Evasão escolar

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Tema: evasão escola
A obra “o grito”, do pintor norueguês, Edvard Munch, retrata uma figura em um profundo momento de desespero e preocupação. De maneira análoga à obra expressionista, tal situação de desconforto também se faz presente no atual cenário brasileiro, ja que parte do tecido social sofre com a evasão escolar. Nesse sentido, é lícito afirmar que a desigualdade social e a omissão governamental contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.
Sob esse viés, é ilícito postular a desigualdade social como impulsionadora desse revés. Visto que as crianças e jovens precisam abandonar a escola para começar a trabalhar mais cedo e ajudar na renda em casa, pois seus pais ganham pouco ou até nada por estarem desempregados, e precisam correr o risco vendendo balas, doces ou água nos sinais de trânsito. Assim percebe-se que a desigualdade social é a grande impulsionadora da evasão escolar.
Ademais, vale também ressaltar a omissão governamental e sua intrínseca relação com o abandono escolar. Para entender melhor essa lógica, alude-se o pensamento do contratualista Jhon Locke, o qual em seu contrato social, afirmou que o estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. Ao observar, no entanto, o investimento de maneira mínima, por parte do governo, na infraestrutura das escolas do país onde muitas não tem capacidade adequada para a quantidade de alunos que possue, nota-se infelizmente um rompimento no pacto estabelecido pelo filósofo. Potanto, é perceptível que a negligência governamental contribue para a perpetuação da mazela.
Sendo assim, seria imperioso que o estado, órgão responsável por promover a lei e ordem no país, realiza-se investimentos na melhoria da estrutura das escolas por intermédio de investimentos na reforma das mesmas afim de banir a evasão escolar do país. Assim como também o governo fazer a criação de programas que ajude na renda das famílias brasileiras, fazendo assim com que os pais não precisem recorrer aos filhos para ajudar na renda em casa. Para que, assim, a obra expressionista não represente tão bem parte da população brasileira.

Observação: se possível corrigir de acordo com o q é cobrado no enem.

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3 Correções

  1. Olá
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    “A obra “o grito”, do pintor norueguês(1), Edvard Munch, retrata uma figura em um profundo momento de desespero e preocupação. De maneira análoga à obra expressionista, tal situação de desconforto também se faz presente no atual cenário brasileiro, ja que parte do tecido social sofre com a evasão escolar(2). Nesse sentido, é lícito afirmar que a desigualdade social e a omissão governamental contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.”(3)
    1- retire a vírgula
    2- explique como a evasão escolar se relaciona com a pintura ” O grito”
    3- substitua “negativo” por “nefasto”

    Sua introdução está completa:
    Apresenta repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema ( faltou deixa-lo mais produtivo por meio da relação entre a evasão escolar e essa obra);
    Problematização;
    Tese explícita.

    Desenvolvimento 1
    “Sob esse viés(1), é ilícito postular a desigualdade social como impulsionadora desse revés. Visto que as crianças e jovens precisam abandonar a escola para começar a trabalhar mais cedo e ajudar na renda em casa, pois seus pais ganham pouco ou até nada por estarem desempregados, e precisam correr o risco (2)vendendo balas, doces ou água nos sinais de trânsito. Assim percebe-se que a desigualdade social é a grande impulsionadora da evasão escolar.”

    1- coloque um conectivo cuja função é a de relevância ( em primeiro lugar, em primeiro plano, a princípio)
    2- ” correr o risco” Que risco? Explicite
    Falta repertório no D1 e, a sua explicação de como essa causa se dá no problema ficou incoerente. Sugiro que você faça um projeto de texto estratégico antes de escrever a redação propriamente dita.

    Desenvolvimento 2
    “Para entender melhor essa lógica” substitua por ” Sob essa lógica”
    “não tem capacidade adequada para a quantidade de alunos que possue” Prefira algo como: não tem infraestrutura adequada para o contingente de alunos que atendem”
    Seu desenvolvimento 2 está completo:
    Apresenta tópico frasal;
    Repertório sociocultural legitimado pertinente e produtivo;
    Explicação de como essa causa se dá no problema.

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio / modo ok
    Detalhamento ( inexistente)
    Finalidade ok
    Notas
    C1- 160
    C2- 200
    C3-160
    C4-160
    C5- 160

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  2. Competência 1 – NOTA:140 – Aconselho sempre dar uma revisada ao passar a limpo a redação, pois, há alguns erros de acentuação, como em “…ja que parte…”, assim como alguns erros de ortografia, como por exemplo em “Potanto, é perceptível…”, assim como a palavra “estado” que deveria iniciar com letra maiúscula. Dica: Evite usar gerúndio (verbos terminados em ndo/nda) na redação, ele dá uma ideia de algo incompleto, que pode prejudicar o sentido do seu texto, mas isso nem chega a ser uma penalidade.

    Competência 2 – NOTA :200 – Acredito que nessa competência esteja tudo ok.

    Competência 3 – NOTA:160 – No segundo parágrafo de desenvolvimento utilizastes um repertório (citação/exemplo para comprovar seu argumento), mas no segundo, não há a presença do mesmo. Dica: Se utilizastes uma estrutura no primeiro parágrafo, é preferível repeti-la no segundo parágrafo.

    Competência 4 – NOTA:160 – É preferível iniciar os parágrafos com conectivos. Ademais, no primeiro parágrafo de desenvolvimento tem o trecho “…é ilícito postular a desigualdade social como impulsionadora desse revés”, você afirma ser ilícito, quando no restante do parágrafo defendestes que o contrário.

    Competência 5 – NOTA:120 – Na conclusão é necessário ter a certeza de que a ação surtirá efeito na problemática apresentada, logo, o trecho “seria imperioso” não pode constar na proposta de intervenção. Ademais, na Proposta deve constar:
    *Agente: quem resolve o problema – “o Estado” – ok.
    *Ação: o que o agente faz – “realiza-se investimentos” – ok.
    *Meio: como que a ação será feita – “por intermédio de investimentos na reforma” – Ué, o Estado vai realizar investimentos por meio de investimentos? Não faz muito sentido…
    *Finalidade: Por que o agente tá fazendo tudo isso – “afim de banir a evasão escolar do país” – ok.
    *Detalhamento: aprofundamento da ação ou do meio – faltou.

    Dica: Seria uma boa você ter usada a sua segunda resolução que é citada ao final como sendo a principal.

    NOTA FINAL: 780.

    Não sou muito bom em correções de redação, mas espero ter ajudado:)

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  3. Oiie, sou estudante, mas vou tentar ajudá-la com base nos meus estudos, ok?
    Domínio da escrita formal em língua portuguesa
    C1)120- Domínio mediano, com alguns desvios gramaticais e de convenções do registro em língua portuguesa.

    Obs: percebi muitos erros gramaticais na sua conclusão, tais como:
    Sendo assim, seria imperioso que o estado (Estado), órgão responsável por promover a lei e ordem no país, realiza-se (ou “realize”, acho que soa melhor) investimentos na melhoria da estrutura das escolas (coloque vírgula) por intermédio de investimentos (utilize sinônimos de investimentos) na reforma das mesmas (coloque vírgula) afim (A FIM) de banir a evasão escolar do país. Assim ( coloque vírgula) como também ( tira esse ” como também, sugiro colocar “Ademais, o governo deve” …) o governo fazer a criação de programas que ajude na renda das famílias brasileiras, fazendo ( troque fazendo por realizando) assim com que os pais não precisem recorrer aos filhos para ajudar na renda em casa. Para que, assim (utilize sinônimos), a obra expressionista não represente tão bem parte da população brasileira.

    Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
    C2)120- Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo.

    Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
    C3) 160- Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de
    apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
    C4) 120-Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana.

    Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
    C5) 120- Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.
    Total) 640

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