Evasão Escolar

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“Construímos muitos muros e poucas pontes”. Essa afirmação do teólogo e cientista inglês Isaac Newton pode ser facilmente aplicada ao comportamento da sociedade diante da evasão escolar, já que esse entrave é marcado no corpo social por concentrar a construção de barreiras sociais e a escassez de medidas para a sua erradicação. Desse modo, atuam agravando o quadro central não só o silenciamento e a ocultação do impasse, mas também a negligência estatal.

Em um primeiro plano, é importante pontuar que a carência de discussões acerca da evasão escolar é um dos motivadores do impasse. À vista disso, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do “Silenciamento dos Discursos”, alguns temas são omitidos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada quanto a crescente prática da saída de pessoas nas escolas, seja por não possuírem condições financeiras para o deslocamento, seja por não conseguirem conciliar trabalho e escola, porquanto, o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, o que acarreta a manutenção do problema no país e com isso, os índices da evasão escolar cada vez aumentam mais, fazendo com que esse público não tenham condições de mudar de vida através do estudo. Desse modo, devido à carência de visibilidade dada à questão, a problemática se mantém no Brasil.

Ademais, a inércia estatal inviabiliza a desigualdade social advinda da evasão escolar. A esse respeito, o filósofo inglês John Locke desenvolveu o conceito de “Contrato Social”, a partir do qual os indivíduos deveriam confiar no Estado, que, por sua vez, garantia direitos alienáveis à população. Todavia, os índices negativos de jovens fora da sala de aula evidencia que o Poder Público brasileiro se mostra incapaz de cumprir o contrato de Locke, na medida em que esse público possui uma desvantagem em relação aos jovens que estudam, uma vez que se prioriza uma formação tanto para uma vaga de emprego, tanto para mudar de vida, o que representa grave problema. Dessa maneira, enquanto omissão estatal se mantiver, o Brasil será obrigado a conviver com uma das mais cruéis mazelas para a população: o descaso com a educação.

Por conseguinte, torna-se indispensável a adoção medidas capazes de combater a mazela descrita. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e o da Saúde, em uma ação conjunta aos governos estaduais e municipais, elaborarem emendas constitucionais que assegurem o direito ao estudo, dando suporte aos jovens. Com o direcionamento de verbas, é possível custear o deslocamento de pessoas à margem da pobreza ou em situação de vulnerabilidade, bem como dar premiações caso atinjam 75% de presença no mês, por exemplo, a fim de dar incentivo aos mesmos. Além disso, com a finalidade de romper com o silêncio, campanhas de divulgações devem ser impostas tanto em canais de televisão como nas redes sociais a fim de informar a população sobre a temática exposta. Somente assim, poder-se-á construir mais pontes ao invés de muros, dando outra percepção ao pensamento de Isaac Newton.

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2 Correções

  1. Seria interessante citar também algum dado estatístico, como: o cenário da evasão escolar no Brasil, reunimos dados do Todos Pela Educação, que mostram que 244 mil crianças e jovens entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021. Esse aumento é de 171,1% em comparação com o mesmo período de 2019.

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  2. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Antes de tudo, vou expor os pequenos erros gramaticais que identifiquei:

    direitos alienáveis → direitos inalienáveis

    enquanto omissão estatal se mantiver → enquanto a omissão estatal se mantiver

    a adoção medidas capazes → a adoção de medidas capazes

    campanhas de divulgações → campanhas de divulgação

    Ademais, houve a repetição da palavra “A fim de”(3 vezes, 2 deles estavam no mesmo parágrafo), mas é uma palavra que possui diversos sinônimos como “com o intuito de”, por exemplo. Recomendo que use-os.

    Acredito que os erros ocorreram, em sua maioria, por falta de atenção. Porém, provavelmente seu texto sofreria alguma penalização em relação às competências que avaliam a gramática. Procure ler os parágrafos diversas vezes antes de entregá-los.

    Devo adiantar que você escreve muito bem. Tanto o D1 quanto o D2 estão bem escritos, pois há uma clara defesa dos argumentos. Além disso, os 2 repertórios foram muito bem explorados.

    A conclusão, ao meu ver, está quase perfeita. Apenas acho que a proposta de dar premiações aos jovens que atingirem 75% de presença ficou um pouco em aberto, quais seriam as tais premiações? Acredito que grande parte dos jovens que abandonam os estudos possuem problemas financeiros e, por isso, creio que ficaria melhor se houvesse uma proposta enfatizando a criação de programas sociais que objetivam auxiliar financeiramente os alunos que possuem carência financeira, mas mesmo assim permanecem nas escolas.

    Enfim, sua redação está muito boa! Parabéns! Certamente receberia uma nota 900+

    Espero que eu tenha contribuído de alguma maneira com a correção :)

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