Evasão escolar

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A série “Segunda Chamada”, produzida pela Rede Globo, mostra a realidade do ensino noturno de jovens e adultos no colégio estadual Carolina Maria de Jesus. Sendo assim, é apresentado os desafios vividos pelos alunos acerca dos estudos, bem como o incentivo gerado pelos professores para a conclusão dos estudos dos mesmos. Assim, é realçado a importância da educação e como ela é a porta de esperança na vida de todos, sugerindo a ideia de que nunca é tarde para uma segunda chance. De maneira análoga a história abordada na série, é possível relacionar semelhanças com a contemporaneidade brasileira, no que tange a evasão escolar. Nesse sentido, a ausência de interesse pela escola, por parte dos alunos, e a necessidade de trabalhar são obstáculos presentes na vida dos brasileiros.

 

Segundo uma pesquisa realizada em 2009 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi apontado que 4 em cada 10 alunos que abandonaram a escola não tinham interesse em continuar os estudos. Com isso, é evidenciado que a ausência de interesse pela escola pode ser ocasionada por vários fatores, entre os quais estão o tipo de metodologia empregada pelos professores e a proposta pedagógica da escola. No entanto, a precariedade de muitas escolas brasileiras acabam dificultando melhorias nas metodologias usadas pelos professores e escolas não têm a infraestrutura adequada.

 

Ainda convém lembrar que a maioria dos casos acerca da evasão escolar se dão pelo fato do aluno escolher trabalhar ao invés de estudar, deixando sua formação acadêmica comprometida. Isso é decorrente, muitas vezes, das dificuldades financeiras vivida pelas famílias desses jovens. Contudo, de acordo a revista istoé, cerca de 11,2 milhões de jovens no país não estudam nem trabalham, deixando aparente que nem sempre a necessidade de trabalhar e abandonar a escola é uma realidade de muitos indivíduos. Além disso, de acordo o educador e filósofo Paulo Freire: “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Logo, a educação é a principal oportunidade de evolução de uma aristocracia, e por conseguinte, também é de suma notoriedade na vida dos jovens brasileiros, que serão o futuro da sociedade. 

 

Portanto, faz-se necessário medidas imprescindíveis para diminuir a taxa de evasão escolar. Sob esse viés, o Ministério da Educação deve aumentar as vagas no programa Jovem Aprendiz, possibilitando ao estudante a oportunidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Ademais, o investimento por parte do Governo Federal para construção de quadras poliesportivas e aumento de atividades extracurriculares seria fundamental, porque assim, estudantes teriam uma atração maior para frequentar o ambiente escolar. Dessa forma, assim como na série “Segunda Chamada” os alunos terão a educação em suas vidas e a esperança de um futuro melhor.

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2 Correções

  1. Gostei da sua introdução, teve um bom repertório com a série e a analogia ao cotidiano brasileiro, só achei que ficou muita larga. Também percebi duas vírgulas “desnecessárias” localizadas em: “contemporaneidade brasileira, no que tange a evasão” & “ausência de interesse pela escola, por parte dos alunos”.
    Ache bem interessante seu primeiro parágrafo do desenvolvimento, só observei um erro com o conectivo “No entanto”, já que o mesmo propõe uma “adversidade”, e você só explicou/exemplificou mais os motivos da evasão por falta de interesse.
    Seu segundo desenvolvimento foi mais “complexo” kkk. Por exemplo, onde você falou: “Isso é decorrente, muitas vezes, das dificuldades financeiras vivida pelas famílias desses jovens.” faltou detalhar mais a “causa” dessa consequência, fora que achei colocar “muitas vezes” entre vírgulas desnecessário, do mesmo modo que colocar “de acordo a revista istoé”. Faltou trabalhar mais a citação que você fez do Paulo Freire. Não achei o uso do termo “aristocracia” certo também, aconselharia colocar “sociedade”, já que aristocracia significa governo dos melhores…
    Gostei muito do seu desenvolvimento, teve uma perfeita correlação de agente/meio/ação… Sem contar a sua retomada a série que deu início ao seu texto. :))
    Eu diria que você deve treinar mais os conectivos do seu texto, e buscar argumentar mais em cima das citações/dados. Pois argumentar (para demonstrar sua opinião), você já esta ótima.
    De 0 a 1000, eu daria algo entre 800-850

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  2. Introdução: Você mostrou de cara um bom repertorio ao falar de uma serie, gostei bastante, mostrou seu argumentos e seu ponto de vista, porém fez uma introdução longa, em determinados momentos você repetiu o que já havia dito, ficou um pouco cansativo. Lembrar de fazer períodos mais curtos. Usar pontos finais e vírgulas.
    Desenvolvimento; Trouxe bons argumentos e bons dados. Faltou usar conectivos para ligar os parágrafos para eles não ficarem soltos! Isso atrapalha a coerência do texto.
    Conclusão: Gostei bastante da sua conclusão, trouxe bons agentes e como eles devem resolver o problema em questão.
    Obs: Você repetiu algumas palavras, lembra de usar sinônimos ;)
    No geral você está muito bem, continue assim.

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