Evasão Escolar.

  • 0

No Brasil, evasão escolar é um acirramento para as escolas, pais e para o sistema educacional, fenômeno que se dá diante do abandono  por parte dos alunos. Apesar de parecer uma atitude de responsabilidade individual, pode mostrar também uma falha nas políticas educacionais ou mesmo problemas existentes na sociedade. De acordo com Paulo Freire ” Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Sob esse viés, o nível de evasão de acordo com algumas pesquisas, é que a cada 100 alunos que ingressam na escola no fundamental, apenas 5 concluem o ensino fundamental, ou seja 5 terminam o 9° ano. Vale destacar também que 13,2% dos alunos que cursam o ensino médio negligenciam a escola por motivos frequentes e muitos desses educandos retornam a instituição de ensino, em uma importuna condição de defasagem ( idade/ série) que pode causar conflitos de uma nova evasão.

Outrossim, são os fatores determinantes que levam a evasão escolar, que em grande parte é acarretado não só pela desestruturação familiar, ausência de políticas públicas adequadas, desnutrição, desinteresse do próprio aluno, desemprego, gravidez na adolescência ou fatores econômicos, como também a baixa qualidade de ensino nas escolas o que torna-se um fator possível para o subterfúgio. Assim ao identificar tais fatores que contribuem para evasão, entende-se que é preciso conhecer e refletir sobre diferentes aspectos que poderão ajudar na melhoria do ensino, atendendo assim as necessidades de cada indivíduo e da sociedade.

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar projetos  a serem desenvolvidos nas escolas, através dos quais apresentem a importância da formação escolar na vida do educando, divulgações na mídia de trabalhos de combate à evasão e atividades extracurriculares. Deste modo é cabível ao gestores de Estado criarem programas que visem atender toda a demanda social, afim de inibir a evasão escolar e futuras consequências na sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, tudo bem com você? Vou te dar minha opinião como estudante para o ENEM
    Sua redação ficou ótima, sua escrita é muito boa e achei também que a sua coesão está muito boa, bastante coerente também. Sua conclusão está perfeita e abordou todos os pontos citados. Só seria bom você colocar quem realizou a pesquisa que você colocou nos dados

    • 1
  2. Oi, tudo bem? Como estudante vou te dar algumas dicas que possam te ajudar.

    Você não escreve mal, só precisa ajustar alguns pontos na sua redação para alcançar o tão famigerado 900+. Você trouxe dados no D1 mas não mostrou a fonte, e isso é extremamente importância, ficaria legal se você apresentasse quem foi que realizou essa pesquisa e também seria melhor se você organizasse melhor seus argumentos para ficar mais coerente. Continue estudando!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.