bom senso, esse problema tem sua intervenção dificultada.
Ademais, é fundamental apontar a ineficácia legislativa como um impulsionador do impasse. Nesse sentido, o filósofo John Locke defende que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis.” Ou seja, ao ser criada uma lei para garantir que crianças e adolescentes permaneçam na escola, é preciso que haja políticas públicas investimento massivo. Mas, sem em que a regulamentação
seja projetada para as pessoas. Desse modo, esse desafio continua sendo a realidade brasileira.
Portanto, como solução, o Ministério da Educação, em parceria com ECA, deve desenvolver campanhas e palestras – a serem webconferenciada nas redes sociais desses órgãos – por meio de professores e psicólogos, a fim de trazer mais lucidez sobre a evasão escolar e erradicar a irracionalidade social e potencializar as leis.
JonasBorges
Está ótima a introdução, desenvolvimento e a conclusão também, com agente, meio, finalidade, ação, efeito e detalhamento, mas acho que faltou um pouco de pesquisa e dados estatísticos, filósofos são bons, porém acho que dados têm mais a ver com o tema, mas ficou ótimo a sua redação, daria uma nota alta
raynecrs
Gostei muito do ponto exponencial usado em sua redação. Entretanto, apresenta um certo desvio de lógica comum que seria a utilização de vários potencializadores da história. Uma vez citada a Evasão escolar e a realidade brasileira, voce não deve repetir tantas vezes a ideia de pensadores. Na próxima vez tente usar mais censos de pesquisas do que tantos pensadores com as mesmas ideias. Ah, e outra coisa, não utilize tantas palavras “normativas”, utilize palavras onde o avaliador não tenha que ir ao dicionário para pesquisar. As palavras “bonitas” podem ser utilizadas, mas tente abrandar ao usar.
PONTOS: de 0 á 50 (44,6).
Hilanaramos
Olá, tudo bem?! Acabei de ler sua redação e gostei da introdução, do desenvolvimento e os argumentos. Porém, acho que faltou repertório no argumento dois Enfim, não sou uma especialista( inclusive entrei nesse meio de “redação” há pouco tempo), faltou também dados estáticos. Fora a isso, eu gostei da sua redação.
Camila_T
Sua redação ficou boa, porém acho que no desenvolvimento você poderia te citado dados para comprovar a sua tese. Ademais, achei que a sua tese ficou meio confusa, você poderia ter abordado assuntos que geram maior evasão escolar como por falta de escolas em zonas rurais e desigualdade social, visto que muitos abandonam a escola para ajudar no sustento da casa.
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (160)
Competência 2 – Compreensão da proposta
(120)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (120)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (120)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (120)
Nota:640