Na série canadense “Anne with An E”, retratada entre os séculos XIX e XX, após a adoção de Anne os irmãos Curthber contratam Jerry para trabalhar em sua fazenda em tempo integral, sem que frequente a escola por necessitar do dinheiro. Fora da ficção, percebe-se que aspectos semelhantes, no que tange a questão da evasão escolar. Nesse contexto, é nítido como causas latentes do problema a falta de incentivo escolar, bem como o ingresso prematuro no mercado de trabalho.
Em primeiro lugar, devemos ressaltar que é fundamental que as escolas possuam métodos de indução a progressão educacional. Nesse viés, a Pec. 241 do ano de 2016, cortou parte das verbas direcionadas as Universidades e Escolas. Desse modo, é evidente que o país não prioriza a educação, desvalorizando os profissionais educadores e corroborando para a saída de milhares de alunos, uma vez que a estrutura das escolas é precária e a didática arcaica.
Além disso, problemas familiares e financeiros, podem ser determinantes para a evasão escolar. Nesse contexto, durante a Revolução Industrial, não só adultos como também , crianças trabalhavam por horas dentro de fábricas sem nenhum momento participar de aulas. Essa conjuntura reflete uma realidade atual, já que crianças e adolescentes abandonam o ambiente escolar em troca de um salário básico e não se qualifica para uma melhor colocação dentro do local de trabalho.
Portanto, medidas são necessárias para reverter esse cenário desafiador. O Ministério da Educação, órgão responsável pelas escolas e o ensino do país, deve criar projetos de assistência social e psicológica dentro das escolas, por meio de parcerias públicos privadas e ONGS, a fim de diminuir a evasão escolar no país e aumentar os índices de alfabetização. Assim, diferente de Jerry, personagem da série crianças e adolescentes estarão dentro das escolas.
se puder,avalie pelas competências,desde já agradeço!
Gostei da tua referência à série, mas o modo como tu escreveu, para quem nunca assistiu (que é o meu caso), não ficou muito claro o que acontece. Acho que tu poderia ter resumido a essência da tua afirmação de modo mais claro.
Nas frases seguintes, senti um vazio ao final. É como se tivesse mais algo escrito, mas que foi cortado abruptamente.
Também senti falta da tua tese, que eu imagino que deveria vir na última frase, mas não está lá.
No teu primeiro desenvolvimento senti a falta de dados, mais especificamente no último tópico.
Gostei do teu desenvolvimento dois e da conclusão.
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 200
C5: 200
Samara@$
Ei, tudo bem?
Então, eu não sou muito boa em corrigir redação, o que percebo é que você sabe bem escrever como os corretores esperam e demostra bom planejamento de texto, porém há poucos erros que certamente com o tempo podem ser corrigidos. Minha nota é 800+
Continue treinando que tu consegue os 1000 no Enem
AnselmoA
C1->120. futura_contadora, concorda que “após a adoção de Anne” não é útil para o seu texto? recomendo remover essa expressão. “sem que frequente a escola por necessitar do dinheiro” não parece ambíguo? Acho que seria benéfico reescrever essa sua primeira oração. Além disso, “percebe-se que aspectos semelhantes” percebe-se o que? faltou alguma coisa. Cuidado com a crase em ” no que tange à questão”. Há alguns problemas de uso da vírgula. Novamente a crase em “indução à progressão”. Cuidado ao separar sujeito do verbo por vírgula. Crase: “direcionadas às …”. Cuidado com o paralelismo em “as Universidades e Escolas”. Cuidado com o uso de corroborar. corroborar é o mesmo que confirmar.Não se separa sujeito de verbo ” problemas familiares e financeiros, podem ser”. Erro de concordância em “participar” “qualifica”.
C2->120.futura_contadora, nessa competência, você tem um texto dissertativo-argumentativo que atende o tema e possui 3 partes não embrionárias.Seu repertório sociocultural é legitimado, mas nem é produtivo nem é pertinente.Você precisa relacionar a sua área do conhecimento com o tema proposto. você tentou uma argumentação, mas percebe que o seu repertório está isolado? caiu lá do nada. É necessário que você consiga explicitar o seu argumento.
C3->120.Contadora, lembra de sua teses? “é nítido como causas latentes do problema a falta de incentivo escolar, bem como o ingresso prematuro no mercado de trabalho”. No seu primeiro desenvolvimento, você me falou parcialmente da “falta de incentivo escolar”. Apenas as verbas destinadas pelo governo são o único incentivo? você falou também sobre uma indução à progressão educacional. o que seria isso? você não deixou muito claro. “estrutura das escolas é precária e a didática arcaica.” Você afirmou isso no final do 1 desenvolvimento, mas deixou abandonado sem explicar o porquê. onde você falou de didática arcaica? não sei. O seu tópico frasal do 2 desenvolvimento diz que você vai falar como os fatores econômicos afetam a evasão escolar, mas o seu desenvolvimento não vai por esse caminho. Sua conclusão tem que resolver o que foi discutido. recomendo fazer duas intervenções. Não é necessário, mas ajuda na competência 3. Você retomou o repertório da introdução, isso é legal,mas você poderia ter selecionado como um melhor argumento.
C4->200. Acredito que já domine essa competência. você tem um repertório diversificado de nexos e conectivos.
C5->200. Todos os elementos estão presentes na proposta de intervenção.
Agente->O Ministério da Educação
Ação->deve criar projetos de assistência social e psicológica dentro das escolas
Meio-> por meio de parcerias públicos privadas e ONGS
Finalidade->a fim de diminuir a evasão escolar no país e aumentar os índices de alfabetização
Detalhamento-> órgão responsável pelas escolas e o ensino do país e crianças e adolescentes estarão dentro das escolas (cuidado com esses detalhamentos).
Nota:760
Parabéns, futura_contadora. Espero que goste da minha correção. Abraços, continue escrevendo.
ANGELMUSIC
HELLO !
CORREÇÃO POR Competências:
Nota 1 – 160– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 180– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 – 180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 180– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. DETALHE SOMENTE UM POUCO MAIS, DESSA FORMA FECHARÁS OS 200 PONTOS NA COMPETÊNCIA 5.
Você escreve muito bem, Parabéns! Boa introdução, desenvolvimento e conclusão.
Continue assim e sucesso no ENEM!!
dizz_bruna
Olá,tudo bem? Vou colocar em tópicos o que notei na sua redação e dar uma nota de acordo com cada competência (Por favor,não sou especialista,sou uma estudante também,tudo o que eu fiz foi fazer críticas construtivas.Me perdoe se tiver algo errado).
OBSERVAÇÕES PARTICULARES:
.A introdução está boa,porém senti falta de alguns conectivos na primeira e na penúltima frase do 1 parágrafo.
.O 2 parágrafo está muito bom.
.O 3 parágrafo está bem estruturado,porém mais uma vez eu notei a ausência de alguns conectivos.Toma cuidado com isso.
.A proposta de intervenção não está muito completa.Bom,você apresentou duas teses na introdução,no início,logo teria que procurar medidas baseadas no que foi escrito lá .Elas estão muito indiretas.
.Você tem um vocabulário excelente.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
C1:140
C2:180
C3:160
C4:190
C5:120
NOTA FINAL:790
Parabéns pela redação,espero que você possa continuar praticando com frequência. Você está no caminho certo!😊