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Evasão escolar

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A filósofa Hanna Arendt afirma que “A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”, esta frase evidencia a importância de os direitos serem mantidos na sociedade. Porém, no que concerne à evasão escolar,  nota-se um lacuna na manutenção dos direitos humanos, o que configura um grave problema. Nesse contexto, no que tange à questão da evasão escolar percebe-se um sério problema em virtude da desigualdade social no Brasil, sendo assim, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar esse cenário, já que, a problemática tem forte influência sobre a formação educacional do indivíduo em meio à sociedade.

Em primeiro plano, é preciso atentar-se que a temática possui fundamento na desigualdade social brasileira. Assim sendo, citação do filósofo e economista britânico Adam Smith salienta a realidade de muitos,  “onde há grande propriedade, há grande desigualdade. Para que um muito rico há no mínimo, quinhentos pobres e a riqueza de poucos presume da indigência de muitos”, por conseguinte, é perceptivel que, a desigualdade social fomenta a evasão escolar, uma vez que, com a situação financeira agravada pelo isolamento social, proveniente da pandemia,  recaiu também sobre o jovem brasileiro a necessidade e responsabilidade de complementar a renda, invertendo as prioridades desse jovem,  além de que, muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, não tem acesso aos meios necessários para a educação domiciliar , tornando-a  inviável.

Em consequência disso, a evasão escolar torna-se um grave problema para a sociedade, já que, afeta a formação dos indivíduos, sendo a educação um dos principais pilares para a formação do cidadão. Isso acontece, porque, segundo o pensamento do filósofo Émile Durkheim, “a construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios que balizam a conduta do indíci indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela”, sob essa perspectiva, é notório a importância que o acesso à educação tem para a formação do cidadão. Porém, há repercussões da insuficiência educacional, que se mantêm, sobretudo, no âmbito profissional,  uma vez que, há menos preparo e oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, além disso, os jovens também tem o desenvolvimento cultural, pessoal e psicológico prejudicado.

Conclui-se então que, a evasão escolar é um problema que necessita urgentemente de uma solução. Sendo assim, cabe ao Estado proporcionar a estabilidade necessária às famílias em situação de vulnerabilidade social, para isso, o desenvolvimento de projetos e programas que viabilizem essa demanda é essencial para a dissolução da evasão escolar,  e garantir então, um futuro próspero aos estudantes. Ademais, o Ministério de Educação e Cultura (MEC), deve disponibilizar meios que garantam o acesso adequado à educação, este, por meio de distribuição dos materiais tecnológicos necessários, a fim de prover acessibildade àqueles em que os recursos são limitados, além de facilitar a harmonização entre os estudos e  trabalho. Assim, deve-se atenuar o drástico cenário de evasão que aflige cada vez mais brasileiros.

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2 Correções

  1. Oi Grasi, tudo bem ? Espero que sim.
    Agora falando sobre a sua redação, a sua introdução ao meu ver está ótima, você traz um repertório e liga ele ao direito à educação, já no seu primeiro desenvolvimento você argumenta bem como igualmente faz no seu segundo desenvolvimento. Porém, na sua conclusão vc traz duas propostas de intervenção, uma com agente e ação, e a outra completa, você com certeza ganharia 200 na CII, mas em uma opinião particular não acho que vale a pena você gasta linhas com uma proposta que não será lavada em conta e que não está completa.

    Ps: é importante lembrar que eu não sou uma profissional, mas apenas uma estudante em formação.

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  2. Ótimo tema, sinceramente, como sou apenas estudante não tenho muito oque falar da sua redação, ótimos repertórios, proposta de intervenção completa, bons desenvolvimentos, excelente introdução, domínio dos conectivos e texto bem coeso. Não é um texto de difícil entendimento e para mim, parece completo. Acredito q seu texto não possui o limite de 30 linhas, mas não é um texto que fale mais ou menos q o necessário e não fica cansativo apesar de grande.

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