Evasão Escolar

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Em virtude do cenário atual, verifica-se um aumento na taxa de evasão escolar no Brasil, tornando-o o terceiro país do mundo com maior índice. Segundo pesquisas, esse problema vêm comprometendo a educação principalmente de jovens e adolescentes.

Em vista da situação, cerca de 40,8% dos alunos não concluem o ensino médio até os 19 anos. Os motivos incluem; a necessidade de trabalhar, a dificuldade de aprendizagem, a falta de apoio dos familiares e até mesmo problemas com o acesso ao estabelecimento de ensino.

Levando em consideração esses aspectos, as consequências são inevitáveis; já dizia o filosofo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Dessa forma a evasão escolar leva ao despreparo profissional, a desmotivação para voltar á sala de aula e tende maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver esse impasse. Faz-se necessário a disponibilidade de transporte escolar feita pelo Ministério da Educação em parceria com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, possibilitando o acesso dos alunos á instituição de ensino. Convêm lembrar que, o acompanhamento dos pais ou responsável é fundamental na frequência e no desempenho do estudante, uma vez que a família tem princípios de incentivo. Cabe também ao gestor acadêmico junto á Secretaria de Educação proporcionar aulas de reforço para o aulista que tem dificuldade de aprendizagem, facilitando assim a redução na taxa de evasão escolar e promovendo um futuro ainda mais educativo.

 

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5 Correções

  1. Você mostra conhecimento de dados e pesquisas e busca defender sua opinião. No entanto, é necessário observar os seguintes detalhes:
    Competência 1: 120 em 200: Acontecem alguns desvios gramaticais
    *Os motivos incluem; a necessidade de trabalhar… (você utilizou ; ao invés de : Ponto e vírgula tem sentido diferente de dois pontos).
    *Dessa forma a evasão escolar.. (deveria existir uma vírgula após o conectivo “dessa forma”).
    *para voltar á sala de aula … (não era necessário o emprego de crase).
    *Convêm lembrar que… (acento inadequado. O certo é -> CONVÉM)
    *Faltam algumas virgulas no último parágrafo.
    Competência 2: 120 em 200: Você utiliza alguns repertórios socioculturais, Immanuel Kant e alguns dados.
    Competência 3: 120: É preciso desenvolver melhor seus argumentos! Eles precisam ser introduzidos, relacionados à temática, e precisam ser concluídos. A tese precisa estar clara e os argumentos bem estruturados. Utilize mais o espaço disponível, pois no momento de desenvolver sua ideia os parágrafos ficaram muito curtos.
    Competência 4: 120 em 200: É preciso ampliar os elementos coesivos.Você utilizou alguns, como o “dessa forma”, mas é necessário ligar as ideias e criar maior conexão entre elas.
    Competência 5: 80 em 200: Você apresenta a P. I. incompleta: na primeira, falta o MEIO e o detalhamento.
    Na segunda falta o meio, ou seja, como os pais podem acompanhar melhor?
    Na última também falta o meio, como serão proporcionadas essas aulas de reforço?
    Nota final: Entre 500-600

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  2. Você escreve muito bem! Porém, senti falta da apresentação das teses na tua introdução, da argumentação no teu desenvolvimento 1, do uso de mais conectivos para aumentar a competência 4. Na tua introdução te indico colocar repertórios socioculturais e apresentar as tuas teses por meio de conjunções. Nos teus desenvolvimentos falar de cada tese apresentada, defendendo teu ponto de vista, por meio de alguma citação de teórico, algum dado estatístico e sempre concluíndo com conjunções “Dessa forma, desse modo”. Tua conclusão tá bem relacionada, só faltou a retomada das teses. Te daria
    1-140, pois há desvios gramaticais, falta de vírgula principalmente em alguma partes.
    2- 160, pois utiliza uma citação de um teórico e dados.
    3- 120, pois não relaciona tão bem os desenvolvimentos e falta argumentação.
    4- 120, falta mais uso de conectivos.
    5-180, falta só a retomada da tese.

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  3. Ola. como vai?
    Então, você argumenta muito bem e escreve bem. No entanto, percebi a ausência de melhores detalhes no desenvolvimento. E, a sua introdução ficou um pouco vaga. Os dados que você utilizou no início teria ficado melhor no desenvolvimento. (minha opinião)
    Bem, a sua conclusão achei demais.
    Não sou corretora, mas sempre temos q melhorar em algo.
    Beijo. boa sorte.Ola. como vai?

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  4. Você apresenta pontos fortes na estruturação de um texto que são os dados estatísticos e argumentos filosóficos, porém os mesmos precisam de mais detalhamento e desenvolvimento da sua parte para que o leitor compreenda o seu ponto de vista a respeito dos mesmos e entenda a correlação destes com o tema. Analisei alguns erros de pontuação no último parágrafo com relação à vírgula. No parágrafo final você soluciona problemas que não foram citados previamente e também não se atenta à pontuar os cinco elementos essências para a resolução da problemática: QUEM (detalhado ou não), COMO, PARA QUE, O QUE e POR MEIO DE. Utilizando estes elementos você terá uma conclusão completa. Seu texto necessita melhorar em alguns aspectos, mas nada que estudar, foco e força de vontade não resolvam o problema. Abraços e boa sorte na sua trajetória!!!

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  5. Olá Julia, tudo bem?
    No primeiro parágrafo, você podia descrever um pouco mais sobre o “cenário atual” citado, para que o leitor se envolva mais com o assunto da redação, e entenda sua visão.
    Já no segundo parágrafo, poderia dar uma atenção maior a citar referências, afim de dar maior credibilidade as informações ditas.
    Tenha atenção também em relação às questões de acentuação, como no terceiro parágrafo, ao escrever “filosofo”, e ainda em “voltar á sala de aula”.
    No que se refere a sua intervenção, fico meio desfocada, já que algumas das propostas que você adicionou, não foram relacionadas ao seu desenvolvimento, então, necessita de uma atenção a isso. A exemplo, a questão de transporte: em nenhum momento do desenvolvimento ou introdução, você disse que esse era um dos motivos de um aluno evadir.
    Em suma, parabéns pela sua redação.

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