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Evasão escolar, a realidade brasileira

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De acordo com o filósofo grego Aristóteles “a educação tem raízes amargas, mais seus frutos são doces”. Sobe esse viés, associa-se as dificuldade enfrentadas diariamente na vida dos estudantes brasileiro e ressalta que a mesma proporciona um futuro melhor. O abandono escolar vem aumentando desproporcionalmente nos últimos anos, por conta de várias complicações, dentre elas: o covid-19 e a dificuldade financeira, que faz com que os jovens abandonem a escola para que possam trabalhar.

Segundo dados do IBGE, a pandemia provocou um aumento de 171% na taxa de evasão escolar em comparação a 2019. Sobre essa análise, é válido frisar que a mesma proporcionou as aulas 100% EAD, afastando ainda mais os alunos da escola e dificultando a aprendizagem. Essa eventualidade, ocorreu pelo fato de que a maioria dos alunos brasileiros não tem acesso a internet ou não possui aparelho para acessá-la, tornando assim a educação uma realidade inatingível para grande parte dos estudantes.

Somada isso, outro fator que também ocasiona o afastamento dos estudantes do meio escolar, é a dificuldade financeira e assim urge a necessidade de trabalhar. Segundo o site da r7, 39,1% dos jovens brasileiros abandona a escola para trabalhar. É indiscutível que a falta de recursos financeiros é um dos maiores obstáculos que os jovens enfrentam atualmente, a pressão em ter que ajudar a família faz com que consequentemente, o próprio abandone os estudos para se dedicar ao trabalho e promover recurso aos seus familiares.

Diante dos fatos apresentados, para minimizar o impacto da evasão escolar ocasionada pela pandemia ou pela necessidade de trabalhar, é preciso chamar a atenção da população sobre o impacto da educação nas nossas vidas. Criar programas para aumentar o interesse dos estudantes no meio curricular escolar, como por exemplo, expandir o ensino médio técnico, que consiste em oferecer uma formação rápida, onde se pode cursar o ensino regular normalmente, mas juntamente irá cursar disciplinas técnicas. Desta maneira avantajando o currículo do estudante e facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

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6 Correções

  1. Olá. Darei a minha opinião, deixando ciente que não sou expert ainda tenho muito que aprender também.

    Gostei da introdução, e a citação do filosofo foi muito bem encaixada.

    No D1 ”Segundo dados do IBGE, a pandemia provocou um aumento de 171 por cento na taxa de evasão escolar em comparação a 2019. Sobre essa análise, é válido frisar que a mesma proporcionou as aulas 100% EAD, afastando ainda mais os alunos da escola e dificultando a aprendizagem.” A forma como você colocou o EAD soou como algo que só trouxe mais problemas, quando na verdade era uma forma de solução que as escolas encontram para que as aulas continuassem estudando e que todos ficassem em casa. Cuidado também com algumas frases por exemplo ”ocorreu pelo fato de que a *maioria dos alunos brasileiros* não tem acesso a internet ou não possui aparelho para acessá-la” dessa forma ficou muito aberto, deveria frisas mais isso ( maiorias dos alunos de escolas publicas e de comunidade)

    D2 faltou aprofundar mais o que estava sendo dito, o que você falou é uma realidade, mas não ficou bem esclarecido

    atenção as porcentagens (na prova você talvez não se lembre delas e tem um risco de estarem atualizadas)

    Por fim a proposta de intervenção, investir em escolas técnicas é uma boa ideia (inclusive meu ensino médio foi na ETE) porém eu sai da escola formada no curso mas sem nenhuma experiência na pratica sobre o que eu aprendi, já que a escola é integral (relato de grande parte dos alunos que saíram da ete) mas não desconsidero sua ideia ruim, até porque escolas integrais disponibilizam 3 alimentações para os alunos.

    Em resumo o objetivo da redação esta muito bom, só faltou aprofundar e organizar.

    é isso, espero ter ajudado.

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  2. Redação muito boa! Apenas atenção para alguns erros de gramática, como o uso de mais e mas e a acentuação de palavras como tem/têm quando se utiliza plural como sujeito. Achei muito bom o repertório que utiliza vários dados e figuras importantes como filósofos. Proposta de intervenção bem detalhada e eficiente.

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  3. Olá, não sou profissional mas vou deixar alguns pontos que notei e espero que ajudem nos seus estudos.

    Gostei da citação de Aristóteles, super pertinente ao tema. Porém achei confusas as ideias seguintes no parágrafo, como nessa frase :
    “Sobe esse viés, associa-se as dificuldade enfrentadas diariamente na vida dos estudantes brasileiro e ressalta que a mesma proporciona um futuro melhor. ”
    A dificuldade proporciona um futuro melhor? Também tem algumas palavras com erro de plural e singular, por exemplo em: “estudantes brasileiro”.
    Você apresentou tese o que é um ponto positivo apesar do parágrafo estar bagunçado.

    Achei seu D1 um tanto contraditório visto que ao mesmo tempo que o EAD pode excluir os indivíduos que não tem acesso a internet ou aparelhos eletrônicos, ele possibilita que a educação se aproxime de muitas outras pessoas, por meio de valores mais acessíveis, e na pandemia possibilitou que as aulas continuassem mesmo com a necessidade de isolamento e escolas fechadas.
    Seu posicionamento deve ser coerente não basta somente ter uma tese.

    No D2 já inicia com uma frase desconexa:
    “Somada isso, outro fator que também ocasiona o afastamento dos estudantes do meio escolar, é a dificuldade financeira e assim urge a necessidade de trabalhar.”
    Urge a necessidade de quem trabalhar? Os estudantes? Essa frase deveria ser reformulada para fazer mais sentido.
    A exemplificação de como e por que isso é um entrave também ficou vaga.

    Sua conclusão não apresenta o agente da proposta, e o como, assim como em outras partes do texto, ficou confuso e faltou conectivos.
    Como frase final você pontua :
    “Desta maneira avantajando o currículo do estudante e facilitando o ingresso no mercado de trabalho.”
    Me parece fugir um pouco do tema pois a problemática é a evasão escolar e não o melhoramento do currículo ou o mercado de trabalho, por mais que uma vantagem dos estudos seja conseguir melhores empregos, não era esse o foco central.
    Outro problema no meu ver é a repetição de palavras como nessa parte:
    “…minimizar o impacto da evasão escolar ocasionada pela pandemia ou pela necessidade de trabalhar, é preciso chamar a atenção da população sobre o impacto…”, procure sinônimos.

    Sugiro que dê uma olhada em conectivos, estrutura e projeto de texto. Também vi que você usa bastantes dados estatísticos, o que não é um problema, mas são muito específicos a cada tema e fica mais difícil lembrar cada um no dia da prova e se forem os dados dos textos motivadores não são vistos como repertórios pelo corretor. Procure coletâneas mais gerais para que uma citação ou filme, livro… se encaixe em vários temas.

    Parabéns pelo texto e continue treinando!!

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  4. Otima redação, percebe-se alguns erros gramaticais e de vírgula, mas soube desenvolver o tema muito bem, gostei muito das citações, poderia desenvolver mais na proposta de intervenção.
    Foi um otimo tema a ser escolhido, com um pouco mais de pratica pode muito bem chegar nos 800+.

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  5. Olá! Tudo bem? Espero te ajudar

    Gostei muito da sua redação, mas acredito que os desenvolvimentos podem ser melhorados, alguns erros de acentuação em algumas palavras (tome cuidado), sua proposta de intervenção é muito boa, mas precisa ser mais aprofundada. Achei muito interessante o fato de apresentar filósofo. Amei

    Abraços!

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  6. Olá, tudo bem?

    A sua redação está boa, mas há alguns fatores que precisam ser melhorados e/ou desenvolvidos de maneira melhor, dentre eles estão:
    – Os desenvolvimentos, você pode melhorá-los através da reorganização de suas ideias e os desenvolvê-los melhor
    – A grafia, tem algumas palavras que estão incorretas ou faltam acentuação
    – erro de escrita também
    – e um melhor desenvolvimento de sua proposta de intervenção

    sendo assim, a sua redação irá melhorar bastante

    espero ter ajudado, bons estudos!! :)

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