Segundo Oscar Wilde, escritor britânico, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa linha de raciocínio, é preciso dar o primeiro passo em relação à evasão escolar no Brasil, pois tem aumentado o número de crianças e adolescentes que deixam de frequentar a escola. Desse modo, a desigualdade social e a ineficiência estatal corroboram a problemática e precisam ser combatidas para garantir acesso às tecnologias educacionais.
Diante desse cenário, a desigualdade social é um fator que dificulta a garantia de acesso às tecnologias educacionais, contribuindo com o aumento da evasão escolar. De acordo com pesquisas divulgadas pela UNESCO, a taxa de evasão de estudantes durante a adolescência, em países de baixa renda, é de quase 60%, enquanto em países ricos é de menos de 10%. Analogamente, observa-se que a pobreza leva jovens a saírem da escola devido à necessidade de ajudar a família com despesas financeiras, seja trabalhando com os pais ou por conta própria. Dessa forma, a desigualdade social precisa ser revertida para garantir acesso à educação aos jovens de forma igualitária.
Outrossim, a ineficiência do Estado também contribui com o aumento da evasão escolar, pois há pouco incentivo governamental para a permanência dos alunos nas instituições de ensino. Paralelamente, conforme Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, “A educação é a arma mais importante que você pode usar para mudar o mundo”. No entanto, apesar da evidente importância da educação para os jovens na sociedade, o governo tem sido pouco efetivo no combate à evasão escolar, uma vez que não há incentivo aos estudos como forma de adquirir conhecimento para uma vida melhor, mas como uma mera obrigação dos estudantes de frequentarem a escola.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação, como instância máxima dos aspectos educacionais no país, investir no sistema de educação do Brasil, mediante destinação de verbas para auxílio financeiro a jovens de baixa renda, com o intuito de reduzir a desigualdade social. Ademais, o governo federal deve incentivar a permanência de crianças e adolescentes nas escolas, por meio de campanhas que apresentem a importância dos estudos, que sejam compartilhadas nas redes sociais, a fim de combater a evasão escolar. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo para a evolução citado por Oscar Wilde.
Heloisam.studies
INTRODUÇÃO: Você não desdobrou a frase, dando a impressão de que ela não foi muito importante. Além disso, aconselho você a optar por usar frases como essas em algum dos desenvolvimentos como argumento de autoridade, não como alusão logo no início do seu texto.
DESENVOLVIMENTO 1: Novamente você adicionou um repertório e não encaixou ele de forma adequada com o restante do parágrafo , fazendo com que seu texto tenha erros de lógica textual. Até aqui você já repetiu a expressa “DESIGUALDADE SOCIAL” 3 vezes,sugiro que procure sinônimos desse termo.
DESENVOLVIMENTO 2: : Não há necessidade de ao anexar uma fala colocar a letra inicial em maiúsculo
– Aqui você disse que o Estado é ineficiente pois há pouco incentivo governamental e logo depois disso você coloca que não há incentivo aos estudos, então seu parágrafo acabou ficando contraditório. – Faltou encerrar melhor o parágrafo
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: A evolução, então ela foi citada não citado- erro de c1x .Faltou realizar uma manutenção temática
CONSIDERAÇÕES GERAIS: Você fugiu muito do tema em diversos momentos pois o tema pede: como garantir acesso às tecnologias educacionais e em diversos momentos você não utiliza os termos garantia e tecnologia, prejudicando muito o texto no geral.
NOTAS:
C1:160
C2:120
C3:120
C4:160
C5:200
TOTAL: 760
Choclet
Eu não sei nem o que falar da sua redação, geralmente quando eu corrijo, eu tento catar defeito, para a pessoa conseguir melhorar. Mas o seu texto ficou incrível! Eu só não sei como você fez para ele caber em 30 linhas ^~^
Os únicos detalhes que me chamaram atenção é que em algumas partes seus argumento acabaram ficando um pouco redundantes. Por exemplo, no terceiro parágrafo, no início, você já tinha citado que o governo não é eficiente no combate da evasão escolar. Então, achei um pouco desnecessário dizer isso de novo no final do parágrafo. Acho que ficaria melhor organizado se você já começasse ele com a citação do Mandela e então cortasse o começo e deixasse só fim de uma vez. Por exemplo:
“Paralelamente, conforme Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, “A educação é a arma mais importante que você pode usar para mudar o mundo”. No entanto, apesar da evidente importância da educação para os jovens na sociedade, o governo tem sido pouco efetivo no combate à evasão escolar, uma vez que não há incentivo aos estudos como forma de adquirir conhecimento para uma vida melhor, mas como uma mera obrigação dos estudantes de frequentarem a escola.”