De acordo com a Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas no ano de 2017 27% dos estudantes de 15 a 17 anos do ensino médio não concluíram o ano letivo, gerando prejuízos econômicos ao país e à vida de cada um. Para que essa situação seja revertida é necessário combater suas causas, dentre elas as principais são o contexto, a motivação e a compreensão dos adolescentes.
Sobre isso o Plano Nacional da Educação para o período de 2014 a 2024 tem, entre outros objetivos, dissolver as barreiras para o acesso e permanência nas instituições de ensino. Porém, os dados comprovam a ineficiência desse processo. Entre os empecilhos mais encontrados pelos alunos está o contexto no qual se encontram, contando com problemas como a pobreza, dificuldade de acesso e deficiências físicas. Esse cenário por si só já merece intervenção, pois prejudica o bem-estar dos adolescentes a curto prazo, mas além disso, prejudica sua perspectiva de futuro, ruindo os pilares de uma sociedade que se auto-intitula meritocrática.
Os alunos também se deparam com outros tipos de entraves: motivacionais e de compreensão. Estes têm relação com como os alunos se sentem em relação à escola e isso varia, por exemplo, conforme a qualidade do ensino, o desempenho pessoal e o sentido que eles atribuem a ela. Para lidar com esses desafios, o sistema de ensino não está preparado. Como prova disso temos as metodologias didáticas ultrapassadas que possuem péssimo desempenho e professores que não dão a forma correta de correção e estímulo aos alunos. A escola, dessa forma, não se mostra atrativa nem eficiente para o objetivo que ela existe: transformar a vida dos indivíduos para que estes, por sua vez, modifiquem positivamente a sociedade.
Diante desse quadro percebe-se a extrema urgência de ações para corrigir esse padrão encontrado em nossa nação. Logo, o Ministério da Educação(MEC) em conjunção com o Ministério do Desenvolvimento Regional(MDR) deve realizar pesquisas, questionando os alunos quais são os problemas que encontram e, com os dados obtidos, realizar mapeamentos das áreas mais necessitadas de intervenção e qual a prioridade de cada problema. As pesquisas podem ser realizadas através da ampliação da plataforma Participa + Brasil e pelo IBGE. Após essa etapa, o Governo Federal deverá prover financeiramente o MEC e o MDR para que as novas medidas sejam implantadas. Dessa forma, esperar-se-á a diminuição da evasão escolar permitindo que haja uma sociedade mais justa e igualitária.
selina_134
Seu texto ficou otimo continue por esse caminho, vou fazer apenas algumas observações:
Logo na introdução voce fala de uma solução para o problema, o que não é ideal pois a introdução serve para dar inicio ao texto e somente na conclussão se fala de proposta de intervenção.
Procure usar mais conectivos e sempre ir treinando as competencias do enem!
Lidialimas
Olá
Não sou boa em correções, pois também sou uma estudante.
Na introdução vemos um dado que foi utilizado como alusão e tem também a problemática em relação ao tema e tese definida. Acho que foi erro de digitação, mas na parte que você cita ”no ano de 2017 27%…” é necessário o uso da vírgula após o ano.
Nos desenvolvimentos ficou bastante bom, não só na argumentação com também nos dados e apresentação das consequências da problemática. Só sugiro que você em cada parágrafo dos desenvolvimentos você use algum conectivo. Pois no D1 você iniciou com ”sobre isso” e pareceu meio vazio. Poderia começar com ‘a princípio, primeiramente ou algo do tipo”.
Na conclusão achei bastante detalhada-que para os corretores é fundamental- só no último período que ficou faltando informação, novas medidas sejam implantadas.( que medidas?). E também tem um fechamento que ficou bom.
Enfim, seu texto está bem estruturado com argumentos e proposta plausíveis, uso adequado dos conectivos, só sugiro o uso mais deles, pois ajuda na coesão e coerência dos argumentos.
Continue praticando e Boa Sorte!!
LarissaEnem
Oii Julia!!!!
Primeiro quero lhe parabenizar, seu texto ficou ótimo, está muito envolvente.
Logo em seguida quero lhe aconnselhar em relação aos usos da conjunções que são obrigatórias em algumas partes do texto como, por exemplo , no início dos dois parágrafos de desenvolvimento.
Na introdução poderia apostar em algo mais elaborado
Continue treinando, bjss