Se puderem avaliar de acordo com as competências do Enem, e onde poderia melhorar, ficaria agradecida.
Concretada em 1988, a Constituição brasileira dá o direito de uma educação para todos. Conquanto, durante o processo de formação da social, a evasão escolar, ou seja, o abandono precoce da escola se converteu em um problema atual. Portanto, faz-se necessário uma análise dessa conjuntura, como por necessidade financeira e falta de incentivo, e reverter seus efeitos colaterais.
É relevante abordar, em primeiro plano, a questão social de alguns alunos. De acordo com o jornal Gazeta do Povo, 24% dos 2,5 milhões de abandonos escolares decorrem por conta de trabalhos, por uma dificuldade financeira. Esta é uma atitude muito comum, vista em famílias que caem na marginalização. Desse modo, torna-se importante trabalhar esse aspecto na educação.
Nesse contexto de segregação, percebe-se a falta de incentivo familiar ou da escola. Se para Aristóteles, o homem é um animal político, a educação também é política. O desestímulo educacional é visto principalmente no pouco caso governamental, causando desânimo em estudar com profissionais despreparados e infraestrutura precária. Sendo assim, é preciso a adoção de medidas eficientes para a reversão desse problema.
Em síntese, constata-se a carência de mudanças. Para que isso ocorra é necessário que o Ministério da Educação junto ao CAPES disponibilize, através de bolsas de estudos, cursos profissionalizantes dentro de escolas com o intuito de juntar educação e trabalho. Além do mais, cabe ao Governo e MEC, destinar uma parte dos impostos coletados pela Receita Federal para a infraestrutura educacional e profissionalização estudantil. E assim, fazer justiça a Constituição de 1988.
Nicoli
Olá, vim corrigir!
Observações:
Introdução: , ou seja, o abandono precoce da escola… (aprendi que não deve usar esse termo para explicação, os corretores acham que você fala a mesma coisa duas vezes, então evite “ou seja”, “em outras palavras ”
Paralelismo: como por necessidade financeira e POR falta de incentivo
D1 sem correções
D2: Se para Aristóteles, o homem é um animal político, a educação também é política. O desestímulo educacional é visto principalmente no pouco caso governamental, causando desânimo em estudar com profissionais despreparados e infraestrutura precária. (Faltou conectivos para começar essas orações, então para a competência 4 deve colocar o máximo de conectores)
Conclusão:
Para fazer a P .I. você precisa colocar agente (você usou ministério e outros) ,ação (cursos) , daí é necessário pensar no meio ,detalhamento e finalidade deixando exposto, veja vídeo do Corretor Sincerão para tirar dúvidas .
Você escreve bem ,continue assim, não darei nota porque não cabe a mim.
Passa no meu perfil e corrige a minha última por favor!
Th4ymendezz
Sua redação está boa, possui o texto circuito, porém tem alguns erros de gramática. Você deveria ter aproveitado mais o repertório do D2, você bota a citação mais não explica nem parafrasea. Bom vamos as notas!!
Comp 1: há alguns desvios gramaticais e erro de revisão na terceira linha da introdução, você esqueceu de adicionar alguma palavra, portanto 160
Comp 2: você entendeu a proposta do tema direitinho, não tangenciou o tema, portanto 200
Comp 3: o repertório do D2 precisou ser mais aproveitado, mais no D1 você colocou um repertório produtivo e na introdução tu usou a constituição, portanto 200
Comp 4: seu texto está coeso e possui conectivos, portanto 200. Só uma dica, não economize conectivo, quanto mais, melhor
Comp 5: sua proposta tem agente, ação, modo e finalidade, porém não tem delhamento, portanto 160
Nota final: 920
Parabéns, lembrando que eu não sou professora de redação, fiz a correção baseada nos meus conhecimentos estudando e fazendo o Enem…. Espero ter te ajudado a melhorar seu texto tá muito bom, te desejo o mil no Enem bjsss