Evasão Escolar

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No Brasil 1,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos deixaram a escola sem concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental. Sendo que, muitos não tem como frequentar uma unidade escolar.

Nos últimos anos  (ensino fundamental), a distância da escola associada a falta de transporte público, ou de quem possa levar e buscar a criança. Já no ensino médio aconteceu por falta de interesse, gravidez na adolescência, e por ter que trabalhar para ajudar na renda familiar, muitos pais até proíbem seus filhos de irem a escola por conta disso.

Contudo, isso acarreta na falta de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, além do que é nivelada por baixo, tal como sua remuneração. Segundo o INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, de acordo com o censo escolar entre 2014 e 2015, a taxa de evasão escolar se agrava no ensino médio com 11,2% de alunos fora da escola, sendo que o Pará é o estado que apresenta a maior taxa de evasão escolar no Brasil. Em 2013, a Pnud- Programa das Nações Unidas, para o desenvolvimento indicou que, entre os 100 países com maior IDH ( índice de desenvolvimento humano), o Brasil apresentava a 3° taxa de evasão escolar.

Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse, como já disse o filósofo Immanuel Kant- ” o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Dessa forma o Ministério da Educação deve aumentar vagas no programa Jovem Aprendiz, o que possibilita que os adolescentes estudem e trabalhem ao mesmo tempo. através de construção de quadras poliesportivas, e atividades extracurriculares e capacitação dos professores na metodologia pedagógica a fim de que haja atração dos alunos ao frequentar o ambiente escolar.

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5 Correções

  1. A introdução de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar a tese e o tema da redação, caso contrário torna-se expositiva, que foi o que ocorreu com a sua introdução.
    Em consequência da ausência de teses, os parágrafos do desenvolvimento ficaram soltos e desconexos. Ademais, deve ficar atenta ao uso de conectivos e sinais de pontuação. Outrossim, procure um maior repertório para comprovar suas teses, como também evite o uso de pensadores, personagens e máximas – que não foram anteriormente citados – na conclusão.
    Na construção da conclusão fique tente responder sempre as seguintes perguntas:
    Quem?
    Como?
    Por intermédio de…
    Por quê?
    C1 demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 140
    C2 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 120
    C3 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 80
    C4 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 80
    C5 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 120
    Nota- 540

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  2. Olá,sou uma estudante como você,e vou colocar em tópicos o que achei da sua redação.
    .Desvios de pontuação.
    .Você não apresentou uma tese com as duas problemáticas na introdução.O seu segundo e terceiro parágrafo,ficaram confusos,justamente por você não ter explicitado as causas do problema no início.Assim,os argumentos ficaram soltos.
    .você fez uma proposta de intervenção boa (conseguiu responder às perguntas necessárias).
    .você tem bons fluxos de ideias,só falta estruturar e contextualizar melhor.
    Continue a escrever,de verdade.Vocé chegará lá!!!😊✌

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  3. Oi Ana.
    Olha acho que voce nao deveria comecar sua introducao, com argumentos ja que na introducao tu ira apresentar o tema para o leitor . Então comece com alguma referencia historica. Ex: ” em primeiro plano, evidencia-se que a coletividade brasileira é estruturada” dai voce apresenta o tema em seguida…

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  4. Evasão Escolar
    No Brasil 1,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos deixaram a escola sem concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o ensino fundamental. Sendo que, muitos não tem como frequentar uma unidade escolar.
    Nos últimos anos (ensino fundamental), a distância da escola associada à falta de transporte público, ou de quem possa levar e buscar a criança. Já no ensino médio aconteceu por falta de interesse, gravidez na adolescência, e por ter que trabalhar para ajudar na renda familiar, muitos pais até proíbem seus filhos de irem a escola por conta disso.
    Contudo, isso acarreta na falta de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, além do que é nivelada por baixo, tal como sua remuneração. Segundo o INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, de acordo com o censo escolar entre 2014 e 2015, a taxa de evasão escolar se agrava no ensino médio com 11,2% de alunos fora da escola, sendo que o Pará é o estado que apresenta a maior taxa de evasão escolar no Brasil. Em 2013, a Pnud- Programa das Nações Unidas, para o desenvolvimento indicou que, entre os 100 países com maior IDH ( índice de desenvolvimento humano), o Brasil apresentava a 3° taxa de evasão escolar.
    Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse, como já disse o filósofo Immanuel Kant- ” o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Dessa forma o Ministério da Educação deve aumentar vagas no programa Jovem Aprendiz, o que possibilita que os adolescentes estudem e trabalhem ao mesmo tempo. através de construção de quadras poliesportivas, e atividades extracurriculares e capacitação dos professores na metodologia pedagógica a fim de que haja atração dos alunos ao frequentar o ambiente escolar.

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  5. Olá, precisa terminar a introdução, não tem problema com o que já escreveu, mas continue: ela precisa de começo meio e fim, então correlacione sua citação com o tema, e aponte a tese e os argumentos
    -desenn: ambos estão apenas uma cópia de dados vc precisa argumentar, colocar o que voce pensa, leia algumas redações do enem. Vou deixar no final o link, não é assim que se faz redação, mas com um pouco de treino vc entenderá a lógica e consiguirá treinar
    -conc: é a parte mais correta, vc colocou agente, modo, ação, poderia detalhar um pouco mais, e relembrar fatores do seu texto, mas não argumentar como pois a fala do filosofo, isso deveria colocar no desenvolvimento.
    — espero ter ajudado
    file:///C:/Users/pamel/Downloads/null.pdf

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