Evasão escolar.

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O neologismo “empoderamento”, criado por Paulo Freire descreve o processo de conscientização de grupos oprimidos com objetivo de que elas se organizem para superar os casos de opressão, sendo a educação uma importante ferramenta na efetivação desse processo. Desse modo, tendo em vista o potencial transformador da educação, é notório o preocupante cenário da elevada evasão escolar no Brasil. Tal ação é configurada a partir da desigualdade social concatenada à falta de interesse e perspectiva de futuro.

Em primeiro plano, podemos destacar a desigualdade social, tendo em vista que, uma pesquisa feita pela “PNAD Contínua Educação” em 2019, aponta que 39,1% dessas pessoas deixam de frequentar as aulas porque precisavam trabalhar. É fundamental que se encontre formas de tornar a educação mais atrativa e facilitar a ida de jovens de baixa renda à escola.

Além disso, é notório a falta de interesse e perspectiva de futuro, que é o segundo maior motivo da evasão escolar na mesma pesquisa feito pela “PNAD Educação Contínua” citada no parágrafo anterior, mostra que 29,2% dessas pessoas simplesmente não tinham interesse em estudar, existe também um enorme prejuízo na economia do país quando ocorre a evasão escolar, pois de acordo com o portal de notícias “BNC Amazonas”, o país perde cerca de R$ 35 bilhões por causa dessa realidade.

Urge, portanto, que o Ministério da Educação remunere melhor os profissionais de ensino através da destinação de verbas arrecadadas por impostos pagos pela sociedade, de modo a de manter os professores motivados a desempenhar um trabalho melhor e um planejamento mais atraente para os alunos. É fundamental também, que o Ministério da Economia aumente o financiamento de programas sociais, para que as famílias de baixa renda recebam o suficiente e seus filhos não precisem abandonar os estudos para trabalhar. Tal iniciativa pode engajar alunos a não se evadir da escola. Com isso a ideia de Paulo Freire sobre o fim da opressão com o uso da educação será convertida em realidade no Brasil. 

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1 Correção

  1. CORRIGI COMO MODELO ENEM!
    O neologismo “empoderamento”, criado por Paulo Freire descreve o processo de conscientização de grupos oprimidos com objetivo de que (1)elas se organizem para superar os casos de opressão, sendo a educação uma importante ferramenta na efetivação desse processo. Desse modo, tendo em vista o potencial transformador da educação, é notório o preocupante cenário da elevada evasão escolar no Brasil. (3)Tal ação é configurada a partir da desigualdade social concatenada à falta de interesse e perspectiva de futuro.2)
    (1) eles
    (2) e agora? O que tem que fazer? Sugestão:
    Assim, faz-se necessário analisar…. no sentido de reduzir tais bases prejudiciais.
    (3) Senti falta de um conectivo…

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    Em primeiro plano, podemos destacar a desigualdade social, tendo em vista que, uma pesquisa feita pela “PNAD Contínua Educação” em 2019, aponta que 39,1% dessas pessoas deixam de frequentar as aulas porque precisavam trabalhar.(1) É fundamental que se encontre formas de tornar a educação mais atrativa e facilitar a ida de jovens de baixa renda à escola.(2)
    (1) Conectivo…
    (2) Você desenvolveu pouco essa D1. Poderia ter contextualizado mais!

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    Além disso, é notório a falta de interesse e perspectiva de futuro, que é o segundo maior motivo da evasão escolar na mesma pesquisa feito pela (1)“PNAD Educação Contínua” citada no parágrafo anterior, mostra que 29,2% dessas pessoas simplesmente não tinham interesse em estudar, existe também um enorme prejuízo na economia do país quando ocorre a evasão escolar, pois de acordo com o portal de notícias(1) “BNC Amazonas”, o país perde cerca de R$ 35 bilhões por causa dessa realidade.(2)
    (1) Varie seus repertórios socioculturais! Invista nisso que é sucesso Smsribeiro! Coloque fato histórico, livro, música, citação… Enriqece demaiss a sua redação!
    (2) Ficou muito expositivo esse parágrafo.

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    Urge, portanto, que o Ministério da Educação remunere melhor os profissionais de ensino através da destinação de verbas arrecadadas por impostos pagos pela sociedade, de modo a de manter os professores motivados a desempenhar um trabalho melhor e um planejamento mais atraente para os alunos. É fundamental também, que o Ministério da Economia aumente o financiamento de programas sociais, para que as famílias de baixa renda recebam o suficiente e seus filhos não precisem abandonar os estudos para trabalhar. Tal iniciativa pode engajar alunos a não se evadir da escola. Com isso a ideia de Paulo Freire sobre o fim da opressão com o uso da educação será convertida em realidade no Brasil.
    quem:Ministério da Educação

    primeira:
    o que:remunere melhor os profissionais de ensino
    como:através da destinação de verbas arrecadadas
    detalhamento: poderia detalhar mais, dizendo onde por exemplo.
    para que:de modo a de manter os professores motivados a desempenhar um trabalho melhor e um planejamento mais atraente para os alunos

    segunda:
    quem:Ministério da Economia
    “como” misturou com “o que”: aumente o financiamento de programas sociais
    para que: para que as famílias de baixa renda recebam o suficiente e seus filhos não precisem abandonar os estudos para trabalhar
    detalhamento: não identifiquei bem.

    O QUE EU ACHEI DA SUA CONCLUSÃO:
    Faltaram alguns agentes como você pode ver, MAS achei ela bem estruturada.
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    GERAL:
    Treine mais a proposta de intervenção , desenvolva mais as suas teses, incremente repertórios, abuse dos conectivos e tente deixar a redação mais dissertativa!
    Gostei muito da sua redação, treine bastante e veja muitas redações nota 1000 que o sucesso é garantido!
    Parabéns e lembre-se de que é com os erros que a gente aprende!
    Bom dia, bom ano e boa vida!
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