Evasão escolar

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Segundo o filósofo kant, “ O homem não é nada, além do que a educação faz dele”. Seguindo essa linha de raciocínio, hodiernamente acontece o oposto do que o pensador diz, uma vez que muitas crianças e adolescentes acabam saindo da escola, e indo direto ao mercado de trabalho, ou seja, gerando um aumento na desigualdade social, por conta dessa evasão. Desse modo, faz-se necessária a análise concreta da problemática, com ênfase na omissão familiar e na negligência governamental, como contornos específicos ao mal-estar da sociedade.

 

Sob esse viés, urge citar a lacuna familiar como promotora desse problema. Segundo a Legislação brasileira, a educação básica, é obrigatória dos 4 aos 17 anos, sendo dever dos responsáveis efetuarem as matrículas nas escolas. Contudo, alguns pais não atacam essa lei, visto que não permitem que a criança vá ao colégio. Esta condição muitas vezes é justificada por vulnerabilidade social, o educátorio ser muito distante de casa, a criança possuir necessidades especiais, ou até mesmo acreditam que os educadores não são bem preparados. Desse modo, fazendo com que o indivíduo não tenha acesso ao estudo, que é dela por direito.

 

Ademais, pode-se citar a negligência governamental como gerador desse óbice. Conforme estudos realizados pelo IBGE, um dos principais motivos de estudantes que vivem em áreas rurais abandonarem os estudos, é devido as instituições de ensino serem muito longe de suas casas. Em locais como Amazônia, muitos jovens precisam andar quilômetros para chegar até a escola. Esse cenário, faz com que esses estudantes percam a vontade de estudar, devido à má gestão do governo em implantar mais colégios em ambientes rurais.

 

Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas para mudar esse quadro, já que causa um aumento na desigualdade social. Para combater esses empecilhos, o Poder Legislativo, deve reformular as leis de crimes por conta da omissão familiar sobre a escola, por meio da incorporação de punições, como aumento da pena de detenção, e também no valor da multa, com intuito de que casos como esse diminuam consideravelmente. Ademais, o MEC, deve implantar novas escolas nas zonas rurais, por meio do fundo de verbas disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com a finalidade de que os estudantes que vivem nessas áreas, possam chegar mais depressa em seus intitutos, e assim diminuindo a evasão por esta causa. Assim, esta entrave será controlada, o pensamento de Kant será consumado.

 

 

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2 Correções

  1. Introdução: Tudo bem relacionado, citação, tese a ser defendida bem delimitada
    Desenvolvimento: “atacam essa lei” (acatam) 1º parágrafo senti falta de mais motivos da criança não ir à escola, como desigualdade social, trabalho infantil
    Conclusão: Cuidado com propostas de intervenção extremas, pois as famílias estão em situação de vulnerabilidade social.

    “deve reformular as leis de crimes por conta da omissão familiar sobre a escola, por meio da incorporação de punições, como aumento da pena de detenção, e também no valor da multa”

    A redação foi boa, porém a conclusão foi um pouco extrema a apontar tal solução.
    Reformulando isso no texto, ficará ótimo.

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  2. Olá, Camila!

    No geral, seu texto ficou bom, há alguns erros ortográficos, prefere-se utilizar pronomes demonstrativos como “essa” ao invés de “esta”, mas nada muito grave. Também pode se encontrar algumas marcas de oralidade, mas também são raras. Você trouxe repertório legitimado, o que é muito bom. Entretanto, você fez 2 propostas de intervenção na conclusão, mas nenhuma completa. Parabéns!

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 120

    Nota final: 800

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