A Constituição Nacional de 1988, em seu artigo 205, alega que todos têm direito à educação e que é dever do Estado garantí-lo. Entretanto, pelo número significativo de evasão escolar, percebe-se que parte da constituição não vem sendo respeitada. Nesse ambito é lícito destacar que a distância à ser percorrida e a necessidade de se integrar no mercado de trabalho, precocemente, para ajudar a renda familiar são causas do problema.
Primeiramente, vale resaltar que a má distribuição de colégios faz com que muitos jovens tenham dificuldade em acessá-la. O educador Paulo Freire diz em uma de suas frases que “A teoria sem prática vira ‘verbalismo’ e a prática sem teoria vira ‘ativismo’. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem a práxis, ação criadora e modificadora da realidade.” Mostrando ,assim, ser inconcebível que por conta da falta de unidades escolares próximas, muitos fiquem sem estudar.
Ademais, a conciliação da rotina do aprendizado com a do trabalho, em muitas das vezes, a única que prossegue de fato é o trabalho. Porém como diz outra frase de Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” . Entende-se, que o sacrifício da aprendizagem custa muito pra formação dos indivíduos.
Portanto, faz-se importante que medidas sejam tomadas. Para isso, o governo federal, junto do ministério da educação devem por meio de estudos regionais, investir nas construções de escolas de qualidade com turnos flexíveis, em regiões com defasagem no número de escolas. Para que assim, aqueles que moram distante dos colégios, ou aqueles que trabalham, tenham seu direito escrito na Magna Carta de fato garantido.
larissasantg
Olá, eu como estudante de ensino superior e aluna de faculdade pública entrei com a nota no sisu e o que me ajudou foi a redação. Diante disso vou te dar algumas dicas que pode te ajudar a aperfeiçoar a sua redação.
INTRODUÇÃO
– “da constituição não vem sendo respeitada” = aqui voce pode “peneirar” algumas coisas, e pode ficar assim: da constituição que não possui o devido seguimento.
– no final da introdução voce pode colocar ja um “suspense” que esse problema será resolvido. uma frase muito comum que pode ser usada é: Logo, essa problemática poderá ser resolvido de forma gradual.
DESENVOLVIMENTO
– voce pode citar Paulo Freire de uma forma mais indireta no D2 para que seu texto nao vire somente citações
CONCLUSÃO
– nao se esqueça de escrever bem sobre o detalhamento e a finalidade da ação e do meio.
ps: possui alguns erros ortográficos e de conectivos tbem
Tirando isso, gostei muito da sua redação e se fosse para calcular sua nota seria 769
Juliamoreira928e7
Olá boa tarde.
Sua redação está boa, mas vamos nos atentar a algumas coias.
No primeiro parágrafo você fez um ótimo uso da Constituição Federal, no entanto poderia ter organizado melhor as informações para não deixar o leitor confuso nas últimas frases. Tente usar mais conectivos quando for apresentar o núcleo 1 (distância a ser percorrida) e núcleo 2 (necessidade de se integrar no mercado de trabalho), como por exemplo “sendo assim”, “portanto”, “fica evidente” e etc.
Você usou bem os conectivos no início do segundo e terceiro parágrafo mas a citação do Paulo Freire está desconexa do tema, deixando o leitor confuso. Alem disso, tente argumentar mais suas ideias para que seu texto saia do “achismo”. Se possível, insira um dado científico.
Já na conclusão você poderia ter especificado um pouco melhor, acrescentando mais detalhes. Lembre-se lembre do AGENTE, AÇÃO, MODO, FINALIDADE, DETALHAMENTO.
Comp.1: 120
Comp.2: 120
Comp.3: 80
Comp.4: 80
Comp.5: 80
Total: 480
Espero ter ajudado, abraços!
fernandaascardoso
Boa tarde!!
Vou te dar algumas dicas em relação ao que eu sei de redação, mas infelizmente ainda não sei pontuar de acordo com as competências do ENEM.
Vamos lá:
Encontrei alguns erros de gramática e pontuação no seu texto. Exemplo:
Nesse âmbito, é lícito destacar que a distância a ser percorrida e a necessidade de se integrar no mercado de trabalho precocemente para ajudar a renda familiar são causas do problema.
Seus argumentos são bons, mas seus desenvolvimentos ficaram rasos. Você não explicou e nem esclareceu sobre o problema e nem sobre as consequências geradas por esses casos.
Sua conclusão está boa, mas não se esqueça de responder O QUE, COMO, QUEM, FINALIDADE E 2 DETALHAMENTOS.
Acredito que você está no caminho certo para tirar uma boa nota no ENEM e vestibulares!!! Não desista :)
MaiconMian
Pra mim, q sou estudante e estou aprendendo também, seu texto está ótimo, a presença de conectivos, as citações estão muito bem colocadas e bem escritas, o argumento e muitíssimo bem feito e a ortografia e de dar gosto de ler, eu como um estudante achei mais que perfeito além do argumento muito bem colocado que me fez concordar com todos os pontos