Evasão Escolar

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Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas Mores, é retratada a história de uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea, é o oposto do que o autor prega, uma vez que a evasão escolar apresenta alguns desafios que impedem a concretização da teoria de Mores. Dessa forma, convém analisar e discutir a despreocupação do governo e a pandemia (COVID 19) como fatores que colaboram a problemática em questão.

De início, a sociedade tem papel determinante na permanência do impasse em meio a nação. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada, de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, na realidade social, é possível perceber que, no Brasil, a falta de preocupação do governo rompe essa harmonia, sem busca pelo motivo de tal evasão, não se vê interesse, e com isso o caso só aumenta. Destarte, fica evidente a ineficácia da máquina administrativa na resolução.

Ademais, destaca-se a pandemia como impulsionador deste caos. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de pensar, agir dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Tal conceito abordado é materializado em nosso país, haja visto que, com a COVID 19, veio o isolamento social, o que consequentemente agravou o abandono dos estudos. Logo, tudo isso retarda o combate a evasão.

Por fim, se faz necessário ações para conter o problema no Brasil. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Educação (MEC), promover formas justas de manter essas pessoas dentro das escolas, a fim de diminuir esse número de analfabetos e também desempregados. Além disso, cabe a mídia, por meio das redes sociais, a exemplo o Instagram e Facebook, campanhas, grupos, com o fito de conscientizar milhares de brasileiros. E assim, podermos ver a “Utopia” de Mores se concretizar em nossa sociedade.

 

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2 Correções

  1. Olá, Maria Luiza! Sua redação está excelente. Sua introdução contém um repertório socio-cultural que você relaciona e contextualiza o tema de forma adequada e fluída, além disso, a tese é bem apresentada. O seu desenvolvimento também está muito bem feito, com repertórios pertinentes e argumentações claras e fechadas. Sobre a conclusão, a proposta de intervenção está bastante evidente e completa, é possível enxergar o agente, a ação, o meio, a finalidade e detalhamento, assim como a retomada ao repertório utilizado na introdução que fecha sua redação com chave de ouro.
    Acredito que você conseguiria 200 em todas as competências. Porém, em relação a Competência 2, talvez haja uma pequena perda de pontos, porque senti que faltou você falar mais sobre a evasão escolar e interligar os problemas. Talvez você pudesse detalhar e explicar mais sobre a evasão escolar e como os dois argumentos da sua tese contribuem para isso, extendendo as análises.
    Por fim, percebi dois erros que provavelmente foram por falta de atenção, mas que não deve tirar ponto na Competência 1. No caso, seria aqui “Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Educação (MEC), promover “. Nesse trecho, faltou uma palavra que concorde com “promover”, como “deve” para formar “deve promover”. E nesse trecho “Além disso, cabe a mídia, por meio das redes sociais, a exemplo o Instagram e Facebook, campanhas, grupos”, faltou também uma palavra como “incentivar” ou “realizar” para concordar com “campanhas, grupos”.
    Enfim, espero que essa correção te ajude e que você se dê bem na prova que deseja fazer. Bons estudos!

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  2. Olá, segue algumas observações, humildemente:
    1° ponto:
    Citação: Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas Mores, é retratada a história de uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas.

    Tese: No entanto, o que se observa na realidade contemporânea, é o oposto do que o autor prega, uma vez que a evasão escolar apresenta alguns desafios que impedem a concretização da teoria de Mores.

    Argumentos: Dessa forma, convém analisar e discutir a despreocupação do governo e a pandemia (COVID 19) como fatores que colaboram a problemática em questão.

    – Sua citação é, ao meu ver, bem subjetiva em relação ao tema que é tratado; não é feito relação e não há relação alguma. Nesse sentido, o que é entendido, por meio da citação, é que é retratado pela obra uma sociedade perfeita e sem problemas, mas que na realidade contemporânea, o corpo social não se consegue obter tal resultado por justa e única causa: a evasão escolar (problema, aliás,- nada relacionável a citação). Desse modo, um exemplo de correção seria:
    “Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas Mores, é retratada a história de uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas (citação subjetiva em relação ao tema). No entanto, o que se observa na realidade contemporânea, é o oposto do que o autor prega, uma vez que a evasão escolar [se] apresenta [como] alguns [dos principais] desafios que impedem a concretização da teoria de Mores.”

    2° ponto:
    De início, a sociedade tem papel determinante na permanência do impasse em meio a nação.
    – É sempre interessante na primeira oração, para demonstrar domínio do texto e, principalmente, contextualizar o corretor, fazer uma reintrodução temática e argumentativa, isto é, reescrever o argumento que você colocou na introdução e juntá-lo ao tema. Exemplo: “De início, é fundamental apontar o descaso governamental (argumento 1) como meio problematizador para o combate a evasão escolar (tema) na realidade brasileira.”
    – Você introduziu o parágrafo de maneira subjetiva. Os parágrafos de desenvolvimento devem ser diretos e objetivos. Você começa argumentando que a sociedade tem papel determinante na permanência do problema e termina dizendo que o governo não se preocupa com o problema; ou é um ou outro. Ou é o governo ou a sociedade que tem o papel. Aliás, isso causa incoerência.

    Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada, de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade.

    De maneira análoga, na realidade social, é possível perceber que, no Brasil, a falta de preocupação do governo rompe essa harmonia, sem busca pelo motivo de tal evasão, não se vê interesse, e com isso o caso só aumenta.
    – É interessante sempre que for tratar de problemas sociais, focar no Brasil. Portanto, citar desde a introdução o Brasil e seus sinônimos.
    – Poderia haver uma argumentação mais profunda aqui.

    Destarte, fica evidente a ineficácia da máquina administrativa na resolução.
    – sempre completar as frases: “… na resolução do problema.”

    3° ponto:
    Ademais, destaca-se a pandemia como impulsionador deste caos.
    – Sempre busque reintroduzir na primeira oração o argumento e o tema, demonstra domínio e ciência do que se escreve.
    – Sempre que for um problema social, nunca se esqueça de citar o Brasil e seus sinônimos.
    Exemplo para os dois itens supracitados:
    “Ademais, destaca-se a pandemia do COVID-19 (argumento 2) como impulsionador da evasão escolar no país.”

    De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de pensar, agir dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade.
    – Sempre busque dizer se a pessoa citada é filósofo, sociólogo, político etc. Sociólogo Durkheim.

    Tal conceito abordado é materializado em nosso país, haja visto que, com a COVID 19, veio o isolamento social, o que consequentemente agravou o abandono dos estudos.
    – Poderia aprofundar mais esse argumento.

    Logo, tudo isso retarda o combate a evasão.
    – Sempre complete as orações: “… combate a evasão escolar”

    4° ponto:
    Por fim, se faz necessário ações para conter o problema no Brasil.
    – O “se” não deve ser usado em início de frases, usa-se a a ênclise. Ex.: Faz-se; Defende-se; etc

    Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Educação (MEC), promover formas justas de manter essas pessoas dentro das escolas, a fim de diminuir esse número de analfabetos e também desempregados.

    Além disso, cabe a mídia, por meio das redes sociais, a exemplo o Instagram e Facebook, campanhas, grupos, com o fito de conscientizar milhares de brasileiros. E assim, podermos ver a “Utopia” de Mores se concretizar em nossa sociedade.

    Ação: Promover formas justas de manter essas pessoas dentro das escolas
    Agente: MEC; mídia (facebook, instagram etc)
    Meio/Modo: (COMO deve ser feita a ação?)
    Finalidade: diminuir esse número de analfabetos e também desempregados; conscientizar milhares de brasileiros
    Detalhamento: ver a “Utopia” de Mores se concretizar em nossa sociedade

    Ação fraca; não tem meio/modo; finalidade bem genérica e de desencontro com sua proposta argumentativa

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