Evasão escolar durante a pandemia.

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  “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” disse o líder Sul-Africano Nelson Mandela. De fato, se olharmos o quanto a boa educação contribuiu para o bem de tantos países do mundo, incluindo o nosso, jamais deixaríamos de valoriza-la.

Ao olharmos para o passado do Brasil, veremos que o imperador D. Pedro II retirou o país do limiar da desintegração através de muitos esforços, mas nenhum deles se compara ao da educação. Já na era republicana, depois dos tempos do Estado Novo (durante os anos 30) a educação estava sendo construída aos poucos e o governo visava a alfabetização de crianças e adultos e um ensino democrático e de qualidade, mais tais planos do governo foram interrompidos com a chegada da Ditadura Militar em 1964.

E assim como foi nos tempos do regime militar, a educação tem sofrido com a chegada de um novo adversário: o Coronavírus. Com a pandemia, muitos alunos abandonaram as salas de aula temporariamente ou para sempre. Segundo dados da Unicef, aproximadamente 1,5 milhão de crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos de idade abandonaram os estudos em 2020 por falta de motivação ou motivos financeiros, já que muitos não tem condições de pagar uma boa franquia de internet para assistirem as aulas on-line.

Ademais, aliado aos problemas pessoais dos alunos, há os problemas de gestão do país, cujos governantes se mostram com dificuldades e falta de interesse na formação dos estudantes Brasileiros.

Portanto, seria de grande ajuda, se os coordenadores das escolas, com ajuda de seus respectivos corpos docentes, organizassem mutirões e visitassem as residências dos alunos em estado de evasão e pedissem o apoio das famílias de tais pessoas para resgatá-los de um futuro incerto. As vezes só é necessário um pouco de incentivo, e lembremos do que disse o pensador António Gomes Lacerda: “A educação não tem preço, sua falta tem custo”.

 

 

P.S: se puderem deixem uma nota.

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2 Correções

  1. Olá! Parabéns pela redação!

    1° parágrafo
    “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” disse o líder Sul-Africano Nelson Mandela. De fato, se olharmos¹ o quanto a boa educação contribuiu² para o bem de tantos países do mundo, incluindo o nosso, jamais deixaríamos² de valoriza-la.

    1- uso da 1° pessoa do discurso. A redação do Enem deve ser em 3 pessoa,pois ela tem que ser impessoal. O correto seria “observa-se; nota-se; vê-se…”
    2-“contribui” seria melhor
    3-idem à questão 1

    A sua introdução está 50/50. Você não apresentou os dois problemas que vai abordar nos parágrafos seguintes. Faça isso da próxima.

    Sua base está boa.

    2 parágrafo:
    Ao olharmos¹ para o passado do Brasil, veremos¹ que o imperador D. Pedro II retirou o país do limiar da desintegração através de muitos esforços, mas nenhum deles se compara ao da educação. Já na era republicana, depois dos tempos do Estado Novo (durante os anos 30)² a educação estava sendo construída aos poucos e o governo visava a alfabetização de crianças e adultos e um ensino democrático e de qualidade, mais tais planos do governo foram interrompidos com a chegada da Ditadura Militar em 1964.

    1- uso da 1° pessoa
    2- década de 1930. Use o número completo,pois poderia ser 1830,1730…

    Nota: você não argumentou. Seus conhecimentos sobre história são impecáveis,contudo,na redação o que manda é o argumento.
    Dica: escolha algo para basear tua argumentação (livro,filme, alusão…),depois disso,explicite o teu ponto de vista. O que você tem a dizer sobre o assunto? Como ele se comporta e impacta o Brasil? Isso é o que realmente vale no 2 e 3 parágrafo : argumentar.

    3 parágrafo:
    E assim¹ como foi nos tempos do regime militar, a educação tem sofrido com a chegada de um novo adversário: o Coronavírus. Com a pandemia, muitos alunos abandonaram as salas de aula temporariamente ou para sempre. Segundo dados da Unicef, aproximadamente 1,5 milhão de crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos de idade abandonaram os estudos em 2020 por falta de motivação ou motivos financeiros, já que muitos não tem condições de pagar uma boa franquia de internet para assistirem as aulas on-line.

    1- use um conectivo adequado paro o início do 3 parágrafo (ademais,além disso…).

    Aqui a argumentação está mais bem desenvolvida,contudo,ainda pode melhorar.

    4 parágrafo:
    Ademais, aliado aos problemas pessoais dos alunos, há os problemas de gestão do país, cujos governantes se mostram com dificuldades e falta de interesse na formação dos estudantes Brasileiros.

    Aqui já tem o conector,entretanto,a argumentação ainda é um problema. O parágrafo está muito pequeno e sem detalhamento. Seria mais fácil fazer somente 4 parágrafos e deixá-los bem detalhados.

    5 parágrafo:
    Portanto, seria¹ de grande ajuda,² se os coordenadores das escolas, com ajuda de seus respectivos corpos docentes, organizassem mutirões e visitassem as residências dos alunos em estado de evasão e pedissem o apoio das famílias de tais pessoas para resgatá-los de um futuro incerto. As³ vezes só é necessário um pouco de incentivo, e lembremos⁴ do que disse o pensador António Gomes Lacerda: “A educação não tem preço, sua falta tem custo”.⁵

    1- use expressões mais fortes. Você apresentou a proposta,então defenda ela bem. Ao invés de “seria de grande ajuda”,use “cabe ao”, “é dever do”,”é papel do”,etc.
    2-nao tem vírgula
    3- “Às vezes” tem crase
    4- uso da 1 pessoa não pode
    5- existe algo chamado “texto circular”,que é basicamente retomar na última linha da redação o que você citou na 1°. Aqui você poderia ter citado a frase do Mandela.
    “Assim,com tais medidas,o pensamento defendido por Mandela será também presente no país.”

    Use os 5 agentes da intervenção :quem,o que,como,para que, detalhamento.

    No mais é isso. Parabéns e bons estudos!🥰

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  2. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” disse o líder Sul-Africano Nelson Mandela (1). De fato, se olharmos (2) o quanto a boa educação contribuiu para o bem de tantos países do mundo, incluindo o nosso, jamais deixaríamos de valoriza-la. (3)

    Ao olharmos para o passado do Brasil, veremos que o imperador D. Pedro II retirou o país do limiar da desintegração através de muitos esforços, mas nenhum deles se compara ao da educação (4). Já na era republicana (4.1), depois dos tempos do Estado Novo (durante os anos 30) – (4.2) a educação estava sendo construída aos poucos e o governo (4.3) visava a alfabetização de crianças e adultos e (4.4) um ensino democrático e de qualidade, mais tais planos do governo (4.5) foram interrompidos com a chegada da Ditadura Militar em 1964 (5). (6)

    E assim como foi nos tempos do regime militar, a educação tem sofrido com a chegada de um novo adversário: o Coronavírus (7). Com a pandemia, muitos alunos abandonaram as salas de aula temporariamente ou para sempre (8). Segundo dados da Unicef (9), aproximadamente 1,5 milhão de crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos de idade abandonaram os estudos em 2020 por falta de motivação ou motivos financeiros, já que muitos não tem condições de pagar uma boa franquia de internet para assistirem as aulas on-line. (10)

    Ademais, aliado aos problemas pessoais dos alunos, há os problemas de gestão do país, cujos governantes se mostram com dificuldades e falta de interesse na formação dos estudantes Brasileiros. (11)

    Portanto, seria de grande ajuda, se os coordenadores das escolas, com ajuda de seus respectivos corpos docentes, organizassem mutirões e visitassem as residências dos alunos em estado de evasão e pedissem o apoio das famílias de tais pessoas para resgatá-los de um futuro incerto (12). As vezes só é necessário um pouco de incentivo, e lembremos do que disse o pensador (13) António Gomes Lacerda: “A educação não tem preço, sua falta tem custo”. (14)

    1 – ex líder (morreu).
    2 – Uma redação dissertativa argumentativa pode ser
    escrita na terceira pessoa do plural (objetiva)
    ou na primeira pessoa do singular (subjetiva).
    3 – Onde está a tese e a conclusão (tema 1 e 2)?

    4 – O tópico frasal pode ser escrito
    sem argumentos e contendo o tema 1.
    4.1 – Data?
    4.2 – Informal !
    4.3 – Qual ?
    4.4 – Vírgula
    4.5 – Repetição.
    5 – Os erros acima estão relacionados
    ao trecho anterior (informação)
    6 – Onde está a contextualização
    e a conclusão?

    7 – O tópico frasal pode ser escrito
    sem argumentos e contendo o tema 2.
    8 – Segundo tópico frasal?
    9 – Deve-se explicar o orgão “(UNICEF)”
    “Fundo das Nações Unidas para a Infância”
    10 – Onde está a contextualização
    e a conclusão?

    11 – Rec. 4 parágrafos (I/D1/D2/I)

    12 – Onde está o meio?
    13 – Todos nós somos pensadores,
    basta pensar, entendeu? (sem nexo)
    14 – Onde está a conclusão final?

    COMPETÊNCIAS
    C1: 80
    C2: 0
    C3: 80
    C4: 60
    C5: 100

    ERROS GERAIS
    C1: Informalidade
    C2: 1a pessoa no plural
    C3: Pouca interligação
    C4: Vírgulas, conectivos…
    C5: Estrutura e diversificação

    DICAS:
    1a – Analisar os erros destacados
    2a – Ler e comparar redações 1000
    3a – Reestruturar e acrescentar conectivos
    4a – Adotar um vocabulário mais formal (muito)
    5a – Rec. treinar (1x/semana)

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