O vencedor do prêmio Nobel, Nelson Mandela, afirmou que a educação é o melhor instrumento para se mudar o mundo. Nesse sentido, muitos alunos brasileiros, infelizmente, deixam de ter acesso a esse privilégio e, devido à escassez de acesso às tecnologias educacionais, preferem abandonar as escolas. Destarte, vale ressaltar o papel da desigualdade socioeconômica e da falta de intervenção estatal para a continuidade dessa problemática.
Dessa forma, em primeiro lugar, convém compreender o modo pelo qual a ausência de equidade social e econômica contribui para o impasse. Nesse contexto, o filósofo inglês Thomas Morus, em sua obra “Utopia”, descreve uma sociedade harmônica, na qual inexiste desigualdades e favorecimentos pessoais. Em contraste, no Brasil contemporâneo, ocorre o contrário da idealização de More, posto que muitos alunos, os quais não possuem condições socioeconômicas para possuírem aparatos tecnológicos, evadem as escolas brasileiras. Dessarte, é perceptível que as escolas públicas, em sua maioria, não têm computadores, o que dificulta, por exemplo, a realização de trabalhos, os quais, por vezes, tornam necessários programas computacionais para serem feitos.
Ademais, é imprescindível discorrer sobre a importância da intervenção estatal, a qual tem sido escassa, para a promoção do acesso aos recursos tecnológicos. A esse respeito, o filósofo Thomas Hobbes afirma que o Estado se torna responsável pelo bem-estar social, a partir do momento em que firma um contrato com a sociedade, no qual a população abdica parcialmente de sua liberdade em prol do bem comum. Por outro lado, o Governo brasileiro não cumpre adequadamente a responsabilidade prevista por Hobbes, pois não promove o acesso a salas de informática para a maioria dos estudantes de escola pública, o que impede, por exemplo, a realização de pesquisas em sites – como o Google -, os quais agilizam o aprendizado, pois dão acessibilidade a fontes diversas de conhecimento.
Depreende-se, portanto, que cabe ao Poder Executivo – responsável por vetar e promulgar leis, assim como criar e recolher impostos – criar um projeto que realizará a construção de salas de informática em escolas públicas, com a finalidade de diminuir o índice de evasão escolar gerado pela falta de acesso às tecnologias educacionais. Além disso, o dinheiro público será utilizado para a compra de computadores, mediante a concorrência de empresas terceirizadas que os disponibilizem, em conjunto à contratação de profissionais na área de Informática que instruirão quanto ao uso de computadores aos alunos.
Joana_Souza1904
Sua redação está muito bem estruturada, uso correto da norma culta da língua portuguesa, porém na conclusão senti falta de uma proposta de intervenção mais eficiente, de modo que possa trazer uma solução para o problema abordado, então nesse aspecto precisa dar ma atenção maior. De resto, redação muito bem escrita.
biaartesz
Sua redação ficou muito boa pois, você colocou a estrutura do texto bem organizada com introdução, desenvolvimento e conclusão com a proposta de intervenção que é exigida pelo ENEM e teve um bom desenvolvimento do tema ao decorrer do texto. Você só precisa prestar atenção nas vírgulas.
meme
Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
Compreensão da proposta de redação. …Bom!
Seleção e organização das informações. … Bom!
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção penal ou administrativa, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”
Nildaline Rocha
Olá
Primeiramente, é uma honra poder corrigir a redação de um ” doutor ” aqui no Escrever Online porque, esse título, por si só já demonstra que você provavelmente encontra-se em um nível relativamente avançado em redação. Gosto disso.
-Comentários iniciais-
Introdução
” Nesse sentido(1), muitos alunos brasileiros(2), infelizmente, deixam de ter acesso a esse privilégio e, devido à escassez de acesso às tecnologias educacionais, preferem abandonar as escolas.”
1- aqui, conector textual correto seria o cuja função é a de oposição ( entretanto, no entanto, todavia)
2- para não prejudicar a coerência dessa parte da introdução, caso você fizesse a substituição de conectivos a qual eu mostrei, outras modificações também seriam necessárias. Então, ficaria assim:
” Entretanto, no contexto brasileiro, infelizmente muitos alunos não tem acesso a uma educação de qualidade, realidade que, aliada a carência do acesso às tecnologias, provoca a evasão escolar.”
Além disso, atente-se também a tornar esse seu repertório mais produtivo ( vide modelo que eu propus)
Exceto por esses dois deslizes, sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado e pertinente ao tema ( só faltou torná-lo mais produtivo);
Problematização;
Tese explícita.
Desenvolvimento 1
“evadem as escolas brasileiras.” evadem das escolas brasileiras
“Dessarte, é perceptível ” o correto é “Destarte ”
É preferível que você evite repetir conectivos na redação Enem porque, de acordo com o manual dos corretores, esse ato faz o candidato perder 40 pontos na competência 4.
Falta marca de autoria na sua argumentação.
Desenvolvimento 2
” a qual tem sido escassa, para a promoção” retire a vírgula
” responsável pelo bem-estar social, a partir ” retire a vírgula
“Por outro lado, o Governo brasileiro não cumpre” substitua o ” por outro lado” por um conectivo que expressa oposição
” os quais agilizam” substitua por ” os quais poderiam agilizar ”
Ótima argumentação.
Repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo.
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio/ modo (inexistente)
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 160
C5- 160