Do período da Alemanha Nazista há fontes que retratam um controle total do jornalismo por meio do Ditador, Hitler. Na contemporaneidade, mesmo que a ideia principal dos meios de notícia seja lidar de forma democrática e passar informações verídicas sobre acontecimentos do Mundo de forma direta, ainda nota-se muito sensacionalismo por meio deles. Essa maneira errônea de transmitir informações se dá de maneira a atrair mais público.
Em primeiro plano, é importante ressaltar os meios governamentais como percursores dessa problemática, pois pecam, de maneira geral, no sistema educacional. Sistema esse, que tem extrema importância para a formação de um cidadão com um olhar mais crítico sobre o Mundo. No entanto, esse pouco investimento nessa área gera pessoas que são facilmente manipuladas, e é aí que a imprensa escandalosa entra e se aproveita da situação.
Ademais, é importante ressaltar que a persistência contínua de mídias sociais em acontecimentos negativos podem gerar impactos grandes. No ano de 2019, na cidade de Suzano-SP, dois jovens invadiram uma escola e assassinaram inúmeras pessoas. Como esse caso foi inúmeras vezes mostrado em jornais, revistas e sites surgiram muitos admiradores dos assassinos, interessados em realizar a mesma prática.
Em suma, medidas são necessárias para resolver essa problemática. Com o intuito de mitigar essa situação, o Ministério da Educação deve promover métodos de ensino em escolas e formas de orientação em sites educativos, visando visando expandir a mentalidade dos estudantes. Ademais, empresas jornalísticas devem passar a selecionar melhor o que vai transmitir para seu público, da mesma forma que o público deve ser mais crítico em relação ás fontes jornalísticas que acessa. Dessa forma, essa prática cada vez perderá mais força, e cada vez mais conteúdos de qualidade chegarão.
GabrielF21Iniciante
Ética e Sensacionalismo no Tratamento da Informação dada Pela Imprensa
Compartilhar
jupaschoal
DURANTE O PERÍODO NAZISTA ALEMÃO, há fontes *PRECISA ESPECIFICAR A FONTE, ASSIM FICA VAGO E NÃO É MUITO VÁLIDO* que retratam um controle total do jornalismo por meio do Ditador, Hitler. Na contemporaneidade, mesmo que a ideia principal dos meios de notícia seja lidar de forma democrática e passar informações verídicas sobre acontecimentos do Mundo *MUNDO NÃO PRECISA SER COM LETRA MAIÚSCULA* de forma direta, ainda nota-se muito sensacionalismo por meio deles. Essa maneira errônea de transmitir informações se dá de maneira a atrair mais público.
Em primeiro plano, é importante ressaltar os meios governamentais como PRECURSORES dessa problemática, pois pecam, de maneira geral, no sistema educacional. Sistema esse, O QUAL POSSUI ENORME RELEVÂNCIA para a formação de um cidadão com um olhar mais crítico sobre o Mundo *MUNDO NÃO PRECISA DD LETRA MAIÚSCULA NESSE CASO* . No entanto, o pouco investimento nessa área (gera) *NÃO TEM COMO GERAR PESSOAS, MELHOR TROCAR ESSA PALAVRA* forma pessoas facilmente manipuladas PELO JORNALISMO OPINATIVO.
Ademais, é importante ressaltar que *CUIDADO COM O USO EXAGERADO DO “QUE”* a persistência contínua de mídias sociais em acontecimentos negativos podem gerar impactos grandes. *USE UM CONECTIVO PARA DAR SEQUÊNCIA* No ano de 2019, na cidade de Suzano-SP, dois jovens invadiram uma escola e assassinaram inúmeras pessoas. Como esse caso foi inúmeras vezes mostrado em jornais, revistas e sites surgiram muitos admiradores dos assassinos, interessados em realizar a mesma prática.
Em suma, medidas são necessárias para resolver essa problemática. Com o intuito de mitigar essa situação, o Ministério da Educação deve promover métodos de ensino em escolas e formas de orientação em sites educativos, visando visando expandir a mentalidade dos estudantes. Ademais, empresas jornalísticas devem passar a selecionar melhor o que vai transmitir para seu público, da mesma forma que o público deve ser mais crítico em relação ás fontes jornalísticas que acessa. Dessa forma, essa prática cada vez perderá mais força, e cada vez mais conteúdos de qualidade chegarão.
Lara_Christmann
Bom dia
Sua redação ficou bem estruturada e achei interessante começar falando sobre o período ditatorial de Hitler.
Porém, seu terceiro parágrafo não teve uma boa conectividade com os outros.
Cuide um pouco mais com a sua acentuação.
Houve a repetição da palavra “visando” em sua proposta de intervenção, tome cuidado para não acontecer novamente pois isso desconta vários pontos.
Para conseguir mais pontos, tente colocar mais dados e alguma citação filosófica, isso te ajudará bastante!
Espero ter ajudado, sou nova por aqui ‘<'
Caue_Lima
muito bem estruturado.
Falta um pouco na intervenção social, porém o texto esta muito bom, continue assim.
Cuidar os parágrafos.
algumas palavras estão juntos, como outrossim, seria outro sim, ok?
Muito bom mencionar filósofos, sociólogos, etc. Isso ganha muitos pontos para o enem, que por fim gosta muito deste jogo.
Não precisa usar números no final para mostrar quantos métodos tem.
RaianaMG
Olá, bom dia, tudo bem?
1.Foi interessante o uso da alusão ao período do Nazismo na Alemanha, mas ficou um pouco confusa, poderia reformular para algo como “No período da Alemanha Nazista, havia um controle total do jornalismo por meio do Ditador, Hitler.”
2.Apesar de ser uma citação muito boa, ela pode está fugindo do tema, pois o tema trata da liberdade da imprensa que acarreta um sensacionalismo na notícia, e a alusão faz referência justamente ao controle exacerbado das informações vinculadas pela mídia;
3.Você poderia ter aproveitado a alusão para fazer uma analogia a contemporaneidade, tipo “Hordiernamente, o jornalismo tem maior liberdade para a propagação de informações, tal fato contudo, acarreta um sensacionalismo por meio dele.”;
4.Sua introdução ficou um pouco extensa, não há regras sobre a quantidade de linhas mas em um linha lógica, entende-se que a introdução deve ser pequena pois irá apenas trazer repertório, apresentar o tema, sua tese e os dois argumentos, já nos desenvolvimentos irá discorrer sobre os argumentos escolhidos para defender sua tese, então precisará de um espaço maior, e a conclusão deve ser ainda maior pois irá precisar ser apresentado 5 elementos que irão lhe garantir os 200 pontos;
5. ” e é aí que a imprensa escandalosa entra e se aproveita da situação.” essa parte ficou muito informal;
6.Senti falta de dados, exemplos, citações ou alusões que possam fortalecer sua argumentação;
7.No segundo argumento você trouxe um exemplo, mas não torna ele pertinente ao tema;
8.Falta o uso de elementos coesivos, parece que as informações estão soltas; (Você repetiu o “ademais”)
9.Faltou uma conclusão do pensamento que pudesse ser amarrada a conclusão;
10.Conferindo os elementos da conclusão,
Finalidade=Com o intuito de mitigar essa situação,
Agente=o Ministério da Educação,
Ação=deve promover métodos de ensino em escolas e formas de orientação em sites educativos,
Faltou o detalhamento e o modo meio.
Tente fazer apenas uma proposta de intervenção atendendo os 5 elementos para garantir os 200 pontos;
11.”essa prática cada vez perderá mais força, e cada vez mais conteúdos de qualidade chegarão.” repetição de “cada vez” muito próxima.
Acredito que sua nota seria:
C1:120
C2:80
C3:80
C4:80
C5:120
Parabéns, continue estudando e praticando que irá longe.
*Citar o período da Ditadura Militar no Brasil também ficaria interessante, pois também houve esse controle.
Jffgg
Oi espero ajuda.
.
Do período da Alemanha Nazista(1) há fontes que retratam um controle total do jornalismo por meio do Ditador, Hitler. Na contemporaneidade, mesmo que a ideia principal dos meios de notícia seja lidar de forma democrática e passar informações verídicas sobre acontecimentos do Mundo de (2)forma direta, ainda nota-se muito sensacionalismo por meio deles(3). Essa maneira errônea de transmitir informações se dá de maneira a atrair mais público.
》》(1)-essa construção ficou ruim, devido a forma que vc colocou as palavras. Ficaria melhor: No período da Alemanha Nazista existia um controle total. (2)-além da repetição de palavra (isso não iria tira ponto, mas não abuse) essa construção FORMA DIRETA ficou vaga, por que a maneira que vc à colocou não ficou claro o que é transmitido. (3)- Super frases não são legais pricipalmente na intro, por que vc pode se perde no meio dela e acaba deixando ela confusa, como nesse caso.
.
Em primeiro plano, é importante ressaltar os meios governamentais como percursores dessa problemática, pois pecam(1), de maneira (2)geral, no sistema educacional(3). (4)Sistema esse, que tem extrema importância para a formação de um cidadão com um olhar mais crítico sobre o Mundo. No entanto, esse pouco investimento nessa área gera pessoas que são facilmente manipuladas, e é aí(5) que a imprensa (6)escandalosa entra e se aproveita da situação(7).
》》(1)-não existe essa vírgula. (2)- não é bom generalizar: TUDO, ABSULUTAMENTE TUDO FAZEM ISSO, não precisa, seja mas sucinto. (3)- olha não sei se ia tira ponto, mas na intro vc falou que a causa do problema é atrair mais público e nesse parágrafo vc falou sobre o governo, mas não citou esse argumento na intro. (4)- falta de conectivo. (5)- o texto e na forma FORMAL do português, essa construção não existe nisso. (6)-entre vírgulas. (7)- vc não falou sobre ATRAIR PÚBLICO.
.
Ademais, (1)é importante ressaltar que a persistência contínua de mídias sociais em acontecimentos negativos podem gerar impactos grandes(2). No ano de 2019, na cidade de Suzano-SP, dois jovens invadiram uma escola e assassinaram inúmeras pessoas. Como esse caso foi inúmeras vezes mostrado em jornais, revistas e sites surgiram muitos admiradores dos assassinos, interessados em realizar a mesma prática(3).
》》(1)- repetição de frase (isso tira ponto). (2)- vc não citou isso na intro. (3)- esse parágrafo ficou muito raso, vc colocou um dado, mas não aprofeitou dele, essa parte vez que seu texto ficasse EXPOSITIVO não argumentativo. Vc falou sobre o que aconteu, quando passada as noticias do acontecimento, mas não falou o seu ponto de vista sobre o ocorrido.
.
Em suma, medidas são necessárias para resolver essa problemática. Com o intuito de mitigar essa situação, o (1)Ministério da Educação deve promover (2)métodos de ensino (3)em escolas e (2)formas de orientação em sites educativos, visando (4)visando expandir a mentalidade dos estudantes. (5)Ademais, (1)empresas jornalísticas devem (2)passar a selecionar melhor o que vai transmitir para seu público, da mesma forma que (1)o público deve ser (2)mais crítico em relação ás fontes jornalísticas que acessa. Dessa forma, essa prática cada vez perderá mais força, e cada vez mais conteúdos de qualidade chegarão.
》》(1) AGENTES OK. (2) MODO OK (3) MEIO (vc criou tres intervenções e só uma tem isso, vc iria perde muitos ponto por isso). (4)FINALIDADE (a mesma coisa aqui). (5) repetição de conectivo.