Desde o período da Revolução Industrial que crianças e adolescentes precisam deixar a escola para trabalhar, devido às condições financeiras não serem favoráveis à continuidade delas na escola. A evasão escolar contribui para o aumento da criminalidade e também reafirma os moldes da desigualdade socioeconômica no país.
Com o surgimento do capitalismo na Revolução Industrial, muitas famílias tiveram que se dedicar ao trabalho, incluindo as crianças, entretanto toda essa dedicação gerou malefícios que são notados até hoje. Além de sacrificar sua educação pelo sustento da casa, muitas crianças sofriam maus tratos e condições de trabalho extremamente ruins, forçando elas a não se motivarem em retornar para educação.
Outrossim, a evasão escolar também contribuiu para o aumento dos índices de violência pois muitos jovens deixam a escola para buscar sustento no mundo do crime. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz afirma que 1,6% dos jovens apreendidos em São Paulo foram por crimes de latrocínios, homicídios, sequestro e estupros. Esses jovens poderiam estar na escola se o governo oferecesse condições que deixasse a escola mais atrativa aos olhos desses jovens.
Portanto, o Ministério da Educação, órgão responsável pelas decisões sobre educação no país, em parceria com os órgãos de segurança deve criar um centro que realmente reabilitar os jovens que cometeram alguma infração ou que não podem ir a escola por algum motivo, nesse centro os jovens podem estudar e aprender uma profissão que encaixe eles no mercado de trabalho ao final da sua formação; e por meio dessas atitudes os índices de evasão escolar e violência reduziram drasticamente tornando o país um lugar melhor de se viver.
Gaby20
1- parágrafo
Deixar a tese mais clara, com conjunções: nesse sentindo, nesse contexto, com isso, haja vista que, visto que… Falto a finalidade do parágrafo.
2 parágrafo
Falto a apresentação do 1 argumento: “aumento da criminalidade”
Falto deixar claro seu ponto de vista, com a utilização de conjunções como: visto que, haja vista que, posto que…
Quais malefícios??? Tudo que escrevemos temos que comprovar.
Falto finalidade no parágrafo
3 Paragrafo
O argumento é “desigualdade sócioeconomica” como escrito no parágrafo 1, mas você escreveu sobre a violência no paragrafo 3.
4 parágrafo
Ja existe um centro que reabilita o menor infrator.
Tente responder essas três perguntas:
Quem vai fazer?
Por meio de que?
Como fazer?
Detalhar
Para que fazer?
Competência 1: 160
Competência 2: 123
Competência 3: 123
Competência 4: 40
Competência 5: 40
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
• Desde o período da Revolução Industrial que crianças e adolescentes precisam deixar a escola para trabalhar, devido às condições financeiras não serem favoráveis à continuidade delas na escola. A evasão escolar contribui para o aumento da criminalidade e também reafirma os moldes da desigualdade socioeconômica no país.
OBS:
》Coloque uma vírgula depois de “Revolução Industrial”.
》”precisam deixar a escola” como assim ? Reformule essa frase. Tá parecendo uma sugestão.
》Tire a vírgula depois de “trabalhar”.
》”Desde o período da Revolução Industrial, as crianças e adolescentes deixavam a escola para trabalhar devido às condições financeiras não serem favoráveis à continuidade delas na escola”. Assim fica melhor.
》”também” fica entre vírgulas.
》Utilize conectivos para ligar as partes do seu texto.
DESENVOLVIMENTO 1:
• Com o surgimento do capitalismo na Revolução Industrial, muitas famílias tiveram que se dedicar ao trabalho, incluindo as crianças, entretanto toda essa dedicação gerou malefícios que são notados até hoje. Além de sacrificar sua educação pelo sustento da casa, muitas crianças sofriam maus tratos e condições de trabalho extremamente ruins, forçando elas a não se motivarem em retornar para educação.
OBS:
》Ótima argumentação, porém poderia argumentar um pouco mais.
》Faltou um exemplo pra comprovar o que você disse. Poderia ter comprovado com alguma citação, contexto histórico ou algo do tipo.
》O ideal é fazer um parágrafo de desenvolvimento com 4 períodos.
》TÓPICO FRASAL + ARGUMENTAÇÃO + EXEMPLO +ARGUMENTAÇÃO, esse é o modelo que eu sempre faço.
DESENVOLVIMENTO 2:
• Outrossim, a evasão escolar também contribuiu para o aumento dos índices de violência pois muitos jovens deixam a escola para buscar sustento no mundo do crime. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz afirma que 1,6% dos jovens apreendidos em São Paulo foram por crimes de latrocínios, homicídios, sequestro e estupros. Esses jovens poderiam estar na escola se o governo oferecesse condições que deixasse a escola mais atrativa aos olhos desses jovens.
OBS:
》Antes de “pois” tem uma vírgula. Sempre vai ter.
》Depois do nome do Instituto tem uma vírgula.
》Depois de “São Paulo” tem uma vírgula.
》”Esses jovens poderiam estar na escola se o governo oferecesse condições que deixasse a escola mais atrativa aos olhos desses jovens”. Seja mais formal. E argumente mais.
CONCLUSÃO:
• Portanto, o Ministério da Educação, órgão responsável pelas decisões sobre educação no país, em parceria com os órgãos de segurança deve criar um centro que realmente reabilitar os jovens que cometeram alguma infração ou que não podem ir a escola por algum motivo, nesse centro os jovens podem estudar e aprender uma profissão que encaixe eles no mercado de trabalho ao final da sua formação; e por meio dessas atitudes os índices de evasão escolar e violência reduziram drasticamente tornando o país um lugar melhor de se viver.
OBS:
》”Que realmente reabilitar” o correto é “que realmente reabilete” cuidado com a concordância.
》”reduziram” o correto é “reduzirão” no futuro, visto que é solução que ainda vai ser pôsta em prática.
》Gostei da sua conclusão, no entanto, poderia ser bem mais desenvolvida.
NOTA:
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 160
TOTAL: 780
Parabéns, ótimo texto. Qualquer coisa estou à disposição, se quiser pode me mandar mensagens no WatsApp: (82) 981435224 e caso haja qualquer dúvida não hesite em perguntar. Estou aqui pra ajudar e ser ajudado.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir conforme meus conhecimentos, ok!?
Competência 1 – 160, ausência de vírgulas nos parágrafos, período muito longo na conclusão, falta de adequação vocabular.
Competência 2 – 120, compreendeu a proposta de intervenção, mas não apresentou repertório sociocultural
Competência 3 – 80, tem domínio mediano para defender um ponto de vista
Competência 4 – 80, demonstra pouco conhecimento dos recursos linguísticos necessários à argumentação, como conectivos e preposições
Competência 5 – 120, apresenta proposta de intervenção incompleta, mas que respeita os direitos humanos
Nota final – 560