De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU, todo cidadão tem o direito à educação. Entretanto, o cenário visto pela evasão escolar impede que isso aconteça na prática, devido, não só a necessidade de entrar cedo no mercado de trabalho, mas também à falta de motivação. Desse modo, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes, para que a evasão escolar deixe de ser um problema no Brasil.
Primeiramente, a necessidade de entrar cedo no mercado de trabalho é um dos fatores da existência da evasão escolar no país tupiniquim, por conta de que pessoas com menor poder aquisitivo, precisam entrar mais cedo ao mercado de trabalho pra ajudar a família, onde os pais não conseguem sustentar sozinhos a família e botam seus filhos para trabalhar. De acordo com o escritor irlandês, Oscar Wilde, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem, ao relacionar esse pensamento com a realidade brasileira, é visto que a população muito não está adquirida essa característica. Portanto, enquanto não se tiver insatisfação em relação a esse fator, a evasão escolar continuará sendo um problema no Brasil.
Além disso, um dos outros fatores da existência da evasão escolar é a falta de motivação. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar da população. Porém, nota-se, no Brasil, que a evasão escolar rompe com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que a falta de estrutura física, tecnologia, ambiente confortável, disciplinas extracurriculares e entre outros fatores, geram a falta de motivação. Dessa forma é inaceitável que, em pleno século XXI, a evasão escolar aconteça, violando o que é exigido constitucionalmente.
Assim sendo, é evidente que a evasão escolar configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, o Ministério da Educação deve melhor a infraestrutura das escolas, por meio de investimentos a longo prazo, trazendo pra sala, uma estrutura climatizada, trazendo novos meios tecnológicos, como computadores e tabletes, e disciplinas extracurriculares. Nesse sentido, o intuito da iniciativa é melhorar a estrutura nas escolas brasileiras. Somente assim, essa questão será minimizada no Brasil.
Lucy2004
Vamos lá
sobre a introdução, seu repertório está bom é pertinente ao tema, você relaciona bem com o tema proposto, mas faltou um pouco de detalhamento na introdução, você poderia estar falando mais sobre esse problema da evasão escolar.gostei porque você fechou o parágrafo com uma frase reflexiva.(vc tem que apontar o leitor que realmente existe um problema e deve ser solucionado urgentemente!!
Sobre o seu desenvolvimento 1, sentir falta de um tópico frasal, você foi logo falando o tópico frasal e relacionando já com os seus argumentos aí não ficou muito bom. vi alguns erros de pontuação como o uso da vírgula e ponto. o que eu aconselharia.. organizar mais o seu desenvolvimento, primeiro começando com o tópico frasal sobre a causa que você irá falar, depois falando um repertório pertinente a causa e depois relacionando com o seu argumento e uma frase crítica ou reflexiva no final, não é obrigatório seguir desse modelo!
no segundo desenvolvimento você começou com um tópico frasal bem esclarecido, começou com um repertório relacionado a sua causa isso é bom, e relacionou com seu argumento isso foi muito bom, mas faltou um pouco de detalhamento.. mas foi muito bom e terminou com uma frase conclusiva esse desenvolvimento ficou melhor que o outro só faltou detalhamento.
na sua conclusão você começou com um tópico frasal conclusivo. mas faltam também mais detalhadamente.
Continue assim que logo logo chegará os 900+
ssabrynalima
Oiee, espero que ajude. Parabéns pelo texto e continue escrevendo :)
–
INTRODUÇÃO:
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos – [1] promulgada em 1948 pela ONU, todo cidadão tem o direito à educação. Entretanto, o cenário visto pela evasão escolar impede que isso aconteça na prática, devido, [2] não só a [3] necessidade de entrar cedo no mercado de trabalho, mas também à falta de motivação. Desse modo, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes, para que a evasão escolar deixe de ser um problema no Brasil. [4]
[1] Substitua esse travessão por uma vírgula.
[2] Retire essa vírgula.
[3] Insira a crase.
[4] Gostei muito da sua introdução, sua tese está bem explícita e as ideias bem contextualizadas.
–
D1:
Primeiramente, a necessidade de entrar cedo no mercado de trabalho é um dos fatores da existência da evasão escolar no país tupiniquim, por conta de que pessoas com menor poder aquisitivo, precisam entrar mais cedo ao mercado de trabalho pra [5] ajudar a família, onde [6] os pais não conseguem sustentar sozinhos a família e botam seus filhos para trabalhar [7]. [8] De acordo com o escritor irlandês, Oscar Wilde, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem, ao relacionar esse pensamento com a realidade brasileira, é visto que a população muito não está adquirida essa característica [9]. Portanto, enquanto não se tiver insatisfação em relação a esse fator, a evasão escolar continuará sendo um problema no Brasil. [10]
[5] Substitua por “para”.
[6] Evite usar a palavra “onde” em situações que não indicam lugar.
[7] Essa expressão (botam seus filhos para trabalhar) é um pouco informal demais, tente substituí-la.
[8] Insira um conectivo.
[9] Esse período ficou um pouco confuso, tente reformular.
[10] Eu notei que suas ideias são muito boas, no entanto, atente-se a alguns detalhes como, por exemplo, à coesão do seu texto. Evite frases muito longas, pois isso dificulta a compreensão. Além disso, desenvolva ao máximo seus argumentos e não se esqueça do tópico frasal.
–
D2:
Além disso, um dos outros fatores da existência da evasão escolar é a falta de motivação. Nesse sentido, segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar da população. Porém, nota-se, no Brasil, que a evasão escolar rompe com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que a falta de estrutura física, tecnologia, ambiente confortável, disciplinas extracurriculares e entre outros fatores, geram a falta de motivação. Dessa forma [11] é inaceitável que, em pleno século XXI, a evasão escolar aconteça, violando [12] o que é exigido constitucionalmente. [13]
[11] Insira uma vírgula.
[12] Evite o uso do gerúndio no seu texto.
[13] Novamente, suas ideias parecem boas e você tem um bom repertório, entretanto, desenvolva-as melhor, afinal, é a sua capacidade de argumentar que está em análise. Houve, também, a repetição da palavra “fatores”, procure sinônimos para diversificar o seu vocabulário.
–
CONCLUSÃO:
Assim sendo, é evidente que a evasão escolar configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, o Ministério da Educação deve melhor [14] a infraestrutura das escolas, por meio de investimentos a longo prazo, trazendo pra [15] sala, uma estrutura climatizada, trazendo [16] novos meios tecnológicos, como computadores e tabletes [17], e disciplinas extracurriculares. Nesse sentido, o intuito da iniciativa é melhorar a estrutura nas escolas brasileiras. Somente assim, essa questão será minimizada no Brasil. [18]
[14] Deve melhorar*
[15] Para*. Evite o gerúndio.
[16] Evite repetir colocações.
[17] A escrita correta é “tablets”.
[18] Senti falta do detalhamento da sua conclusão, além disso, algumas ideias nesse parágrafo ficaram confusas. Evite citar várias soluções específicas, todas essas coisas que você citou englobam o termo “infraestrutura”.
–
Notas por competência:
[1] 120
[2] 200
[3] 120
[4] 160
[5] 120
Total: 720