Iniciante

Evasão escolar

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No documentário “Pra o Dia Nascer Feliz”, dirigido por João Jardim, são apresentados depoimentos sobre a vida acadêmica de adolescentes brasileiros. A qualidade péssima da educação, os problemas de infraestrutura, as questões de locomoção e o contato diário com a violência acarretavam o desinteresse e consequentemente, aumentavam os índices de evasão escolar. Essa situação tornou-se atemporal devido ao método de aprendizagem monótono e conteudista, além do desinteresse público em possibilitar uma educação inovadora e tecnológica no Brasil.

De início, vale salientar que um dos principais fatores da desistência escolar são a falta de interesse, tanto por parte dos professores, que por vezes não vão para a sala de aula lesionar, quanto por parte dos estudantes, que não veem o ensino como uma ferramenta de aprendizagem e mudança de vida. Exemplo claro disso é que, 4 em cada 10 jovens deixam o colegial por desinteresse, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas- FGV. Além disso, os problemas com os pais, a necessidade de ajudar nos custos domésticos e a violência diária a que esses indivíduos são submetidos, influenciam no quadro de desistência, pois essas acabam tornando-se questões mais relevantes na vida, principalmente dos mais pobres. Dessa forma, nota-se que por ser algo maçante, repetitivo e por haverem fatores externos que influenciam negativamente na vida do discente, esse ambiente passa a não ser tão atrativo.

Em segundo plano, é fato que o sucateamento e o atraso tecnológico do ambiente escolar impedem os alunos de terem um bom desempenho e influenciam na desistência. Assim, as salas superlotadas e a escassez de equipamentos avançados e que garantam conforto,  faz com que as aulas continuem retrógradas e impossibilitam o preparo para a vida profissional futura. Destarte, a reforma educacional proposta pelo patrono da educação Paulo Freire, adequando os métodos pedagógicos a reforma tecnistica e promovendo a capacitação, é algo que deve ser repensado, uma vez que há um desenvolvimento e a expansão contínuos da tecnologia.

Diante do exposto, é notável que a evasão escolar está intrinsicamente ligada ao processo educacional  arcaico e a indiferença governamental na promoção da modernização do mesmo. Desse modo, é necessário que o Estado crie um projeto de lei para que haja um maior repasse de verbas, para que seja implementado, pelo Ministério da Educação-MEC, uma aprendizagem lúdica na grade curricular, com atividades extracurriculares e dinâmicas que gerem curiosidade em aprender, preparando os juvenis para a vida profissional, além de promover uma reforma estrutural para o maior conforto dos alunos. Ademais, o auxílio as famílias de estudantes em idade escolar e de baixa renda, com informações sobre auxílios públicos para que  não precisem abandonar as escolas em prol de subsistência, são bem-vidas, proporcionando uma educação livre das responsabilidades da vida adulta e mudando enfim, o quadro paralelo ao do documentário Para o Dia Nascer Feliz.

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2 Correções

  1. Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊

    No documentário “Pra o Dia Nascer Feliz”, dirigido por João Jardim, são apresentados depoimentos sobre a vida acadêmica de adolescentes brasileiros. A qualidade péssima da educação, os problemas de infraestrutura, as questões de locomoção e o contato diário com a violência acarretavam o desinteresse e(1) consequentemente, aumentavam os índices de evasão escolar. (2)Essa situação tornou-se atemporal(3) devido ao método de aprendizagem monótono e conteudista, além do desinteresse público em possibilitar uma educação inovadora e tecnológica no Brasil.

    (1)vírgula
    (2) Achei que sua tese ficou desconectada com o documentário. Acho que se vc colocar uma conjunção conectiva ajuda. Sugestão: Nesse sentido, nessa perspectiva, nessa conjuntura, nesse contexto…
    (3) tem vírgula, já que a oração seguinte é explicativa

    De início, vale salientar que um dos principais fatores da desistência escolar são(4) a falta de interesse, tanto por parte dos professores, que por vezes não vão para a sala de aula lesionar(5), quanto por parte dos estudantes, que não veem o ensino como uma ferramenta de aprendizagem e mudança de vida. Exemplo claro disso é que, 4 em cada 10 jovens deixam o colegial por desinteresse, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas- FGV. Além disso, os problemas com os pais, a necessidade de ajudar nos custos domésticos e a violência diária a que esses indivíduos são submetidos,(6) influenciam no quadro de desistência, pois essas acabam tornando-se questões mais relevantes na vida, principalmente dos mais pobres. Dessa forma, nota-se que por ser algo maçante, repetitivo e por haverem fatores externos que influenciam negativamente na vida do discente, esse ambiente passa a não ser tão atrativo.

    (4) Você está falando que “é um dos principais fatores”, então essa palavra deve ser no singular
    (5) lecionar
    (6) Não tem vírgula

    Em segundo plano, é fato que o sucateamento e o atraso tecnológico do ambiente escolar impedem os alunos de terem um bom desempenho e influenciam na desistência. Assim, as salas superlotadas e a escassez de equipamentos avançados e que garantam conforto,(7) faz com que as aulas continuem retrógradas e impossibilitam o preparo para a vida profissional futura. Destarte, a reforma educacional proposta pelo patrono da educação(8)(9) Paulo Freire, adequando os métodos pedagógicos(10) a reforma tecnistica e promovendo a capacitação, é algo que deve ser repensado, uma vez que há um desenvolvimento e a expansão contínuos(11) da tecnologia.

    (7) Não tem vírgula
    (8) vírgula, pois é um aposto
    (9) faltou identificar o país. Sugestão: coloque “brasileira” depois de educação
    (10) coloque “com” antes do “a”
    (11) Seria “contínua”?

    Diante do exposto, é notável que a evasão escolar está intrinsicamente ligada ao processo educacional arcaico e a indiferença governamental na promoção da modernização do mesmo. Desse modo, é necessário que o Estado(agente1) crie um projeto de lei(ação1) para que haja um maior repasse de verbas(detalhamento1), para que seja implementado(objetivo1)(14), pelo Ministério da Educação-MEC(modo/meio1), uma aprendizagem lúdica na grade curricular, com atividades extracurriculares e dinâmicas que gerem curiosidade em aprender, preparando os juvenis para a vida profissional, além de promover uma reforma estrutural para o maior conforto dos alunos. Ademais, o auxílio as famílias de estudantes em idade escolar e de baixa renda, com informações sobre auxílios públicos para que não precisem abandonar as escolas em prol de subsistência, são bem-vidas(12)(13), proporcionando uma educação livre das responsabilidades da vida adulta e mudando enfim, o quadro paralelo ao do documentário Para o Dia Nascer Feliz.

    (12) vindas
    (13) Acho que aqui vc precisa ser mais direta, já que é uma proposta sua. Sugestão: substitua “bem-vindas” por “necessárias”
    (14) seria “implementada”

    Notas:
    CI – 160 (alguns erros gramaticais)
    CII – 200 (fala sobre o tema; o texto é dissertativo-argumentativo; tem uma tese; e tem um repertório sociocultural pertinente e produtivo)
    CIII – 200 (boa argumentação)
    CIV – 160 (bom uso dos conectivos, mas sua tese ficou um pouco “solta”)
    CV – 200 (tem os cinco elementos. Dica: evite o uso do gerúndio quando for apresentar seu objetivo)
    Final – 920

    Espero ajudar de alguma forma.
    Se tiver alguma dúvida pode enviar uma msg 😊
    Parabéns pela redação e boa sorte!

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  2. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Regular. Professores vão lesionar ou lecionar? Rever emprego das vírgulas.
    Compreensão da proposta de redação. …Bom!
    Seleção e organização das informações. … Bom!
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção penal ou administrativa, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”

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