Iniciante

Evasão escolar

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 Uma boa educação é indispensável para o crescimento e enriquecimento de uma nação, sendo assim é fundamental medir o nível de qualidade e o quanto ela é recebida. E uma das formas de medir a qualidade da educação é analisando o índice de conclusão escolar, assim como o de evasão da mesma.

 O número de jovens que terminaram o ensino médio na idade certa aumentou em 10 anos, de acordo com o IBGE em 2004 esse número era de apenas 5% enquanto em 2014 aumentou para 19% deixando claro as melhorias nos incentivos e maior número de escolas públicas.

Porém os índices de evasão escolar continuam altos entre os jovens, ocasionada muitas vezes pela falta de planejamento familiar fazendo o jovem ter que escolher entre o trabalho ou os estudos.

É preciso mostrar aos jovens a importância do conhecimento para um cidadão,também cabe aos órgãos e projetos sociais como o CRAS ou o conselho tutelar fazer o acompanhamento e amparar as famílias carentes.

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7 Correções

  1. Competência 01: 80
    Seu texto apresenta domínio insuficiente da língua portuguesa, com muitos desvios.
    Competência 02: 120
    Pode-se perceber no seu texto uma fundamentação previsível e um conhecimento mediano do gênero textual dissertativo-argumentativo.
    Competência 03: 40
    Seu texto não defende seu ponto de vista e apresenta argumentação pouco relacionada ao tema.
    Competência 04: 120
    Seu texto apresenta uma coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana.
    Competência 05: 80
    Seu texto apresenta uma proposta de intervenção insatisfatória ou não articulada com a argumentação desenvolvida.
    MÉDIA: 440

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  2. Ficou um texto simples de entender, porém precisa melhorar a pontuação colocar virgulas é muito importante.
    Sua conclusão também precisa melhorar pois você precisa colocar uma forma de resolver e no texto você não expressou o que deveria ser feito para melhorar. Boa sorte nas próximas redaçoes!

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  3. Seu texto ficou simples, de fácil entendimento.
    Contudo você escreveu um texto expositivo e não argumentativo. Diferença que no texto expositivo você irá apresentar um conceito (sem necessariamente defendê-lo), e no texto argumentativo você deverá defender a sua ideia com base em argumentos. Presta atenção nisso. Tem também alguns erros de ortografia, acentuação e estruturação.
    No mais continue escrevendo, para evoluir. Pois é praticando que aprendemos.
    Perseverança!!

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  4. Uma boa conclusão deve apresentar uma solução para o problema em questão. Na sua conclusão você diz que :”É preciso mostrar aos jovens a importância do conhecimento para um cidadão…”.Porém não diz como fazer isso,ou seja, você não expressou seu ponto de vista de como resolver o problema.

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  5. Olá!
    Uma pontuação sobre a Introdução: “Mesma” não é sinônimo, é errado usá-la pra se referir a uma palavra já citada.
    Em todo seu texto há pouco uso de vírgulas e pontos, deixando o texto confuso. Além de usar poucos conectivos, que ajuda na coesão textual.
    Teu texto também está mais um texto expositivo, você expôs dados mas não argumentou.
    Não há também ( no segundo parágrafo) aprofundamento do que é defendido, deixando raso.
    Tua conclusão apresentou falhas em relação ao que precisa ser apresentado nela ( AGENTE+AÇÃO+MEIO+EFEITO+DETALHAMENTO).

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  6. Na terceira linha a Conjunção “E” poderia ser trocada por outra. Exemplo : Assim , portanto , por conseguinte . Faltou Vírgula depois do IBGE e 2004. No terceiro parágrafo somente 3 linhas é muito pouco, prefiro dividir em dois períodos de 3 linhas.
    Na conclusão você ja foi dando as solução, aconselho introduzir com um período parecido com o da introdução, depois vem a solução.

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  7. Se for a considerar o agente (um dos 5 elementos da conclusão) como “órgãos e projetos sociais” e a ação como “fazer o acompanhamento e amparar as famílias carentes” ainda não há todos os elementos da conclusão (Modo,Efeito e Detalhamento) e nem a reafirmação da tese na conclusão, que acredito eu que seja “É fundamental medir o nível de qualidade (da educação) e o quanto ela é recebida”. Na reafirmação não há a necessidade de repetir a tese integralmente, apenas mencionando-a de forma rápida e objetiva.

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